Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Brincadeiras com bolas infantis

Brincadeiras com bolas infantis

Saiba como divertir as crianças usando esse brinquedo tão popular

Brinquedos Clássicos

Atualizado em 31 Ago 17

3 min de leitura

Sabia que têm várias brincadeiras que podem ser feitas com bolas? Assim, dá pra variar bastante os jogos e divertir as crianças de diferentes idades. Separei algumas dicas bem legais, que até você vai querer entrar na brincadeira!


Queimada

Nesse jogo você precisa montar dois times e ter bastante espaço. Mas, não precisa ter um número certinho de jogadores, viu? A queimada começa com um jogador atirando a bola em alguém do outro time. Se a bola encostar na pessoa, queimou! Quem for atingido precisa deixar a brincadeira. Ah, e as jogadas são sempre alternadas, ou seja, uma equipe de cada vez! Vence quem queimar primeiro todos os jogadores da equipe adversária. Importante, oriente as crianças a não jogarem a bola com muita força, pra não machucar, tá?


Gol a Gol

Esse jogo lembra o futebol, mas só precisa de duas pessoas. E é bem fácil, é só dividir um espaço em dois. E em cada lado, fazer marcações que vão representar as traves de um gol. Agora, é só colocar uma meta pra cada jogador, como por exemplo, 20 gols. Assim, uma criança de cada vez chuta no gol adversário. Quem alcançar esse número primeiro, é o vencedor. Já deu pra perceber que quem brinca desse jogo, precisa ser bom de chute e defesa, né? É uma ótima atividade física!


Mico

Nessa brincadeira, as crianças vão precisar de duas bolas. E pra ficar mais divertido o ideal é participar quatro jogadores. Pra começar, é só formar um círculo com a turminha. Dois participantes, um de cada time, devem segurar uma bola. Ao sinal de um adulto, as crianças que tem a bola passam pro colega da esquerda, que rapidinho precisa passar pro próximo e assim por diante. Você pode tocar uma música ou usar um cronômetro pra determinar quando as crianças devem parar. Quando isso acontecer, se alguém estiver com as duas bolas na mão, perde, pois esse é o mico que dá nome ao jogo. Ah, e quem deixar a bola cair, não precisa deixar a roda, tá? É só pegá-la de volta e recomeçar a brincadeira!


Gato e rato

Também é legal ter pelo menos quatro crianças pra brincadeira ficar animada. Os jogadores devem formar um círculo e deixar um participante no meio, que representa o gato. Assim que o jogo começa, as crianças que estão no círculo devem chutar uma bola, que é o rato, passando uma pra outra, sem deixar que o gato a pegue. Se isso acontecer, quem chutou por último troca de lugar com quem tá no meio. Essa brincadeira é ótima pra estimular a criança a pensar e agir rápido.


Tiro ao alvo

Nessa brincadeira, só precisa de um jogador. Mas, dá pra fazer com mais, claro! Aí vira até uma competiçãozinha. Primeiro, separe uma garrafa de plástico e uma bola pequena. A ideia é simples, a criança deve derrubar a garrafa com a bola. Quanto mais longe a garrafa estiver, mais pontos se ganha por derrubar a garrafa. Pode até parecer simples, mas ela ajuda bastante a coordenação motora, viu?


E não importa qual seja a brincadeira, use sempre bolas infantis, que são menores e mais leves, ideais pras crianças. Ah, o ideal é ter um adulto acompanhando de perto o que as crianças estão fazendo, tá? Proteção nunca é demais!


E aqui no Magazine Luiza têm vários modelos de bolas infantis. Que tal dar uma olhada?