Sabe aquela cena clássica de cinema, com a mãe em trabalho de parto e o pai voltando correndo para dentro de casa, pois esqueceu a mala? Imagine agora essa cena sem a mala. Sentiu a importância de ter a malinha da mamãe e do bebê prontinhas? É isso que vamos aprender a fazer a partir de agora.
A primeira coisa é entender quando você deve começar a montar a sua mala e a do bebê. Uma dica legal é, no caso do bebê, esperar o resultado da ultrasonografia que, com certeza, determinará o sexo da criança. Feito isso, você pode começar a comprar, ou ganhar, aos pouquinhos os itens da lista que você preparou (veja Box) sem risco de errar.
A sua mala pode começar a ser montada a partir da 30ª semana de gestação. É o período ideal, pois seu tamanho de roupa já estará adaptado. Deixar para fazer muito em cima não é uma boa escolha. Primeiro porque você está mais cansada e segundo, porque a gente nunca sabe quando o pequeno pode dar um susto e resolver nascer, não é?
Um cuidado importante é lavar tudo antes com sabão de coco ou neutro e separar as roupas que sejam adequadas para a época do ano. É verdade que os bebês ao nascerem precisam ser mantidos em temperatura mais quente, mas não exagere nos agasalhos, porque eles podem deixar seu filho desconfortável. Se estiver na dúvida, peça orientação às enfermeiras da maternidade nas primeiras trocas.
PARA LEMBRAR: As maternidades preferem que os bebês não usem lacinhos nem pulseirinhas, que podem acabar se perdendo nas trocas.
Nem só de roupinhas é feita a mala
Não se esqueça de itens tão importantes quanto as roupinhas do seu bebê. Faça uma lista e deixe bem visível para verificar se não esqueceu nada:
- Carteira de convênio (exigido na internação);
- CIC e RG do acompanhante;
- Enfeite da porta;
- Guia de internação (aquela papelada em que o convênio autoriza a internação da grávida);
- Lembrancinha da maternidade;
- RG da grávida.
E...um detalhe importante e fundamental: a câmera!
Será um corre corre danado. Mas, isso não pode impedir que você registre todos os momentos desse que é um acontecimento único. Os momentos do parto, as visitas, as primeiras fotos do pequeno. Tudo isso merece muitos cliques. Algumas dicas para fotografar seu bebê:
- Coloque seu bebê sobre um fundo liso, pois as estampas podem distraí-lo.
- Certifique-se de que o fundo que escolheu é grande o suficiente.
- Não utilize a indicação de data na câmera.
- Tenha muito cuidado em manter o foco correto. Nas câmeras digitais existe a opção Auto Focus que indica quando o mesmo foi alcançado.
- Faça um close e isole o rosto.
- Se usar flash certifique-se de que a exposição está correta e, se possível, rebata o flash no teto ou utilize flash de preenchimento que é mais suave. Se estiver muito próximo ou o flash for muito forte a imagem ficará lavada, sem definição.
- Para fotografar os pezinhos do bebê isole-os num fundo liso.
- Ao incluir um irmão mais velho, mantenha seus rostos o mais próximo possível um do outro.
- Confira se a câmera está na sua melhor resolução e se as pilhas estão carregadas.
- Faça suas fotos quando seu bebê estiver satisfeito. Um bebê com fome ou cansado e câmeras não são uma boa combinação.
- Tire muitas fotos e salve as que conseguirem melhores expressões e poses.
Sugestão de lista de itens para a Mala da Mamãe
| 3 Camisolas ou pijamas com abertura na frente |
| |
Para facilitar a amamentação. |
|
|
Na numeração que você estava usando na última semana de gravidez |
|
|
Para andar pelos corredores do hospital depois do parto e para receber visitas. |
| 1 par de Chinelos ou sandália de dedo |
|
| 3 pares de Meias |
|
| 1 Sutiã de amamentação |
|
| Pacote de Conchas ou absorventes para os seios |
|
| Produtos de higiene pessoal |
| |
Escova, shampoo, condicionador, sabonete, escova de dentes e pasta. Leve também um batonzinho, afinal vai ser inevitável você sair nas fotos e filmagens. |
|
|
Lembre-se de que é normal ter sangramento depois do parto. Os hospitais costumam fornecer absorventes, mas leve pelo menos uma embalagem do tipo noturno, se você tiver uma marca preferida. |
| Roupas para a saída do hospital |
| |
Bem confortáveis, já que a barriga de grávida não some de um dia para o outro. |
| Máquina fotográfica e pilhas extras |
|
| Filmadora e carregador de bateria |
|
| Livros e revistas |
|
| Lembrancinhas e enfeite de porta |
| |
Se tiver preparado estes itens com antecedência. |
|
Lista com os telefones das pessoas a serem avisadas do nascimento |
|
Sugestão de lista de itens para a Mala do Bebê
| 6 macacões tamanho RN |
|
| 6 bodies ou camisas tipo pagão |
|
| 6 calças com pé |
|
| 1 manta de algodão |
|
|
|
Se estiver calor, pode ser um só |
| 2 casaquinhos de lã |
De preferência com botões na frente e que não tenham que passar pela cabeça |
| Fraldas de tecido |
Para apoiar no ombro ao colocar o bebê para arrotar |
| 6 paninhos de boca |
|
| 6 pares de meias |
Se estiver muito frio |