Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Dicas para fotografias de Instagram

Dicas para fotografias de Instagram

Veja como tirar fotos boas e conseguir muitos cliques na internet

Smartphone

Atualizado em 22 Jul 13

3 min de leitura

Fotografia amadora se tornou uma prática muito popular e virou febre nas redes sociais. No Instagram, a rede que usa a imagem para promover a interação entre as pessoas, são 50 milhões de usuários em todo mundo e 5 milhões de fotografias postadas todos os dias. No Facebook, todo mundo quer mandar bem e sair bem na foto ? ou sair bem como fotógrafo. Por isso, eu reuni algumas dicas para quem quer fazer bonito nas redes sociais e postar fotos com muitas curtidas.

Só celular
A graça das redes sociais é que todos podem postar fotos. O importante da fotografia na web é o olhar peculiar sobre um objeto, não a qualidade técnicas. Portanto, é uma gafe postar fotos tiradas com máquinas profissionais.

As fotografias de celular não precisam ser registradas com uma qualidade tão elevada. Um telefone com câmera de 3 megapixels já dá para capturar paisagens e objetos de forma bem diferente.

Profissional? Não!
O conhecimento técnico de fotografia só é importante quando o objetivo é atingir um resultado específico. O interessante das imagens publicadas nas redes sociais é justamente a espontaneidade, a particularidade, a informalidade e a personalização. Amadores são capazes de tirar fotos incríveis

Flash ou luz natural? Pra mim, tanto faz
Ainda que não se preocupe com as técnicas, os fotógrafos de Instagram sempre acabam se preocupando com a iluminação. Aí, vem a dúvida: usar ou não o flash?

Quando a ideia é ter um resultado mais realista, é recomendado que o fotógrafo se posicione de costas para a fonte de luz mais forte. Se não tiver como, pode ser usado o flash para preencher as sombras. No entanto, neste caso, o ideal é que o objeto esteja próximo ao fotógrafo.

O flash fotográfico é recomendado também em fotografias à noite. Se não quiser se preocupar com isso, tudo bem: a maioria dos celulares lançados no marcado oferece a opção de regulagem automática.

Foco e enquadramento
Os aparelhos celulares chegam ao mercado cada vez mais equipados e já vêm com ajuste de foco automático. Há opção ainda de aplicativos em que o usuário pode selecionar na tela do telefone a área a ser focada, oferecendo uma opção de mais personalização à imagem.

Há quem diga que, para imagem ficar agradável, o objeto principal precisa estar em uma das linhas que dividem a fotografia em três terços. Mas você pode ser mais criativo que isso e fugir do lugar comum, experimentando diferentes ângulos. Pode tentar registrar a foto de baixo para cima, de cima para baixo, desfocando um objeto. O que mais a imaginação permitir.

Paisagens
Entre as fotos mais postadas em redes sociais, as paisagens são mais bonitas quando registradas no início da manhã ou no fim da tarde. Nestes momentos, a luz está mais fraca e as tonalidades são mais quentes.

Mas não crie imagens entediantes: escolha ângulos pouco explorados por fotógrafos. Além disso, observe se há algum objeto que deixa a imagem feia ou que não tenha nada a ver com a paisagem. Se houver, tente tirá-lo do enquadramento.

Hora de comer
Se você é daqueles que gosta de tirar fotos de pratos de comida, deve atentar para a luz. Evite usar flash ou fontes de luz diretas e muito fortes. A melhor opção, neste caso, são as luzes laterais e suaves.

E, por favor, nada de pagar mico: sem aquelas fotografias de sanduíche mastigado, só para dizer que está numa lanchonete chique. E não tire fotos de pessoas que estejam mastigando ? elas não costumem aparecer bem em imagens quando estão comendo.