Saco de dormir: dicas para acampamento
Saiba como escolher um saco de dormir de acordo com a sua necessidade

A aventura é a base do passeio: trilhas desafiadoras, ambiente desconhecido, paisagens surpreendentes... Para aproveitar bem esses momentos você precisa de uma boa noite de sono e para isso tem que escolher bem seu saco de dormir.

O clima

A primeira coisa que você precisa saber é do clima no lugar para onde você vai. Os sacos de dormir têm indicação da temperatura para qual eles são recomendados e isso deve ser respeitado. Uma boa dica é escolher um saco de dormir que tenha 5 graus de “folga”: se você vai para um lugar com temperatura média de -10 graus, por exemplo, leve um que suporte -15. Pense sempre na pior condição climática possível. É mais difícil se manter quente em um clima frio demais, portanto todo cuidado é pouco. Para os lugares com clima mais ameno um modelo para 3 estações é uma boa opção, pois suporta até 10°C.

A sua tolerância ao calor e frio também deve ser levada em conta. Tem gente que já sente frio com 20°C, mas outras pessoas têm mais flexibilidade. Pense nisso na hora de escolher.

Defina em que situação o saco de dormir será utilizado:

- Camping – alguns modelos são muito confortáveis e abertos, parecem até um edredom. Essas características deixam o saco de dormir mais volumoso e pesado, o que num camping não representa problema, pois você só terá o trabalho de tirá-lo do carro e colocá-lo na barraca.

- Trilha - ao escolher um saco de dormir para essa situação lembre-se que você irá andar muito e terá de carregar outras coisas na mochila, portanto, peso e volume devem ser mais importantes que conforto.

- Expedição – se o seu destino é mais ousado informe-se sobre a temperatura noturna da região que irá explorar. Peso e volume continuam importando, mas é a qualidade térmica do saco de dormir que deverá decidir a compra.

Após definir o estilo de aventura esteja atento para alguns detalhes que fazem toda diferença:

- Formato - existem dois tipos: ‘campingou ‘sarcófago’. O primeiro é indicado para pessoas que se mexem muito enquanto dormem. De formato retangular, pode ser aberto inteiramente, liberando o calor. Alguns modelos dispõem de capuz para as noites mais frias. Mais leve e compacto, o ‘sarcófago’ ou ‘múmia’ acompanha o formato do corpo – largo nos ombros e estreito nos pés -, também oferece a opção de capuz e alguns possibilitam até a junção com outro saco gerando um ‘saco de casal’.

- Temperatura – a indicação nos sacos de dormir sinaliza a temperatura mínima suportada para que você tenha uma boa noite de sono. Mais uma vez é necessário ter em mente o seu destino e variáveis como: vento, umidade, massa corporal. O saco de dormir ideal para um fim de semana na praia não servirá numa trilha na Região Sul do país. Alguns acessórios como o colchonete isolante ou um saco de alumínio de emergência podem tornar o saco de dormir mais quente. O ideal é preferir o saco de dormir de temperatura um pouco menor as que você pretende enfrentar.

- Capuz – quando usado, esse acessório simples reduz a saída de calor mantendo o aquecimento do corpo. Antes de dormir coloque o capuz, feche bem firme e experimente virar a cabeça para saber se nada impedirá sua respiração. O capuz deve ser mais acolchoado que o restante do saco de dormir e ter espaço suficiente para o uso de uma touca nas noites mais frias.

- Colarinho térmico – alguns modelos ‘sarcófago’ dispõem de colarinho térmico na base do capuz para evitar a saída do calor corporal.

- Zíper – prefira sempre os que são mais fáceis de abrir, pois em noites frias você poderá precisar manusear o saco de dormir com luvas.

- Enchimento - os formados por material sintético são mais pesados e volumosos, mas retém calor mesmo após serem molhados. Já os de pena de ganso são mais leves e menos volumosos, mas demoram muito mais para secar.

Leia o manual

Não jogue fora o manual de instruções. Cada material precisa de cuidados específicos (como, por exemplo, a aplicação de uma película protetora impermeável) e você precisa respeitá-los. Tomando estes cuidados, seu saco de dormir durará bastante tempo e acompanhará você em diversas viagens!

Não esqueça:

- Escolha sempre um lugar protegido do vento para montar sua barraca ou colocar seu saco de dormir.

- Sacuda bastante o saco de dormir antes de deitar, isso irá ajudar a torná-lo mais confortável.

- Sempre leve um isolante térmico para casos de mudanças de tempo repentinas.

- Tenha na mochila um par de luvas, touca, meias e uma roupa seca para dormir.
- Siga corretamente as orientações do fabricante quanto ao manuseio e limpeza do produto.