Como escolher o motor pro seu barco
Saiba o modelo ideal pra cada embarcação, seja ela barco, bote ou lancha
Barcos, Botes e Acessórios
Atualizado em 3 Ago 17
3 min de leitura
Gente, seja qual for o tipo de barco que você tem ou queira comprar, ele precisa ter um motor ideal e bem regulado pra funcionar bem, ter mais velocidade e uma boa economia de combustível! Agora, tá com dúvidas sobre qual é o melhor motor? Deixa que eu explico!
Esse motor é ótimo, viu?
- Se você é do tipo que gosta de pescar de barco ou bote em rio ou mar tranquilos, então, o motor elétrico é o mais indicado, tá? Ele não faz barulho e por isso não assusta os peixes. Além disso, o motor elétrico é ótimo pra desviar mais rápido de obstáculos, como galhadas ou aquelas pedras que ficam no fundo, sabe?
- E pra quem pesca no mar com frequência, a dica pra não superaquecer e não corroer o motor é marinizar ele, viu? Assim, o sistema de resfriamento do motor vai ser adaptado pra água salgada. Não fazer esse ajuste pode deixar seu motor mais fraco e com ruído.
- Outra vantagem do motor elétrico é que ele não polui, pois não precisa de combustível. Por ser elétrico, eles usam baterias que podem até ser aquelas de automóvel, sabe? Mas o ideal é usar baterias próprias pra motores elétricos, tá! Elas são chamadas de ciclo profundo e funcionam assim: quanto mais forte for a corrente elétrica da bateria, conhecida como amperagem, mais tempo ela dura.
- E olha, dá pra motorizar o caiaque também, viu? Assim, ele vai chegar em lugares com corredeiras que o bote e o barco não conseguem.
Motor a combustão: muito mais potente
Pra navegar em mar aberto com barco ou lancha, a dica é colocar o motor que usa combustível, viu? Ele é fácil de abastecer, e é mais leve que o motor elétrico. E ainda dá pra conseguir mais velocidade na hora da navegação! Legal, né?
Agora, pros barcos com até 10 metros ou 40 pés, a dica é usar motores a gasolina. Mas se o seu barco ou lancha tem mais de 22 pés, o ideal seria o motor a diesel que é mais potente e econômico. Ah, e tem mais: o tanque de combustível do diesel é menor que o da gasolina, assim sobra mais espaço no barco.
Esse é muito potente
Motor de popa ou centro-rabeta?
Gente, tem também motores próprios pra ficar fora da água na parte de trás do barco ou embaixo da água, viu?
O motor que fica preso atrás é chamado de motor de popa, ele pode ser elétrico ou a combustão. Mas o motor de popa pode pesar mais e deixar o barco mais lento porque fica em cima. E muita gente compra esse motor porque é mais fácil de arrumar, sabia?
E tem dois tipos de motor de popa: os motores de quatro tempos, que são mais econômicos e poluem menos. E os de dois tempos, que, dependendo do modelo, podem ter um desempenho bem maior pro seu barco.
Já o motor centro-rabeta, é aquele que fica na parte de baixo do barco, ele não pesa como o de popa, tá? O barco fica mais equilibrado e muito mais rápido! Agora, como fica embaixo do barco, a manutenção dele é menos simples que a do motor de popa.
Que tipo de motor eu uso?
A quantidade de motores depende do tamanho do seu barco.
- Pra navegar em rios e lagos com águas tranquilas com um bote, um barco pequeno de 4 ou 5 metros ou um caiaque apenas um motor elétrico já é suficiente, viu?
- O mesmo vale pra um barco de até 10 metros ou uma lancha de até 26 pés no mar com motor a combustão.
- Já os barcos e lanchas maiores precisam de dois motores de popa pra navegarem num mar com águas abertas. Ah, se esse for o caso, dá pra usar um motor centro-rabeta, assim vai ficar mais rápido e sobrar espaço dentro do barco!
Bom, agora que você já sabe mais sobre o motor ideal pra sua embarcação, não esqueça de escolher o seu aqui no Magazine Luiza e conferir as ofertas!
Conheça também, as ofertas de Defensa náutica que é um item de segurança importante pras embarcações!