Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Bomba Tira-Leite

Bomba Tira-Leite

Tudo que você precisa saber sobre as bombinhas de tirar leite e as suas vantagens

Amamentação

Atualizado em 4 Mai 17

3 min de leitura

                  

Gente, toda mulher sabe que a amamentação é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Afinal, o leite materno é um dos principais alimentos para que a criança cresça forte, nutrida e saudável, não é mesmo?

 

Mas, a gente sabe que em alguns casos, a produção de leite pode ser insuficiente ou a mãe precisa retornar ao trabalho depois da licença-maternidade.

 

E é nessa hora que as bombinhas extratoras de leite entram em cena para dar aquela força nessa fase de amamentação que é tão importante para mãe e filho.

 

Bomba Tira-Leite: aliada da mamãe e do bebê

                 

A bomba tira-leite é ideal pra mamães num dia corrido, mas também ajuda no aumento da produção do leite materno


Olha só que interessante, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a bomba de tirar leite não é apenas recomendada para as mães que precisam voltar ao trabalho e deixar um estoque de leite guardado.

 

Elas também são indicadas para ajudar no aumento da produção do leite materno, e isso acontece, porque a glândula responsável pela produção do leite trabalha como se fosse uma fábrica que produz leite de acordo com o consumo ou pedido. Em outras palavras, quanto mais leite a mãe extrair, maior será a quantidade de leite produzido.

 

É claro que a sucção do bebê ainda é muito importante e eficaz, mas as bombas de tirar leite também podem ajudar a estimular a produção de leite e facilitar bastante a vida das mamães.

 

E quando usar?
O ideal sempre, é conversar primeiro com o seu médico para que ele te ajude da forma correta nesse processo. Até porque, alguns especialistas comentam que existe um tempo certo para usar a bomba de tirar leite, justamente para não deixar a mãe muito ansiosa com a produção ou quantidade de leite. Por isso, a dica é bater um papo com o médico que fez o seu pré-natal ou que te acompanha normalmente pra ficar mais tranquila, tá?

 

Os tipos e suas indicações
É bom lembrar que as bombinhas ideais são aquelas que tentam imitar o movimento de sucção dos bebês, estimulando a descida do leite materno sem causar dor ou desconforto.

 

E olha só, as bombas de tirar leite se dividem em bombas manuais e elétricas. De modo geral, elas costumam ser rápidas e inteligentes, viu?

 

No caso das bombas manuais, é você quem tira o leite apertando um mecanismo específico pra isso. Como o trabalho é manual pode levar de 15 a 40 minutos, pra esvaziar os dois lados.

 

Já nas bombinhas elétricas, o processo é um pouco mais rápido. A mãe coloca a peça de sucção em uma das mamas, liga a máquina e deixa ela fazer todo o trabalho de extrair o leite. Depois, é só colocar o alimento em uma vasilha que já vem junto com a bombinha e guardar.

 

Ah, e se desejar você pode ajustar a pressão e a velocidade pra uma intensidade que fique mais confortável pra você.

 

Como guardar o leite extraído

                 

Bolsinhas térmicas são ideais pra ajudar no transporte do leite materno

 

Para as mamães que precisam ter um estoque de leite materno, separei algumas dicas importantes: pra começar, antes de retirar o leite manualmente, lave bem as mãos, prenda os cabelos e coloque uma máscara na boca. Outra dica bacana é fazer massagem nos seios antes da retirada pra facilitar a descida do leite.

 

O ideal é ter uma bolsinha térmica para transportar o leite, principalmente se estiver fazendo a ordenha manual no seu local de trabalho ou em algum outro lugar fora de casa.

 

Você pode guardar o leite no próprio recipiente que vem com a bombinha, deixando bem tampado. Mas, se preferir é só transferir o leite para mamadeiras esterilizadas ou potes de vidro com tampas de plástico também esterilizados, viu?

 

No Magazine Luiza você encontra diversos modelos de bombinhas extratoras de leite , escolha já o seu!