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INFORMAÇÕES GERAIS
Uma breve descrição da principal atividade da sua empresa, informações sobre o ramo de atividade da sua organização, seus principais produtos e/ou serviços, clientes e concorrentes.
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19ª Liquidação Fantástica
Lojas Virtuais
Magazineluiza.com
Magazine Você
Dia de Ouro
Chip Luiza
ML Day

HISTÓRIA
O Magazine Luiza foi fundado em 16 de novembro de 1957, em Franca, SP, quando o casal Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato adquiriram uma pequena loja de presentes, chamada na época A Cristaleira.

A partir dela, eles fundaram o Magazine Luiza (cujo nome foi escolhido em um concurso cultural de rádio), uma ampla rede varejista que oferece produtos para a casa da família brasileira, onde o cliente quer e do jeito que ele quer, por meio de multicanais como lojas físicas, lojas virtuais, televendas, e-commerce e, a partir de 2011, também nas redes sociais, com o Magazine Você.

Os principais produtos comercializados pela empresa abrangem os setores de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, presentes,
brinquedos, hobby e lazer, informática e telefonia. O site www.magazineluiza. com.br oferece um mix mais amplo do que as lojas físicas, com cerca de 20 mil modelos de produtos.

Crescer com alma, preservando seus valores e sua cultura, sempre foi o norte da empresa e, nas 13 aquisições que fez até hoje, o Magazine Luiza nunca deixou de lado este jeito diferenciado de ser e de tratar clientes e colaboradores.

Para atingir a excelência, as equipes de colaboradores são preparadas e treinadas por meio de práticas e ensinamentos de um programa denominado Atendimento 10 Estrelas. Com isso, os clientes usufruem os benefícios de uma empresa competitiva, inovadora e ousada, com atendimento atencioso, visando sempre ao bem-estar comum.
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SEM PAREDES
Luiza Helena Trajano, atual presidente da Companhia, passou por todos os cargos até assumir a superintendência do Magazine Luiza, em 1991. Nesse período, a empresa inovou o modelo de gestão, aproximando as pessoas e reforçando mecanismos de comunicação. Ela eliminou as divisórias do ambiente e, aos poucos, conseguiu colocar fi m aos processos burocráticos, horizontalizando a estrutura, dando mais liberdade aos colaboradores e incentivando a gestão participativa.
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EMPRESA COM ALMA
O lado humano passou a ser priorizado e o alinhamento dos colaboradores com as diretrizes da empresa melhorou o desempenho do Magazine Luiza, que, além de vender produtos, ampliou sua linha de serviços e passou a atender as pessoas que não tinham condições fi nanceiras nem conta em banco, por meio da criação das coligadas Luizacred, Luizaseg e Consórcio Luiza.

A premiada política de Gestão de Pessoas, do Magazine Luiza, faz da empresa uma grande família com 25 mil colaboradores espalhados por 16 Estados brasileiros, 744 lojas, nove centros de distribuição e três escritórios, com uma base de mais de 30 milhões de clientes.

Prestar um excelente atendimento e colocar as pessoas em primeiro lugar -colaboradores, parceiros ou clientes- são os grandes diferenciais da companhia.

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CONSÓRCIO LUIZA
Em 1992, o Magazine Luiza criou o Consórcio Luiza, uma empresa coligada que atua em todas as lojas nos segmentos de Eletro&Móveis, Carro&Moto, Imóvel e Serviços. Com o objetivo de prestar serviços com inovação e qualidade, o Consórcio Luiza possibilita aos clientes a conquista de bens duráveis para um futuro melhor, como comprar o primeiro carro, trocar de moto, sair do aluguel, pagar uma viagem e até um casamento.
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LUIZACRED
Desde 2001, o Magazine Luiza e o Unibanco se associaram para a criação da Luizacred, que possibilitou à empresa oferecer uma grande variedade de serviços fi nanceiros (Cartão Luiza, CDC, Empréstimo Consignado, Grana Extra e Seguros) a clientes que não tinham acesso aos bancos. A Luizacred é uma das maiores fi nanceiras do país e conta com a sólida estrutura de fi nanciamento do Itaú- Unibanco.
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LUIZASEG
Em 2003, o Magazine Luiza se associou à Cardif, empresa do Grupo BNP Paribas, para a criação da Luizaseg, seguradora responsável pelos produtos de garantia estendida e seguros. O Magazine Luiza é a única empresa do varejo a possuir seguradora própria, criada por meio de uma joint venture.
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19ª LIQUIDAÇÃO FANTÁSTICA
Repercussão na mídia


