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QUESTÕES ADICIONAIS
Mais evidências e diferenciais que ajudam a destacar a atuação do Magazine Luiza
INFORMAÇÕES
GERAIS
CONTRATAR
E RECEBER
INSPIRAR
FALAR
ESCUTAR
AGRADECER
DESENVOLVER
CUIDAR
CELEBRAR
COMPARTILHAR
QUESTÕES
ADICIONAIS
                     

1.
Você tem alguma evidência (análise de resultados ou experiência vivida) que mostra que sua cultura organizacional contribui para o sucesso da empresa?
A cultura da empresa é o que sustenta seu desenvolvimento e crescimento. Por isso, há uma atenção constante da diretoria, em todas as suas ações, em “crescer sem perder a alma”, sem perder o “Jeito Luiza de Ser”.

A cultura organizacional do Magazine Luiza consiste na valorização das pessoas. As evidências de que ela contribui para o sucesso da empresa têm sido apresentadas desde a sua fundação, em 1957.

Nessas mais de cinco décadas de atividade, o Magazine Luiza conseguiu conciliar crenças e princípios sólidos a práticas de inovação e de ousadia, como, por exemplo, a criação das lojas virtuais, em 1992, que hoje são estudadas como case permanente da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos; a criação da Liquidação Fantástica, em 1994, que revolucionou o calendário de vendas no mês de janeiro; e, mais recentemente, o lançamento do Magazine Você, primeira iniciativa de social commerce do mercado, que estava aberto, a princípio, somente para familiares de colaboradores da empresa e, em 2012, foi aberto ao público em geral, tendo hoje mais de 62 mil lojas.

Outra importante característica da empresa, que representa essa associação indivisível entre sua cultura de valorizar pessoas e o crescimento e expansão da Companhia, pode ser exemplificada na criação da coligada Luizacred, em 2001. Com esta ação, o Magazine Luiza tornou-se a primeira empresa do varejo a disponibilizar serviços
financeiros à população que não tinha renda suficiente para acessar os bancos brasileiros, permitindo não só o acesso a bens de consumo a uma imensa população, mas, principalmente, ajudando a resgatar o sentimento de dignidade e valorização do ser humano.

Em 2011, ao entrar na Bolsa de Valores, a rede atraiu, aproximadamente, 35 mil investidores diretos, o que, segundo o jornal Valor Econômico, colocou a empresa entre as dez que mais atraíram a participação de pessoas físicas no Brasil. (ver JORNAL) A própria presidente Luiza Helena Trajano esteve envolvida na campanha de divulgação do IPO, o que foi relevante para torná-la a 8ª entre os mais populares na Bolsa. Com um investimento inicial considerado baixo (a partir de R$ 100,00), a empresa possibilitou também a adesão de mais pessoas e, aproximadamente, 1.100 colaboradores entraram no processo de abertura de capital da Companhia.

A atuação da empresa na comunicação, que é sempre transparente, acessível e sincera, faz com que todos os seus colaboradores estejam alinhados aos objetivos da empresa e trabalhem mais conectados e comprometidos. Para auxiliar na manutenção dessa boa cultura em comunicar-se e levar a Companhia ao sucesso no negócio, a empresa mantém a TV Luiza, a Rádio Luiza e o Portal Luiza, veículos de comunicação interna exclusivos para informar os colaboradores, que têm recebido importantes prêmios: como a melhor cultura na prática do Falar (Great Place to Work
2010) e a melhor cultura na prática do Escutar (Great Place to Work 2011). (ver item FALAR)

Por suas atitudes inovadoras e voltadas ao público feminino, o Magazine Luiza também já recebeu, em 2007, o título de A Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil (Great Place to Work). O prêmio foi um reconhecimento à política de Gestão de Pessoas baseada na valorização do trabalho da mulher e na crença de sua evolução na empresa. Em 2008, a empresa ganhou o prêmio de A Melhor Empresa para Executivos Trabalharem no Brasil, pelo mesmo instituto.

