Barraca qual comprar?
Dicas de como comprar a barraca de campo que mais se adeque a você

Acampar pode ser uma das diversões mais sadias, simples e prazerosas de sua vida. Desde que você guarde especial atenção para um item indispensável em suas viagens rumo à aventura e natureza: sua barraca.

O primeiro passo é pensar em suas necessidades. Você precisa de um equipamento para acampar em qualquer estação do ano?  Que aguente tempestades e ventanias? Tem carro ou não? E, claro: quantas pessoas vão acampar com você?

Essa é uma das questões fundamentais. Se for um camping familiar você deve optar por barracas maiores; caso seja apenas sua turma de amigos em um fim de semana ou feriado curto vá de barraca de 4 pessoas  para cada 2 pessoas. E assim por diante.

Ao responder essas e outras questões que faremos logo abaixo você ficará muito próximo de escolher um equipamento que, se bem tratado, só não vai durar mais do que as boas memórias dos lugares visitados.

Peso, Tamanhos e Modelos

Definida a necessidade básica, aí sim, você começa a escolher a sua barraca. Neste segundo momento três fatores são fundamentais:

O Peso

Mesmo para quem vai viajar um trecho de carro, antes de acampar, o peso é uma questão muito importante. Ele vem sempre indicado na etiqueta do fabricante da marca, então, preste atenção.
Em geral, temos:

- Barracas médias para duas ou três pessoas: 2 a 3 kilos.
- Barracas pequenas, para somente 1 pessoa: 0,5 kg a 1,5 kg.
- Barracas grandes (famílias): de 5 até 10 kilos 

Algumas idéias para comprar barracas mais leves:

- Barracas com apenas uma camada de tecido em suas paredes (sem o sobreteto de nylon), apesar de mais caras, são mais leves do que as que possuem duas camadas.
- Dê preferência às armações de alumínio. Elas são leves, resistentes e não corroem quando molhadas. Os modelos que usam armações de carbono/fibra de vidro, muitas vezes, tendem a ser tão flexíveis que são capazes de falhar quando expostas a ventos muito fortes.
- O Avancê (aquela parte na frente onde colocamos o tênis, antes de entrar) são um diferencial interessante, mas, adicionam peso.

Em busca do tamanho certo

Lembre-se de uma dica muito importante: conte a bagagem de cada pessoa como mais uma pessoa. Assim, se você for acampar em duas pessoas, compre uma barraca para quatro pessoas para acomodar as mochilas, tênis, lanternas, lampiões e outros objetos com folga.
Hoje, quem não vai querer levar um confortável colchão inflável e uma
TV portátil para acampar?

E o modelo?

Você já pensou em sua necessidade, calculou o peso e o tamanho ideais. E agora, que tal pensar no modelo dos seus sonhos? Algumas dicas:

- Barracas Quatro Estações: São feitas para as quatro estações. Elas têm janelas, avancê e capa. Armações extras, janelas com zíper e capas compridas se ajustam de acordo com a ventilação desejada, usada mais no verão do que no inverno.

- Barracas Três Estações: São as mais comuns no mercado. São desenhadas para se usar no verão, na primavera ou outono e normalmente têm capa e um avancê de tamanho suficiente para alocar de uma a duas mochilas de tamanho médio. Para quem pretende curtir um friozinho, a melhor escolha é uma Quatro Estações.
 
- Barracas de Verão - São leves e muito bem ventiladas. Para noites quentes é perfeita, mas para regiões em que a temperatura cai rapidamente ou chove... não são uma boa escolha.

- Barracas para montanhas – Se você está em busca de aventuras radicais, como enfrentar uma tempestade de inverno a algumas centenas de metros acima do nível do mar, avalie este tipo de compra. Lembre-se apenas que elas são mais caras e mais pesadas que as barracas comuns de Três e Quatro Estações.

Dicas para a hora da compra

- Acessórios adicionais que fazem nossa vida mais confortável são bolsos extras por dentro da barraca onde você pode colocar seus óculos, relógios e outras coisas do tipo.
- Veja se a barraca é ventilada. Lembre-se que janelas com tela tem várias vantagens (bloqueiam insetos, permitem visão externa) mas só funcionam bem se tiverem um sistema de vedação adequado.
- Certifique-se de que o chão é durável e a prova d´ água. Entre na barraca, deite-se e se estique ao máximo para ver se você cabe lá dentro com folga.
- Simule sua bagagem tradicional, pegando utensílios semelhantes na loja. Assim você terá certeza de que não ficará sem espaço quando descarregar seus utensílios, bolsas e acessórios.
- Não se esqueça de procurar por um suporte para lanterna no teto da barraca
- E as costuras? São resistentes, inclusive nos cantos e nos pontos de força?
- Caso tenha comprado por e-commerce, na hora do recebimento, certifique-se de que a nota fiscal veio junto. Ela será necessária em caso de troca.
- Experimente guardá-la em sua mochila, no local apropriado para ver como fica.
- Faça uma conferência completa para ver se a armação está correta e se os pinos estão todos lá.
- Prefira barracas com cores berrantes. Já imaginou depois de uma caminhada de 6 horas você não identificar sua linda e nova barraca verde que ficou totalmente camuflada na paisagem? 
- Nunca deixe de montar sua barraca pelo menos uma vez em casa, logo após a compra. Não deixe para descobrir que a vareta central não veio quando estiver no Camping.