Faça a escolha certa!
Conheça a diferença entre os fogões de piso, de embutir e cooktop.

Ai, gente, não dá para viver sem um fogão top para complementar com sucesso todas as receitas que a criatividade nos ajuda e inventar, né?  A variedade de modelos e funções disponíveis hoje no mercado também ajuda a despertar a vontade de ser um gourmet de primeira linha, não é mesmo?

A boa notícia é que o aperfeiçoamento deste eletrodoméstico trouxe para o mundo real opções que aliam as necessidades de qualquer família, sem perder o charme. Do conjugado à cozinha de um superchef, os fogões dão um show!

E na hora de escolher? Você pode optar por um fogão de piso, fogão de embutir ou um cooktop.  Vem com a Lu que eu explico cada um deles!

Fogão de piso
Esse todo mundo conhece, é o modelo convencional que pode ser colocado em qualquer lugar, sem precisar de instalação. O funcionamento é a gás, tem um forno (ou dois nos modelos mais modernos) e opção de quatro ou seis bocas. A escolha da quantidade de bocas é determinada pelo tamanho da família e agilidade que sua cozinha precisa. Ficou fácil nesse, né?

Fogão de embutir
Ele tem todas as características do fogão de piso, exceto pelo fato de poder ser embutido em pias ou armários, ficando suspenso nesses móveis.

Além de contar com um profissional para a instalação, é importante que você consulte o manual para reservar em seu projeto espaço para a ventilação, para evitar o aquecimento das paredes e móveis com os quais tenha contato.

Olha só que legal: ele facilita a limpeza da cozinha, pois você não vai precisar ficar arrastando para limpar o chão e atrás dele.

Cooktop
Os modelos cooktop são aqueles que têm apenas as bocas superiores numa base que pode ser instalada em pias, móveis, mesas etc. São indicados para quem tem em casa cozinhas planejadas que possam acomodar a ele e ao forno num projeto só.

Podem ser a "gás" e "elétricos vitrocerâmicos". Os elétricos vitrocerâmicos estão disponíveis em versões com painel digital ou controle manual e ainda em modelos com sistema de indução (placas magnéticas) ou radiação (resistências elétricas).

Nos cooktops a limpeza é fácil e rápida, pelo fato da superfície ser de vidro, bastando um detergente neutro, ou até mesmo limpa-vidros. Ah sim: este vidro é totalmente resistente contra choques térmicos. Bem prático, né?

Seu fogão diz muito sobre você
É natural que toda pessoa queira seu estilo na sua residência. E não é apenas uma questão de aparência, mas de preferências. Sua cozinha deve ter o seu estilo e isso inclui o fogão.

Para dar mais uma ajuda, pensei em alguns perfis que podem ajudar você a escolher seu próximo fogão.

Gourmet: você nasceu para cozinhar. O talento é reconhecido pelos parentes e colegas de trabalho. Nas reuniões de família sempre pedem para você chegar antes e dar uma forcinha na cozinha ou para levar aquela sobremesa deliciosa.

Não há dúvidas, seu fogão precisa ser completo: acendedor automático, timer, cinco ou seis bocas, dois fornos... Para decidir entre embutido ou de piso será necessário avaliar o tamanho da sua cozinha e as possibilidades de um ambiente planejado sob medida.

Para gourmets, os cooktop são recomendados apenas se houver espaço no cômodo para a instalação de um forno e, também, quando for possível dispor de modelos dominó.

Chef de fim-de-semana: nos dias de folga seu hobby é cozinhar. Lidar com os ingredientes, preparar o prato, sentir o aroma dos temperos faz bem para a sua alma e agrada muito quem saboreia seus quitutes. Foi com a alquimia culinária que você fez muitas conquistas e essa habilidade é motivo de orgulho.

Seu fogão precisa ser prático, com forno autolimpante, timer e outras funções que lhe permitam se concentrar na receita e não nos possíveis problemas como intensidade da chama ou forno que não esquenta. Para você o ideal é um fogão de piso ou embutido, se o mobiliário da cozinha permitir, pois eles concentram queimadores e forno no mesmo eletrodoméstico, facilitam o trabalho e evitam pequenas distrações.

Adepto da comida pronta: se a sua receita preferida consiste nos números de telefone do restaurante mais próximo, sua cozinha pode ser montada apenas com uma geladeira, um cooktop e um forno elétrico. Os cooktops podem ser a gás ou a eletricidade. Os chamados fogões elétricos apresentam superfícies lisas, sem queimadores ou grades e são similares a uma chapa escura de vidro.

Dica de ouro: considere sempre o ambiente
Como já disse no início da matéria, antes de escolher entre um fogão de piso, de embutir ou um cooktop, avalie o tamanho da sua cozinha. O tradicional fogão de piso oferece a facilidade de ser mudado de lugar. Os modelos para embutir são fixos, recomendados para quem projetou uma cozinha modulada com todos os itens sob medida.

Neste aspecto, os cooktops são também uma excelente opção, pois são bem versáteis, funcionando tanto em ambientes pequenos quanto grandes. É necessário apenas saber qual a real necessidade do forno.

Na hora de escolher pense na cozinha como um todo e em como o modelo do fogão pode agregar funcionalidade, sofisticação e beleza ao ambiente. Mais que comida, este eletrodoméstico faz estilo.

Fique atento, hein:
Nos modelos que utilizam energia elétrica para algumas de suas funções, observe a classificação na etiqueta de consumo de energia;

Atenção no tipo de chama. As chamas mais potentes (o nome muda de acordo com o fabricante: megachama, chama trilha, cozimento rápido) garantem facilidade, rapidez e uniformidade nos preparos que exigem grande tempo de cozimento (feijão, assados etc);

Ao escolher fogões, fique de olho na praticidade dos fornos: se você utiliza bastante, prefira os com autolimpeza ou limpeza fácil. Grandes pratos são preparados com maior comodidade nos modelos com prateleiras deslizantes. E porque não olhar fogões com forno duplo? São superpráticos e rápidos;

Para as famílias com a rotina agitada, não deixa de verificar itens como acendimento automático, fornos com autolimpeza ou limpeza fácil, grill, etc.

Ufa! Quanta informação, né? Agora ficou fácil escolher o seu próximo fogão! Visite nosso setor de eletrodomésticos e boas compras!