Saiba decorar ambientes híbridos
Descubra novos jeitos de deixar seus ambientes conjugados ainda mais confortáveis.

Seja por falta de espaço ou de paredes divisórias, a tendência de ambientes híbridos chegou para ficar. Mas pede os móveis certos. Seguem algumas dicas para transformar este espaço em um ponto de encontro e aconchego na sua casa.

Sala de estar/Jantar

Este ambiente pede muito cuidado na hora de decorar, pois deve atender a todos os usos determinados: comer, descansar assistindo TV, receber amigos e até mesmo servir como espaço para estudos. Portanto, não decore pensando somente em uma destas finalidades:

- Escolha um sofá confortável e coloque-o a distância certa do aparelho de TV. O sofá deve ser macio, mas firme, feito em material que permita a postura correta para assistir seus programas favoritos.
- Troque a mesa delicada de centro por uma que dê um apoio melhor para refeições. Sua posição deve ser boa para assistir TV, mas não deve atrapalhar quem está no sofá.
- Se tiver espaço suficiente, crie um canto para cada finalidade, harmonizando a mobília e “dividindo” o cômodo com tapetes e objetos de decoração, de forma a deixar bem definido o que deve ser feito em que lugar.
- Guarde luminárias mais potentes para os cantos de leitura. Jantar sob luz muito forte pode ser desagradável. Um dimmer pode resolver a diferença.
- Um bar bem arrumado, com um frigobar vintage como o
Brastemp Retrô ou adega climatizada
como a da Tocave, pode ser o ponto alto da sua sala se você recebe muitos amigos, e animar bastante a torcida em frente à TV durante um jogo de futebol. Escolha um móvel para concentrar suas bebidas, e também os copos específicos para servi-las.

 Cozinha/Sala de jantar

Uma área bem social da casa, a sala de jantar conjugada à cozinha é um ambiente perfeito para conversas e drinks, enquanto você prepara uma refeição apetitosa. Por isso, não descuide na hora de limpar e arrumar, para que tudo esteja sempre perfeito quando seus amigos ou familiares chegarem.

- Providencie um depurador de ar para o seu fogão, ou coloque-o mais afastado da área onde sua família janta ou se reúne para conversar. Assim, você evita a gordura indesejada e também a fumaça.
- Uma mesa redonda caberá perfeitamente no espaço se ele for reduzido, sendo uma ótima alternativa. Caso o espaço seja maior, mesas quadradas ou retangulares serão perfeitas.
- Mesas expostas às condições encontradas em uma cozinha – umidade, calor, gordura – devem ser de um material mais resistente e impermeável. Ao invés da madeira, aposte em fibras naturais. Os metais devem receber algum tipo de proteção para não se deteriorarem.
- Deixe bastante espaço para a circulação e prefira móveis compactos e modulados, encaixando-os na parede da cozinha para guardar seus utensílios e a louça.

Varanda/ Sala de estar

Este pode ser o cômodo mais disputado da sua casa! Para estender a sala de estar e aproveitar a varanda, com o ar puro e a iluminação natural que ela proporciona, siga as dicas:

- Tudo que ficar na varanda precisa ter proteção UV, ou sua vida útil será reduzida.
- Defina bem o espaço: sendo uma extensão da sala de estar, merece uma decoração aconchegante, mas pode ser misturada com um toque verde: abuse das namoradeiras, cadeiras e chaises confortáveis, entremeando a decoração com vasos de plantas.
-Deixe um espaço livre para a circulação: não exagere na quantidade de móveis. Lembre-se: este não é o lugar para você esconder sua ergométrica. Coloque-a na varanda somente se for usada. Se ela virou cabide para roupas, passe adiante ou guarde-a na garagem do prédio.
- Tente manter a TV e o computador no outro lado do aposento, apostando na varanda como um espaço de conversas agradáveis e bem offline.
- Para manter a privacidade do cômodo, invista em uma cerca verde, com vasos de plantas mais altas ou até mesmo uma  cortina que pode ser utilizada como divisor do ambiente.