Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cuidados com o bebê

Cuidados com o bebê

Saiba como cuidar das primeira dentição do seu filho

Cuidados com o Bebê

Atualizado em 24 Out 12

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Quando os primeiros dentes do seu bebê começam a nascer, é um sinal de uma nova mudança a caminho, alterando não só seu físico como também seu humor e até o início de novos hábitos alimentares.

Provavelmente, ele sentirá o incômodo e vai desejar colocar tudo na boca para tentar amenizar a dor que poderá surgir. Também pode ficar febril, com sangramento bucal e inchaço. Aliás, tendo esses últimos sintomas, é importante a avaliação médica para identificar possíveis infecções bacterianas.

Os mordedores são ótimos auxiliares para a primeira dentição do bebê. Eles ajudam a criança a coçar sua gengiva e a diminuir o incômodo, com um objeto seguro e adequado para sua saúde. Os Mordedores Amiguinhos da Dentição da Fisher-Price, vêm no formato de bichinhos coloridos e são feitos de plástico atóxicos. A famosa Galinha Pintadinha também vem no formato de mordedor e é fabricada pela Toyster. Ele é muito macio e auxilia no desenvolvimento da sensibilidade tátil. Já o curioso Mordedor Babyberry da Dican possui o formato de um smartphone. Feito de plástico, ele chama a atenção do bebê e ativa sua percepção de cores e coordenação motora.
 
O Mordedor Mãozinha de Água da Flooty, é feito de vinil laminado e possui interior de água, o que torna o produto muito mais maleável, macio e excelente para aliviar o desconforto na gengiva do bebê. Seu formato é anatômico e fácil de segurar.

Se o seu bebê já toma outros líquidos além do leite materno, escolha sucos de fruta mais frios, para amenizar o inchaço e a dor.

Para evitar que os problemas com a primeira dentição aumentem e também no auxílio para o desenvolvimento de dentes perfeitos e saudáveis, é importante cuidar da higiene do seu bebê desde o nascimento. É necessário remover os resíduos de leite e bactérias na gengiva, que deve ser limpa com gaze ou fralda umedecida com água filtrada. Somente a partir do sexto mês, com o início da alimentação sólida do bebê, é que a dedeira pode ser usada.  A Dedeira da Safety, além da limpeza, também massageia as gengivas e alivia as dores.

Então, não se esqueça: evite que seu bebê durma sem que você tenha feito uma higienização em seus dentes e gengivas. Isso poderá evitar problemas futuros.