Todo investimento da Companhia em capital humano reverte-se na sustentabilidade do negócio. As pessoas estão no centro dos objetivos da empresa, tanto quanto os resultados, e tal cultura é reconhecida externamente desde 1998, quando o Magazine Luiza figurou, pela primeira vez, na lista geral das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, em pesquisa do Instituto Great Place to Work. Desde então, por 14 anos consecutivos, contempla a lista das melhores, tendo sido eleita, em 2003, A Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil, fazendo história também no varejo brasileiro e mundial por ser a primeira empresa do setor a ganhar tal prêmio. Todos esses reconhecimentos são referentes às práticas de valorização das pessoas que refletem a cultura da empresa. Graças à força dessa cultura, o Magazine Luiza passou de uma empresa regional do interior e se projetou no cenário nacional como um dos maiores varejistas do país.
2.
Quais práticas você destacaria como diferenciais na sua empresa, que são representativas de sua cultura organizacional e mereçam ser divulgadas em publicações e eventos? Atenção: não há necessidade de descrevê-las novamente, caso tenham sido mencionadas anteriormente. Nesse caso, basta fazer menção a elas. O objetivo dessa pergunta é saber quais práticas ou políticas a empresa considera realmente como seus maiores destaques.
SEM PAREDES (INFORMAÇÕES GERAIS)
RITO DE COMUNHÃO
CONSELHO DE COLABORADORES
MERITOCRACIA
ATENDIMENTO 10 ESTRELAS
(INSPIRAR)
CHEQUE MÃE
PROGRAMA DE INCLUSÃO
CHEQUE EDUCAÇÃO ESPECIAL
(CUIDAR)
TV LUIZA, RÁDIO LUIZA E PORTAL LUIZA
SEMINÁRIO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
(FALAR)
REDE DO BEM (COMPARTILHAR)
ENCONTRÕES (CELEBRAR)
DISQUE-PRESIDÊNCIA
AVALIAÇÃO 360º
PESQUISA DE CLIMA
SOMA DE QIs
(ESCUTAR)
VALORIZAÇÃO DE FAMILIARES (AGRADECER)
SABER LUIZA
PLANO DE CARREIRA
(DESENVOLVER)
3.
Informe as práticas, políticas e benefícios especiais e exclusivos para atrair e reter os seguintes grupos de funcionários na sua empresa (excluindo aqueles que são obrigatórios por lei ou já informados em questões anteriores).
EXECUTIVOS

Há 14 anos o Magazine Luiza integra a lista das Melhores Empresas para Trabalhar, segundo pesquisa do Instituto Great Place to Work, tendo sido eleito, em 2008, a Melhor Empresa Para Executivos Trabalharem no Brasil.

São diferenciais para executivos na empresa as seguintes ações: bônus para executivos (diretores e gerentes) (ver item AGRADECER), Formação/Desenvolvimento (Amana-key, APG Middle, Seminário de Posicionamento Estratégico, Programa Formação de Gestores, Saber Luiza/Bolsa de Estudo de 50% - MBA (ver itens FALAR e DESENVOLVER), Check-up para Diretoria (ver item CUIDAR).

MULHERES

O Magazine Luiza sempre valorizou as mulheres. Em 2007, a empresa foi eleita como A Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, em pesquisa do Instituto Great Place to Work. O prêmio foi um reconhecimento à política de Gestão de Pessoas baseada na valorização do trabalho da mulher e na crença de sua evolução na empresa.

Homens e mulheres recebem a mesma atenção e têm os mesmos direitos na empresa. Para equiparar oportunidades e equilibrar desvantagens históricas na sociedade, no entanto, as mulheres possuem benefícios exclusivos na Companhia, como por exemplo:

APOIO À SAÚDE DA MULHER



O Núcleo Social e Benefícios utiliza o Portal Luiza para disseminar informações importantes para a prevenção de doenças típicas do universo feminino, ou que têm crescido expressivamente entre as mulheres, tais como DST/AIDS, câncer de mama, de útero e de ovário.

Este é um canal acessível a colaboradoras, não envolve custos e pode ser consultado a qualquer momento, inclusive durante o horário de trabalho.
PLANO DE CARREIRA

O Magazine Luiza fornece condições especiais e estimula suas colaboradoras a construírem o próprio plano de carreira na empresa. Aquelas que desejam ser gerentes de loja, por exemplo, e têm de passar por um período de treinamento de seis meses em outras unidades da rede, podem optar por cidades próximas à sua família.

Para “diminuir” essa distância, a empresa também custeia duas viagens por mês para que a colaboradora possa retornar à sua cidade.

