No carro: bebê a bordo
Saiba o que é necessário para transportar os bebês em segurança nos passeios de carro

O adesivo no carro anuncia: bebê a bordo! Porém, mais importante do que anunciar ao mundo a  chegada do mais novo membro da família é cuidar de sua segurança. Além de ser Lei Federal, o uso de dispositivos de retenção como cadeiras de segurança e bebê-conforto é essencial para evitar tragédias.

Para escolher a cadeira, preste atenção nos itens do produto. Ela deve ter tiras resistentes com clipe de segurança, garantia e oferecer estabilidade total para o pequeno passageiro. Observe o tamanho, idade e peso da criança antes de fechar a compra.

Cuidados

Certifique-se de que a cadeira escolhida é compatível com o banco de carona do seu veículo. Alguns modelos de automóveis apresentam diferenças de design que podem dificultar essa escolha. Se tiver dúvidas, procure uma autorizada e peça orientações sobre a instalação. Não se esqueça de ler cuidadosamente o manual de instruções do veículo e da cadeira.

Não compre cadeiras e bebê-conforto sem o selo do INMETRO, usadas ou sem garantia. Cadeiras sem o selo podem não obedecer a todos os itens de segurança obrigatórios por lei, e cintos que já estiveram envolvidos em acidentes podem apresentar desgate, colocando a vida do seu filho em risco em caso de colisão ou freada brusca.

Não use a cadeira se a folga entre o cinto e a criança for muito grande ou muito pequena. A criança não deve ser capaz de se mover mais do que dois centímetros para qualquer lado. Cuidado ao vestir o bebê, pois roupas grossas e acolchoados podem dar a falsa impressão de que estes parâmetros foram obedecidos,  mas podem se comprimir em um acidente, diminuindo a proteção da cadeira.

Posicione a cadeira corretamente. Bebês devem ficar  de costas para o movimento (de frente para o vidro traseiro do carro) até 1 ano de vida ou 9 Kgs em cadeiras do tipo bebê conforto ou conversível. Esta posição protege o bebê de ferimentos na coluna cervical em caso de colisão ou freadas. Nunca recline a cadeirinha de segurança mais do que 45 graus.

Não instale a cadeira em um banco com cinto abdominal. Troque o cinto do carro por um mais atualizado, com três pontos, antes. Carros antigos possuem o cinto abdominal, que não funciona bem em complemento ao dispositivo de retenção, reduzindo bastante a segurança da criança.

Nunca coloque o bebê no banco da frente. Mesmo com o dispositivo de retenção, ela correrá sérios riscos em uma colisão, especialmente se o veículo possuir airbag.

Observe os limites de peso, as cadeiras muito pequenas não oferecem proteção adequada para crianças maiores. Troque as cadeiras periodicamente, assim que seu filho atingir o tamanho e peso máximo para o modelo usado.

Conheça alguns modelos:

Cadeira de Bebê para Carro da Burigotto

Esta cadeira para bebê possui uma resistente e confortável estrutura em plástico, cinto de segurança de três pontos, capota removível e alça de apoio para transporte. Toda a segurança e conforto para bebês de 0 a 13 Kg.

Cadeira de Bebê para Automóvel - Galzerano Piccolina

Esta cadeira colorida e super divertida também é bastante segura: possui cinto de segurança de três  pontos regulável, capota removível e lavável, além de base tipo concha arredondada para balanço. Também é indicada para bebês até 13 Kg.

Cadeira de Bebê para Carro Neo Matrix – Burigotto

Esta super cadeira para bebês é indicada para crianças até 25 kg e conta com todos os itens de segurança necessários para uma viagem confortável e tranquila. Com encosto reclinável em três  posições, estrutura em plástico de engenharia, cinto de segurança regulável em cinco pontos e protetores acolchoados nos ombros, esta cadeira ainda vem com dois protetores para a cabeça adaptáveis ao tamanho da criança. Sua base, fechada e revestida com EVA, protege o banco do carro.

Viaje tranquilo e com segurança para toda a sua família.