Eletrodoméstico e suas peculiaridades
Entre no universo dos eletrodomésticos e faça sua escolha!

Já reparou que a gente observa pequenos detalhes durante o dia, que convivemos com eles, mas não entendemos exatamente porque as coisas são daquele jeito? São sobre essas curiosidades que vamos explicar agora:

Micro-ondas

"O prato do micro-ondas fica girando, girando e você não faz a menor ideia do motivo".

Relaxa, a resposta é supersimples: as micro-ondas – responsáveis pelo aquecimento dos alimentos e pelo nome dado a este tipo de forno – não são emitidas de maneira a atingir todos os cantos do aparelho. O prato gira para suprir esta impossibilidade e permitir que os alimentos sejam cozidos de maneira uniforme, sem queimar demais um lado e deixar a comida crua do outro.

Para não errar na hora de escolher o seu micro-ondas, se atente ao tamanho que melhor atende suas necessidades e confira também as funções extras que ele oferece. Fazendo assim, a compra certa está garantida!

Fogão

Desde pequenos, aprendemos que o fogo é amarelo, meio vermelho. Quando a gente desenhava fogueira em época de festa junina na escola, os gizes de cera que mais gastávamos eram o laranja, o amarelo e o vermelho.

"Então por que será que o fogo que sai da boca do fogão é azul"?

Simples: é que a cor que o fogo vai ter varia de acordo com o combustível utilizado. Quando usamos lenha, ele fica entre o amarelo, o laranja e o vermelho, tal como uma fogueira em noite de São João.

Nos fogões, o combustível utilizado é o gás de cozinha (GLP). Por isso a chama é azul. Ela pode até ficar amarelada de vez em quando, mas isso serve para alertar você de que o gás está acabando e já é hora de providenciar a troca para não ter surpresas desagradáveis.

São diversos os modelos eficientes de fogões que temos em nosso site. Na hora de escolher, considere primeiramente o espaço que você tem disponível na sua cozinha, só assim poderá identificar o número de bocas é ideal. Depois, se atente as funções e tudo mais de moderno que ele oferece para facilitar sua vida na hora de cozinhar.

Refrigeradores

"E o refrigerador que a porta 'gruda' quando fecha e nos obriga a esperar antes de poder abrir novamente"?

Ao contrário do que você possa imaginar, não é um dispositivo para economizar energia. A física explica: quando você abre uma porta do refrigerador, que está com ar frio em seu interior, o ar quente do ambiente entra o toma espaço. E ar quente ocupa mais espaço do que ar frio. Por isso, quando a porta se fecha, este ar que antes estava quente, esfria e diminui de volume, causando uma pressão interna no refrigerador que faz com que a porta grude por alguns minutos.

Para acertar na escolha do seu refrigerador, comece considerando o espaço que você tem na cozinha, depois a quantidade de pessoas que moram na casa para poder identificar o tamanho adequado. Os recursos que ele oferece também são bastante importantes para fazer uma boa compra.

Por falar em refrigerador, confira umas dicas para economizar energia na sua casa: 

• Coloque o refrigerador em lugares arejados e longe do calor do fogão e do sol;
• Não use a grade atrás da geladeira para secar roupas;
• Mantenha a borracha da porta responsável pela vedação do aparelho sempre limpa (detergente neutro é ótimo para isso).

Outra dica sobre economia na cozinha

Se você tem dúvida de usar ou não a tampa da panela para cozinhar. A nossa resposta é curta e direta: use sim! A tampa retém o calor no interior e acelera o cozimento dos alimentos, fazendo com que você economize tempo e gás.