Divulgação dos resultados da 19ª Liquidação Fantástica no Escritório de Negócios de São Paulo


Como foi a Liquidação Fantástica


Em sua 19ª edição, a maior e mais aguardada promoção do varejo nacional, a Liquidação Fantástica, é sinônimo de inovação e de audiência, levando milhares de clientes às lojas a partir das primeiras horas da manhã. O Magazine Luiza foi a primeira empresa do varejo a realizar esse tipo de ação, seguida depois por todos os concorrentes, mudando o calendário de vendas no mês de janeiro.

Muitos brasileiros já sabem que ano novo é sinônimo de Liquidação Fantástica no Magazine Luiza, por isso, esperam ansiosos a data para comprar o que desejam, muitas vezes economizando durante todo o ano. Realizar esses sonhos é motivo de orgulho para os colaboradores da empresa, que vivem intensamente a época, desde os preparativos até a celebração fi nal dos resultados.

Este é o maior evento comercial da empresa e exige grande parceria dos colaboradores de todas as áreas e unidades, assim como uma relação respeitosa com clientes, sindicatos, imprensa e fornecedores. A preocupação com o bem-estar dos colaboradores e clientes é visível antes, durante e depois do evento. Tudo é feito para garantir o sucesso da Liquidação, desde a contratação de equipes de segurança, carregadores e reforços até a preparação de café da manhã para a equipe e distribuição de lanches nas fi las.

Em 2012, pela primeira vez, a Liquidação Fantástica foi realizada simultaneamente em todas as lojas da rede, do sul ao nordeste do país.

Foram 728 lojas abertas com descontos de até 70% nos cerca de três milhões de produtos. A expectativa e ansiedade para a abertura das lojas são comuns nos dois lados do “balcão”: os clientes, que fazem fi las gigantes fora das lojas, e os colaboradores, que recebem as pessoas com muitas palmas e vibração.
Equipe comemora acessos ao site durante a 19ª Liquidação Fantástica

A edição de 2012 cresceu 27% em relação ao ano anterior. Nas lojas, houve picos de 60 mil pedidos realizados por hora. No site da empresa, a audiência simultânea chegou a mais de 38 mil clientes por minuto, superando em quatro vezes o número de visitas em um dia convencional. Foram cerca de 10 horas totais de exposição espontânea nos principais telejornais do país, além de rádios, sites e jornais impressos.

Durante o período da Liquidação, o site do Magazine Luiza permanece fechado, em respeito aos clientes que aguardam nas fi las, e só abre após o fechamento das lojas, também com grandes ofertas. Quando o site entrou no ar, a equipe do e-commerce no escritório de São Paulo celebrou em conjunto, como se fosse a abertura de uma loja convencional.

Pelo resultado da promoção em 2012, Luiza Helena Trajano, presidente da empresa, fez questão de cumprimentar a todos os colaboradores, enviando um e-mail que dizia:

“Como costumo dizer, fomos 360º: produtos, abastecimento, sistema, marketing, arrumação de loja, seguranças, imprensa, etc. Tenho certeza de que essa Liquidação deu início a um belo 2012. Merecíamos esta Liquidação! O Brasil inteiro, do Nordeste ao Sul, estava falando sobre nossa empresa. Nós fi zemos tudo com muita dedicação, transparência e amor, por isso deu certo!”

A celebração também ocorreu no Rito de Comunhão do Escritório de Negócios de São Paulo, em que os resultados foram divulgados a todos. O superintendente Marcelo Silva parabenizou a equipe e reforçou o compromisso da Companhia com as lojas, encabeçando a campanha “Viva a loja!”, que deu foco nos vendedores e nas ações em benefício das unidades consideradas “da ponta”, ou seja, as que têm relacionamento direto com o cliente.
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LOJAS VIRTUAIS
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O pioneirismo passou a ser uma das marcas da empresa, a partir da criação das lojas eletrônicas, em 1992 - hoje chamadas de lojas virtuais -, quando o mundo ainda dava os primeiros passos na utilização da internet.

