Fogões e seus tipos
Saiba a diferença entre os tipos de fogões

Ao nosso lado há milhares de anos, em diversas versões, preços e modelos os fogões são hoje eletrodomésticos com muitas funcionalidades a todos. Escolher o modelo ideal de fogão, como em qualquer ocasião de decisão de compra envolve listar as necessidades do comprador e de sua família. Definido esse perfil, você tem maiores chances de sucesso. Para ajudar você preparamos um comparativo entre perfis e modelos de fogões, de acordo com o domicílio onde estariam. Acompanhe e faça sua escolha:

Fogões de piso – Tradicionais e versáteis

Para quem não tem cozinha planejada, família grande e que almoça em casa, a escolha recai sobre os modelos tradicionais de fogões de piso, de quatro a seis bocas. Podem ser colocados em qualquer lugar, sem precisar de instalação. Você pode caprichar e escolher modelos com forno duplo para agilizar o preparo de suas receitas preferidas.

Fogões de embutir – Planejados e elegantes

A cozinha planejada é, muitas vezes, o sonho de consumo das donas de casa. Para ganhar ainda mais charme os fogões de embutir são uma excelente escolha. Suas características são as mesmas do fogão de piso, exceto pelo fato de poder ser embutido em pias ou armários, ficando suspenso nestes móveis. O critério de escolha de funcionalidades, bocas e modelo, segue o mesmo do tradicional. Tem como ponto forte a facilidade de limpeza já que não é preciso ficar arrastando-o para limpar o chão e atrás dele. 

Cooktop e Dominó – charme e design diferenciado

São modelos mais modernos e arrojados que combinam com cozinhas planejadas com uma leve tendência para aparecerem em projetos de famílias menores ou pessoas solteiras. Os chamados modelos cooktop e dominó têm apenas as bocas superiores numa base que pode ser instalada em pias, móveis, mesas, etc. Existem dois sistemas de aquecimento básicos: a gás e "elétricos vitrocerâmicos". Os elétricos vitrocerâmicos estão disponíveis em versões com painel digital ou controle manual, e ainda em modelos com sistema de indução (placas magnéticas) ou radiação (resistências elétricas). Nos cooktops elétricos vitrocerâmicos a limpeza é fácil e rápida, pelo fato de a superfície ser de vidro. Vale ressaltar que este vidro é totalmente resistente contra choques térmicos.

Fogões Industriais – Sempre prontos para o que der e vier

Se sua cozinha precisa mesmo é de um fogão robusto para ficar ligado o dia inteiro dando conta de muito trabalho, os fogões industriais honram o nome e produzem "em série" as receitas que a eles são entregues. Dada a sua estrutura reforçada são utilizados em escolas, hospitais, hotéis, clubes e casas de veraneio. A maioria dos modelos têm de quatro a seis bocas a serem escolhidas em função da intensidade do uso.

Fogões à lenha – Tradição em ritmo de fazenda

Representantes de nosso passado rural, nas fazendas e comarcas do interior, o fogão à lenha tem seu foco no sabor e na paciência. Para locais frios, na serra, então são uma excelente opção para deixar sua cozinha ainda mais aconchegante, pois aquecem o ambiente com o calor emitido. Com ele você reúne a família e degusta o sabor incomparável e o cozimento lento e homogêneo dos pratos. Famílias com sítios e fazendas no interior tem no fogão a lenha a escolha perfeita!