PROMOÇÕES

Nos casos de mudança de cidade devido a promoções ou transferências, muitas vezes a família toda acompanha a colaboradora. A área de Gestão de Pessoas apoia os familiares na adaptação e recolocação profissional e escolar.

É oferecido, ainda, apoio psicossocial e financeiro para a adaptação da família à nova realidade e, em alguns casos, o marido e/ou filhos são contratados em outras unidades da própria empresa, na mesma cidade.

ACONSELHAMENTO DE CARREIRA

A empresa mantém um programa específico de aconselhamento psicossocial, à disposição das colaboradoras que necessitem ser orientadas quanto ao seu plano de carreira, bem como em relação a aspectos pessoais e familiares.
O aconselhamento envolve, inclusive, uma reflexão conjunta se é o melhor momento para uma ascensão na carreira.

JOVENS
(Estagiários, Trainees e funcionários até 25 anos)

Jovem Aprendiz


O Magazine Luiza mantém, desde 2002, um programa voltado para a melhor qualificação técnico-profissional de jovens estudantes na qualidade de aprendiz. O programa tem por objetivo contribuir com as ações de responsabilidade social voltadas à educação, ao comportamento solidário, ao exercício da cidadania, à humanização da vida, à justiça social e ao respeito aos direitos humanos.


Por meio desse programa, a empresa forma e desenvolve futuros talentos para posições de trabalho. O Jovem Aprendiz recebe formação profissional caracterizada pela alternância entre teoria e prática, além de terem informações sobre as transformações tecnológicas, econômicas e culturais.

Os estudantes adquirem também competências básicas necessárias para o ingresso e desempenho no mercado de trabalho. Na parte teórica, o grupo tem aulas de ambientação profissional, informática aplicada, responsabilidade socioambiental, administração, atitude empreendedora e qualidade no atendimento. Após chegarem à Companhia, eles passam por treinamentos de integração e de cultura.

No quadro geral, a empresa conta hoje com 567 jovens aprendizes, sendo 312 contratados em 2012.

Trainees

Após um processo de seleção de três meses, 16 novos trainees começaram a trabalhar no Magazine Luiza em janeiro. Eles superaram mais de 14 mil candidatos para ocupar uma das vagas do programa, que visa atrair, desenvolver e reter jovens talentos na empresa.

Vindos dos mais variados Estados brasileiros, como Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Sul, os novos trainees atuam nas áreas de TI, Marketing, Gestão de Pessoas, Vendas, Logística, Financeira, Compras, Auditoria, Controladoria, E-commerce e Luizacred.

Após participarem da integração, os novos trainees iniciaram, em fevereiro, o estágio prático nas lojas. Eles passaram quatro meses em atividades por lojas espalhadas pelo país, sendo uma loja convencional, uma virtual e uma de shopping.

Após o período, todos retornaram ao Escritório de Negócios de São Paulo e foram integrados às áreas escolhidas para atuar. Nessa etapa, os trainees são desafiados a desenvolver projetos inovadores para a empresa.

Durante todo o programa, que tem duração de 18 meses, eles contam com acompanhamento constante de desempenho e participação subsidiado em cursos complementares para desenvolvimento pessoal e de carreira.
FLEXIBILIDADE NO HORÁRIO
CHEQUE MÃE
PENSE ROSA
PROGRAMA MAMÃE BEBÊ
(CUIDAR)
DIA DA MULHER (CELEBRAR)
APOIO A PESQUISAS (COMPARTILHAR)
SABER LUIZA (DESENVOLVER)
4.
Pergunta para o presidente: Qual o perfil de pessoas que você procura para trabalhar na sua organização? Como são os funcionários da sua empresa? Utilize no máximo dez linhas, para responder essa questão.
“Buscamos pessoas que tenham características como o inconformismo, inovação, espírito empreendedor, criatividade, que goste de desafios e também que goste de trabalhar com gente.

Conhecemos uma empresa pelas pessoas. Os nossos colaboradores têm um interesse genuíno em servir. Contratamos pessoas que gostam de gente e que acham que servir os outros é nobre.

Temos um valor muito forte na empresa, “faça aos outros o que gostaria que fizessem a você” e dentro dessa diretriz procuramos honrar o nosso slogan que convida as pessoas para serem felizes conosco, clientes e funcionários.”


Luiza Helena Trajano, presidente Magazine Luiza