Brinquedos são essenciais
Entenda a importância dos brinquedos no desenvolvimento das crianças!

Sempre atentos e com uma vontade sem tamanho de conhecer o mundo, os pequenos vivem para aprender. A cada nova descoberta somam mais um degrau em seu desenvolvimento motor, socialização, fala e outros aspectos, visto que aprendem, experimentam situações, organizam suas emoções, processam informações, constroem autonomia de ação.

Pais e educadores há muito já perceberam que nessa deliciosa aventura, existe um aliado pronto para ajudar em todas as horas: o brinquedo. Fabricantes, cientes da função de seus produtos, tem investido na criação de brinquedos com várias funções, formas e recursos criados a partir das necessidades de cada idade ou fase de desenvolvimento cognitivo.

Como escolher os brinquedos das crianças

Não existe brinquedo melhor, pior ou mais especial. O segredo está na relação que se estabelece entre pais, criança e o objeto em si. Em resumo: é a brincadeira que faz especial o brinquedo.

Portanto, a escolha em si tem alguns segredinhos. Você deve observar o nível de desenvolvimento motor e cognitivo de seu filho. Olhar a idade indicada na caixa é um bom parâmetro, mas não é o único. Fique de olho, também, no selo do Inmetro. É uma garantia de que o brinquedo estará em conformidade com as mais rígidas normas de segurança.

Saber escolher o brinquedo certo para a fase certa e brincar com seus filhos é ao mesmo tempo um grande prazer e uma excelente oportunidade de evolução para as crianças. Dentre os benefícios podemos incluir aquisição de vocabulário, aumento das habilidades mentais e sociais, criatividade, tolerância e menos agressividade.

Algumas sugestões

Para trabalhar a psicomotricidade e relação com o mundo de forma lúdica, nada melhor do que os brinquedos que envolvam movimento e ação, como cordas, bicicletas e esportes radicais. Sugestões: Brinquedos de Quintal, Linha Playground e Triciclos.  

Para introduzir os pequenos no mundo das cores, formas, expressões e números, temos os jogos de montar que possibilitam também brincadeiras em conjunto e muitas descobertas.

Um importante nível de aprendizado no que se refere à socialização, respeito às regras e ao próximo, encontra-se nos Jogos, cartas e demais brinquedos educativos.

Um aprendizado importante é observar como as crianças vivenciam suas relações sociais. Sabe como conseguimos isso? Ficando de olho nas brincadeiras com bonecos e bonecas. É nesse momento que as opiniões, às vezes guardadas, vem à tona. Sugestões: bonecos e bonecas da Barbie, Batman, Max Steel.

Raciocínio lógico e destreza manual também não ficam de fora. Uma das escolhas mais indicadas para este tipo de atividade são os jogos eletrônicos, que quando usados com moderação, não apresentam qualquer risco a saúde dos pequenos.

Dicas para a hora da diversão

- Separe pelo menos meia hora diária para se dedicar as brincadeiras das crianças. É um tempo sagrado, como o trabalho e a consulta do médico. Quando estiver com eles, não desvie sua atenção e valorize o momento;
- Associe um brinquedo educativo àquilo que a criança está vendo na escola;
- Organize campeonatos entre os amiguinhos da vizinhança e participe, seja como juiz ou competidor;
- No dia das crianças, peça ajuda do seu filho para escolher o brinquedo e estabeleça um orçamento máximo. Ao mesmo tempo em que ele escolhe o presente, já trabalha noções de consumo consciente.