Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Decore o espaço do bebê com bom gosto

Decore o espaço do bebê com bom gosto

Saiba o que não pode faltar no quarto do seu filho.

Troca e Desfralde

Atualizado em 1 Out 9

3 min de leitura

 

Gente, toda mamãe deve ficar superansiosa na hora de montar o quartinho do bebê, né? Pois é muito importante para os futuros pais, irmãos, avós e pra toda a família.

 

Sendo assim, todos querem dar opiniões e colaborar com enfeites, roupinhas na espera de ver a chegada desse novo membro da família, não é mesmo?! Por isso, vem comigo e confira algumas dicas pra você acertar na hora de montar o quarto do seu bebê!

 

Pra começar, algumas mamães chamam uma decoradora e até um arquiteto, se preciso. Porém, você pode montar o quarto do seu gosto, não esquecendo os itens importantes pro bebê. O papai pode pintar o quarto e vocês dois juntos montar a decoração, definindo cores e papel de parede, por exemplo. Enquanto a mamãe faz o enxoval, borda toalhas e prepara as lembrancinhas. Tenha sempre em mente que esse quarto será modificado com o crescimento da criança.

 

Decoração na medida certa

Daí, uma dica, nada de exagerar nos enfeites, pois além de ter uma pequena poluição visual para o bebê, acumula muito pó. Faça uma linha reta entre a janela e porta para identificar o caminho da corrente de vento, distribua o berço ou a cama fora deste espaço. Na escolha das cores, use tons mais suaves nas paredes e móveis, como lilás, palha, azul céu e erva doce. Estas cores ajudam a criar um clima tranquilo. As tintas acrílicas são as mais recomendadas, porque resistem melhor à ação do sol e da chuva. Legal!

 

Agora, a futura mamãe deve aproveitar o máximo de luz natural. À noite, o bebê pode dormir no escuro, mas é bom ter um abajur com luz fraca para que você possa olhar o bebê sem incomodá-lo.

 
Para evitar acúmulo de poeira trabalhe com cortinas removíveis e laváveis, tapetes de borracha e antialérgico. Não se esqueça, que na hora de escolher os bichos de pelúcia: quanto menor, melhor. Para limpá-los, é preciso passar o aspirador toda semana e lavá-los com água e sabão uma vez por mês.

 

Já, quando o pequeno começar a engatinhar, deve encontrar móveis sem quina e piso revestido de laminado plástico ou vinil. A partir dos dois anos de idade é interessante que se reserve um espaço para fazer as brincadeiras e outro para guardar os brinquedos.

 

E mais, o berço é o elemento central da decoração. Quanto ao tamanho, o mais comum segue o padrão americano: 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura. Porém, com a grade ou outros acessórios, o móvel pode ultrapassar o 1,50 m por 80 cm. Portanto, se você tem pouco espaço disponível no quarto, uma opção é o nacional, cujo padrão tem 1,30 m por 60 cm.

 

As gavetas da cômoda devem ter travas. Escolha trocadores com bordas de proteção. Tenha tudo sempre à mão pra não precisar tirar os olhos do bebê. O cadeirão para as refeições deve ter uma base larga, que dê firmeza quando aberto. Os cintos são essenciais para o bebê não escapar por baixo. Fique de olho se o forro do assento e a bandeja devem ser fáceis de limpar.

 

A poltrona de amamentação deve ser confortável e ter molas para balanço. O ato de embalar a criança enquanto amamenta é tranquilizante. Coloque-a ao lado do berço para que, nas primeiras semanas, o trânsito pelo quarto seja facilitado. Muito bom!

 

Agora, na escolha da banheirinha, o diferencial mais importante é o material. As de plástico flexível têm tampa e viram trocador. Mas, só podem ser usadas enquanto o bebê toma banho apoiado nos braços da mãe. A versão de plástico duro tem vida mais longa, viu?

 

Olha só, existem os esterilizadores elétricos e os para microondas. Neste caso, o mais indicado é ferver os acessórios da mamadeira por 15 minutos sempre que forem lavados. O uso de repelentes de parede irritam a mucosa respiratória. É melhor usar produtos dissolvidos em água, na forma spray, duas horas antes de a criança ir para o quarto. Os véus ou mosquiteiro são contra indicados, pois retêm pó.

 

Ah! Os bebês de até três meses de idade devem ser colocado para dormir de lado, com o auxílio de duas almofadas em formato de rolinho. As posições de bruços e de barriga pra cima são perigosas nessa primeira fase de vida, fique atenta mamãe!

 

Gostou das dicas?! Então, vem para o Magazine Luiza e escolha os móveis para o quarto do seu bebê!