Não escorregue! Cuidados com a esteira
Entenda os cuidados necessários ao utilizar a esteira

Para que os benefícios do uso da esteira sejam eficazes, são necessários alguns cuidados, não só na hora da escolha do aparelho, como no comportamento na hora da atividade.

Concentração!

Uma boa esteira deve ter boa largura e amortecimento e estar instalada em local com boa ventilação de ar. O ideal é começar a atividade andando, para adaptar-se aos movimentos rolantes.

Neste período de adaptação e reconhecimento, é permitido o uso das barras de apoio. Depois, solte-as.

Não vale olhar para os pés ou o de outras pessoas ao seu lado. A dica é olhar para frente, manter o corpo ereto e balançar os braços – com os ombros relaxados – como uma corrida na rua.

Aviso: sair da esteira um pouco desorientado é comum. Por isso, quando o tempo for se esgotando, vale reduzir a velocidade e em seguida alongar-se. Aos poucos, tudo volta ao normal!

Top 10 vantagens da esteira:

1. Amortece o impacto em torno de 10% do peso corporal;

2. O perigo de acidente é quase zero (vale lembrar de tomar cuidado quando acabar o exercício e sair da esteira);

3. É mais fácil para corrigir a postura e o movimento esportivo;

4. É mais fácil o controle da intensidade e frequência cardíaca desejada;

5. É uma boa opção para quem não pode ou não quer correr na rua;

6. Para quem está se recuperando de lesões é um estágio quase obrigatório;

7. Quase todos os tipos de treinos de corrida (intervalado, fartlek, tiros médios, corrida em ladeira, longão etc) podem ser feitos na esteira;

8. O convívio social pode ser melhor porque todos estão no mesmo lugar com velocidades diferentes;

9. Você pode ter uma esteira poderosa em casa e não precisa se preocupar com o aumento das mensalidades caso fosse realizar os exercícios numa academia;

10. É mais seguro por estar longe da poluição, trânsito e violência urbana.

Outros benefícios

- Facilita a avaliação e a correção da mecânica de corrida.

- Você ou seu orientador poderão observar como está sua passada, sua pisada, assim como seu ritmo e outras variáveis que seriam difíceis de se medir em uma corrida ao ar livre.

- A esteira “dribla” os imprevistos meteorológicos e previne contra assaltos em corridas solitárias à noite. É o aparelho que mais queima calorias (se comparado com bicicletas estacionárias, escadas e aparelhos de remo), segundo um estudo recente do Journal of the American Medical Association (Jornal da Associação de Medicina Americana).

- Oferece melhor amortecimento do impacto de cada passada, comparado ao treino na rua.

- Possibilita constante monitoramento do ritmo, ajudando na percepção e manutenção do passo. Facilita entender a relação frequência cardíaca x velocidade, já que ambos são medidos e mostrados em tempo real, durante todo o exercício. Uma sessão de esteira bem montada e bem executada pode ter mais qualidade do que na rua, já que o corredor pode variar a velocidade e a intensidade do exercício de forma mais precisa, sendo mais eficiente.

Cuidados

Ao correr na esteira pela primeira vez, não assuste se sentir-se um pouco sem coordenação, com movimentos pouco naturais. Comece andando, até se sentir mais confortável com o sentimento do seu pé sendo puxado para trás pela esteira.

Só use as barras de apoio quando começar andar e esqueça-as quando começar a correr. Resista à tentação de correr se apoiando com as mãos nas barras da esteira, seja qual for a inclinação. Lembre-se que na rua você não tem onde se apoiar.

Olhe para o painel da esteira até se sentir a vontade para olhar à frente. Alterne até conseguir olhar em volta e eventualmente você irá fazer sua sessão inteira assistindo televisão ou conversando.

Não deixe de se hidratar bem antes, durante e depois do exercício. Ventiladores ajudam muito.

Corra ereto e balance seus braços como se estivesse correndo na rua. Deixe os ombros relaxados.

Tente fazer com que seu pé entre em contato com a esteira ligeiramente abaixo da metade de trás de sua sola e role para frente, para a “bola” do pé.

Depois de tantas dicas e explicações bacanas, não há mais desculpas para você não correr!