Amplitude aproveite bem o espaço
Saiba como escolher os móveis adequados para aproveitar os pequenos quartos de sua casa

O grande dilema da decoração na atualidade é como decorar aliando beleza, funcionalidade e otimizando o espaço normalmente restrito dos imóveis modernos. Trata-se de uma tarefa difícil, mas não impossível, já que hoje a indústria moveleira se preocupa também com um mercado potencial e crescente de consumidores que buscam soluções inteligentes para suas casas.

Assim como a estética é indispensável, o conforto é fundamental para se sentir bem e criar um clima aconchegante dentro de casa. Mesmo nos espaços pequenos é possível utilizar “truques” que aumentam a sensação de leveza e amplitude do ambiente. O segredo, na verdade, está em fazer escolhas inteligentes, que priorizem o bem estar da família, a circulação do ar, a entrada de luz natural e a mobilidade das pessoas dentro dos cômodos, que também tendem a ser cada vez mais compactos.

Toda a decoração da casa precisa ser bem planejada, mas os quartos merecem uma atenção especial, afinal é neles que recarregamos nossas energias todas as noites. Às vezes, é realmente preciso fazer milagres para fazer com que uma cama, um guarda-roupa, uma cômoda e uma escrivaninha caibam neste ambiente, mas é certo que com calma, bom senso e planejamento sempre se consegue um bom resultado.

Maximizando o espaço do quarto

De maneira geral, os quartos são sinônimo de refúgio e descanso, o que significa que devem transmitir uma sensação de tranquilidade, equilíbrio e conforto. Assim, os excessos devem ser imediatamente descartados na decoração dos quartos, pois criam poluição visual, atrapalham a circulação e fazem com que o cômodo pareça ainda menor, o que não é nem um pouco inspirador para que se desfrute uma boa noite de sono. Nesses casos, organização é também a palavra de ordem: cada item deve ter seu lugar no guarda-roupa ou em prateleiras, caso contrário, a bagunça que toma conta do ambiente também tende a torná-lo mais apertado e confuso.

Como não se deve desperdiçar nenhum centímetro nos quartos, é preciso contar com móveis “enxutos”, que garantam o melhor aproveitamento possível da área, garantindo também o conforto, que é sempre imprescindível.

No quarto do casal, por exemplo, uma dica bastante interessante para economizar espaço são as camas box são excelentes opções para quem conta com um pouco espaço. Além disso as camas box podem ser usadas com ou sem cabeceira. Dependendo de sua preferência, você pode substituir a cabeceira por uma faixa de papel de parede ou por uma lâmina de madeira presa à parede. Além de práticos, esses “truques” dão um charme extra e conferem um tom mais moderno ao ambiente, não é mesmo?

No quarto das crianças ou de hóspedes, a tradicional beliche ainda tem lugar garantido. Ela amplia o espaço do cômodo com muita praticidade, oferece a facilidade de garantir camas extras para eventuais visitas e ainda pode assumir a função de outros móveis, conforme podemos conferir em modelos mais recentes.

Aliás, hoje em dia, você pode optar por beliches ou treliches. As treliches conjugam três camas em um mesmo móvel. Uma maravilha para quem deseja otimizar ainda mais o espaço do quarto!

Esses modelos oferecem conforto nas três camas e ainda conta com porta e gavetas para guardar objetos. Sem falar no design moderno que se adaptam facilmente a qualquer tipo de ambiente. Existem modelos mais completo de treliches que é projetada com baú na cabeceira, perfeito para quem sempre está precisando de um espaço extra para organizar suas coisas.

Para o quarto de solteiro e até mesmo para os quartos de bebê, as bicamas são também uma escolha interessante. Alguns modelos, têm um acabamento semelhante a um sofá, o que torna o móvel uma opção ainda mais versátil para sua casa.

 

 

Outras dicas para criar amplitude no quarto

• Tire as coisas do chão! Utilize prateleiras ou móveis suspensos para eliminar as peças que atrapalham a circulação dentro do quarto.
• Não se esqueça de escolher cores claras para as paredes, móveis, cortinas, piso, tapetes e roupas de cama. Elas têm o poder de criar a impressão de que o ambiente é maior.
• Utilize um espelho para refletir a luz natural que entra pela janela. Como em um passe de mágica, você sentirá que seu cômodo “cresceu” e se tornou mais iluminado.
• Escolha móveis inteligentes: fuja de “trambolhos” desenecessários e de móveis isolados. Dê preferência a beliches, treliches, bicamas e a outros móveis que conjuguem cama, mesa de computador e armário, por exemplo.
• Utilize objetos de decoração acima da altura dos olhos. Isso ajuda a dar uma sensação de amplitude ao local.