Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Celulares e sistemas operacionais

Celulares e sistemas operacionais

Vem com a Lu e conheça sobre os sistemas operacionais dos celulares

Smartphone

Atualizado em 1 Out 9

4 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Você sabe para que serve o sistema operacional do seu celular? Muita gente não tem nem idéia. Por isso, resolvi pesquisar sobre o assunto e te ajudar a entender melhor sobre esse programa que gerencia e controla as funções do aparelho celular. Vem com a Lu, que eu te explico como funciona!

Olha só que legal: a maior vantagem dos sistemas operacionais para celulares são os aplicativos! Eles foram criados para facilitar a sua vida, como mini programas de computador. Existem apps para tirar boas fotos, organizar a agenda e, claro, muitos games. O mais legal é que eles têm atualização automática: você sempre vai acessar a versão mais recente a qualquer hora, de qualquer lugar, utilizando apenas o seu smartphone!

Atualmente, os sistemas operacionais que fazem parte do mercado de telefonia móvel do Brasil são: iOS, Android e Windows Phone.

Windows Phone ? em sua versão mais recente, o sistema operacional para celulares da Microsoft, dá um show! Sua principal característica é a presença de grandes ícones, chamados de tiles. Eles funcionam de forma semelhante aos Widgets de outros sistemas operacionais. Hora da tecla SAP: um widget exibe informações como últimas ligações recebidas (com fotos de seus amigos), previsão do tempo ou a quantidade de mensagens não lidas no Facebook ou Twitter, além de servirem de atalho para os aplicativos. Uau!smartphone-nokia-lumia-920-4g-windows-phone-8-camera-8mp-tela-4.5-proc.-dual-core-wi-fi-a-gps

Outro atrativo é a presença do pacote Microsoft Office Mobile. O Word, Excel, PowerPoint, OneNote e SharePoint ganharam versões otimizadas para celular. Os arquivos podem ser sincronizados com o seu computador através do SkyDrive, serviço de hospedagem na nuvem da Microsoft. Isso pode te ajudar muito se estiver na rua e precisar consultar algum documento importante do trabalho, por exemplo.

Tem também a Xbox Live para você comparar a pontuação de jogos, ler notícias ou conversar com amigos. Tem ainda vários games compatíveis que realizam desbloqueio de novas conquistas através do mesmo perfil usado no Xbox 360 (você também pode criar um novo, viu?)! 

Olha só que legal: além da Xbox Live e do SkyDrive, a Microsoft trouxe vários outros serviços da empresa em seus smartphones como Bing, site de buscas e de mapas concorrente do Google, e o Zune, serviço de músicas e vídeos que compete com o iTunes. Prático, né?

iOS - O sistema operacional do iPhone é considerado um dos mais avançados, estáveis e bonitos do mercado, sabia? Com uma prática interface e ótimas ferramentas, o iOS é a base do iPhone. Ele apresenta uma interface multi-toch extremamente funcional. Independente do que esteja usando no celular, você tem o controle absoluto apenas pelo toque do dedo.

O spotlight (central de buscas) também deu uma bela melhorada na versão móvel do sistema, indicando até mesmoiphone-apple-5c-16gb-4g-ios-7-camera-8mp-tela-4-processador-a6-wi-fi-bluetooth-4.0-gps músicas no iTunes. Ah, e olha só que legal: agora o teclado prevê as próximas palavras enquanto você digita. 

O sistema apresentou novidades ainda no envio de mensagens, que agora permite áudio e vídeo e a criação do recurso ?Family Sharing?, para compartilhar itens comprados na iTunes Store com o mesmo cartão de crédito com outros membros da família. Isso sem falar no Health, para acompanhar você em suas atividades físicas.

Ah, quase ia me esquecendo: o TouchID, recurso de reconhecimento de digitais, vai funcionar com aplicativos de terceiros. Ou seja, além de desbloquear a tela, vai poder utilizar seu dedo como senha em alguns aplicativos.

Android - Em 2007, foi criado um consórcio chamado Open Handset Alliance formado por 47 empresas e liderado pelo Google. A função desta reunião de empresas era criar um novo sistema operacional para celulares que fosse um sistema aberto, ou seja, sem que fabricantes tivessem que pagar licença de uso, criou-se então o Android

Seu grande diferencial é que, como o código é liberado, programadores de todo o mundo criam aplicativos, ou seja, pequenos programas para rodar nos celulares que tenham o sistema. Esses aplicativos ficam todos catalogados e à disposição dos usuários na Google Play, uma loja virtual acessível via celular.

Vamos conhecer as principais características da mais recente versão, a Kit Kat?smartphone-lg-optimus-g2-4g-android-4.2-cam.-13mp-tela-5.2-full-hd-ips-proc.-quad-core-wi-fi-a-gps

Que tal começar pelo aplicativo de chamadas? Ela prioriza os contatos mais discados e, para completar, você pode pesquisar telefones de locais próximos que estejam registrados no Google Maps. Quer mais?

Olha só que legal: se você receber uma ligação de um telefone que não faz parte da sua lista de contatos, o aparelho procura automaticamente o número em uma lista de empresas registradas no Google Maps. Incrível, né?

Outro destaque é o recurso Ok Google. Com ele, você pode executar diversos comandos com a sua voz, como mandar tocar músicas e enviar mensagens. Ah, agora o Hangouts e o aplicativo de mensagens são uma coisa só. Isso significa que todas as suas conversas estarão reunidas em um só lugar. Eu amei!

E gente, eu nem acreditei quando vi que podia imprimir meus documentos diretamente do celular. É verdade! Basta conectar a impressora ao Google Cloud Print, sem precisar de cabos. Isso sim é praticidade demais!

E tem mais, o Android KitKat possibilita uma experiência completamente focada. A tela é totalmente ocupada pelo conteúdo aberto por você, seja um livro, jogo ou um vídeo. As barras de status e notificações somem nesse momento. Você só acessa se quiser, ao deslizar o dedo pela tela. Adorei!

Gostou?! Aproveite ainda mais o sistema operacional do seu celular e comece a baixar seus aplicativos favoritos!