Para fugir do calor, siga as dicas
Conheça as melhores alternativas para fugir do calor

O Brasil é este país lindo repleto de belezas naturais. Seu povo é reconhecido no mundo inteiro por ser formado por gente hospitaleira, alegre e talentosa. Só faltou um item para completar o pacote dessa nossa terra: o calor.

Sim, somos um país tropical onde, em algumas regiões, tem sol o ano inteiro. E graças ao horário de verão, em certas épocas do ano, o dia está claro e quente até as 20h. Para fugir deste calor o mercado oferece soluções que vão do tradicional ventilador a sofisticadas soluções de refrigeração. Cada uma adaptada a um tipo de ambiente, orçamento e família. Vamos conhecê-las:

Ventiladores e exaustores movimentam o ar do ambiente

O funcionamento dos ventiladores, na verdade é muito simples: eles movimentam o ar do ambiente através da hélice numa determinada potência. Esta potência está relacionada ao número de pás de hélice, à rotação do motor e ao deslocamento (vazão) específico do ventilador.

Existem vários tipos de ventiladores e exaustores, tais como fixos, oscilantes (que giram cobrindo 180º), de mesa, de teto, etc. O modelo e o tamanho corretos devem ser selecionados para que atendam às necessidades e mantenham baixos os custos. 

Os ventiladores de teto (que para seu correto funcionamento devem estar bem fixados) permitem inversão de rotação. Isto significa que nos dias quentes ele resfria (soprando) o ambiente e nos dias frios suga o vento frio para cima misturando com o ar quente.

Por segurança, ventiladores devem estar sempre longe do alcance de crianças. Neste caso, os de teto são mais seguros. Instale a chave de liga/desliga junto ao interruptor de luz do ambiente.

Dica: Observe a tendência natural de ventilação de sua residência e instale os ventiladores de parede para complementá-la ou acentuá-la. Para posicionar o exaustor, lembre-se que o ar quente, mesmo contendo mais vapor, sobe. O mais importante é que a boca do exaustor seja colocada próximo à fonte de poluição.

Com o ar-condicionado a umidade sai e fica um ar agradável

A principal função de um condicionador de ar é a de expulsar o ar quente do ambiente. Ele faz isso retirando a umidade do ar através de um processo de sucção, resfriamento e expulsão do ar no ambiente. Hoje em dia, cada vez mais acessível, um ar-condicionado permite manter um ambiente ameno e agradável, qualquer que seja a estação do ano e as condições climáticas.

A indústria desenvolveu um tipo de ar-condicionado para cada necessidade. Os de janela ou parede são os mais utilizados e também mais baratos. Fazem uma renovação contínua do ar fresco e tem este nome, pois devem ser instalados embutido na parede. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.
 
Você vai encontrar também os chamados
ar-condicionados portáteis. São muito práticos porque podem ser utilizados em todos os ambientes da casa onde for necessário climatização e não tem custo de instalação, duas grandes vantagens. Também possuem baixo nível de ruído e controle remoto de operação.

 O split é outro estilo que possui duas partes diferentes: uma é instalada no interior e a outra fica do lado de fora da residência. Além de manter o ar do ambiente agradável e com a temperatura controlada, o ar-concionado split reduz ainda mais o ruído de operação, pois o condensador é externo ao ambiente.