Essas lojas vendem produtos por meio de terminais multimídia, com vendedores orientando os clientes sem produtos em exposição. O relacionamento com o cliente é o principal foco desse modelo de vendas. Em 2012, a empresa celebrou os 20 anos da criação das lojas virtuais, com 106 lojas desse tipo no país.
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MAGAZINELUIZA.COM
A experiência adquirida com as lojas virtuais levou o Magazine Luiza a revolucionar o e-commerce brasileiro, com a criação do site magazineluiza. com, em 1999. Hoje, o site é um dos maiores do setor e conta com os mais modernos canais e ferramentas de interação com os clientes, como videocast, podcast e blog, além de marcar presença constante em redes sociais, como Facebook e Twitter. Em 2012, o site completou a marca histórica de um bilhão de reais de faturamento.
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MAGAZINE VOCÊ
Apresentação do Magazine Você
Campanha “Luiza no Canadá” Depoimento de Elys, dona de uma loja
do Magazine Você
Em 2011, o Magazine Luiza trouxe ao mercado a primeira iniciativa de social commerce do Brasil, o Magazine Você, novidade que mudou o jeito de fazer negócios nas redes sociais, oferecendo a oportunidade de empreender sem a necessidade de investimento fi nanceiro.

É a primeira iniciativa de social commerce no Brasil, com uma venda realizada por meio da relação social entre as pessoas, usando a plataforma de e-commerce do Magazine Luiza. O “dono” da loja Magazine Você monta uma vitrine e pode vender qualquer produto do Magazine Luiza para seus amigos e conhecidos.

O Magazine Você ampliou o número de lojas, em 2012, quando abriu o projeto para o público em geral – antes, apenas familiares de colaboradores podiam criar suas lojas. Diversas ações de marketing foram desenvolvidas para reforçar a divulgação do novo modelo de vendas on-line nas redes sociais, entre elas a utilização do “meme” Luiza no Canadá. Um mês após este lançamento, mais de 20 mil lojas do Magazine Você foram criadas e a empresa fechou o ano de 2012 com mais de 90 mil perfis cadastrados nesse formato.
 
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DIA DE OURO
Como é um “Dia de Ouro”
“Dia de Ouro” no Nordesste Uma das práticas que ilustram bem esta cultura de oferecer ao cliente experiências de compra memoráveis é o Dia de Ouro, criado em 2005, como uma oportunidade de fortalecer ainda mais os laços com os melhores clientes da empresa.

Nesses três dias especiais, durante o ano, as lojas abrem exclusivamente para os clientes mais fi éis, chamados de clientes ouro, com preços e condições exclusivas. Eles são recebidos com café da manhã, cabeleireiros e manicures, música, dança, sorteio de carros e vales-compras.

No último Dia de Ouro de 2012, as lojas do Nordeste participaram pela primeira vez e 75 mil clientes ouro da região receberam o convite.
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CHIP LUIZA
Apresentação do Chip Luiza à imprensa
Projeto inédito no país, o Chip Luiza foi lançado pelo Magazine Luiza, em 2012, com o objetivo de democratizar o acesso à internet e se consolidar como um novo canal de relacionamento e vendas.

O Chip Luiza é um chip de celular com um menu exclusivo do Magazine Luiza, em parceria com a operadora Claro, e oferece diversos benefícios para o cliente, como acesso gratuito às redes sociais e promoções exclusivas.

Esse novo canal de relacionamento proporciona mais interatividade, indo ao encontro da fi losofi a inovadora da empresa e construindo uma nova plataforma de relacionamento entre a marca e seus consumidores.
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ML DAY
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Listada na Bolsa de Valores, desde 2011, o Magazine Luiza é uma das empresas de capital aberto com grande participação de pequenos investidores. Em sua abertura de capital, tornou-se uma das oito empresas mais populares da Bolsa de Valores do Brasil e criou condições especiais para que seus próprios colaboradores fossem os primeiros a investir em ações da empresa.

Para apresentar os resultados do ano aos seus investidores, a Companhia criou o ML Day, um dia especial em que os investidores puderam visitar a empresa, uma loja e um centro de distribuição, além de acompanhar o posicionamento das
principais lideranças, interagir e fazer perguntas sobre a Companhia.

O ML Day ocorreu em novembro e contou com a presença de 73 investidores presencialmente e 51 via streaming. Os colaboradores também foram convidados a acompanhar o encontro ao vivo, por meio do hot site de Relações com Investidores.

A oportunidade de apresentar a operação do Magazine Luiza de forma transparente aproxima a Companhia dos seus investidores e reforça as características de um jeito diferenciado de ser, o Jeito Luiza.
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