Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Divirta-se! com os videogames

Divirta-se! com os videogames

Conheça marcas que investem em tecnologia e transformam diversão em experiências surpreendentes

Jogos por Gêneros

Atualizado em 1 Out 9

4 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Sony (Playstation)

A Sony foi fundada por Massa Ibuka e Akio Morita, em 1946, como Tokyo Tsushin Kogyo K.K., o nome tem origem no primeiro produto de sucesso fabricado pela empresa, em 1955, o rádio Sony TR-55.

O caminho de sucesso do console da Sony, chamado de Playstation, teve início na década de 90 quando a empresa se juntou a Nintendo, na época líder de vendas no segmento, para desenvolver um inovador sistema de CD para games. A parceria não deu certo, o acordo foi desfeito e a Sony continuou investindo no projeto sozinha. Em 1994, o mundo foi apresentado a uma nova forma de games eletrônicos que transformou o conceito de entretenimento doméstico. Em menos de um ano, foram vendidas um milhão de unidades no Japão e em apenas um fim de semana 100 mil Playstation saíram das lojas nos EUA.

Em 2001, foi lançado o Playstation 2 (PS2) que vendeu mais de 130 milhões de unidades, o console também reproduzia filmes em DVD. Três anos depois, surgiu o PS2 Slim, 60% menor que o modelo anterior.

Sempre inovando, em 2005, a Sony lançou Playstation Portable (PSP) com tela widescreen de alta definição. A versão portátil do videogame reproduz filmes, imagens de câmera digital, arquivos MP3 e possibilita o acesso a internet, vendendo mais de 25 milhões de unidades. Um ano mais tarde, surgiu o Playstation 3 (PS3) que já vendeu mais de 13 milhões de unidades e inclui HD com até 80 GB para armazenar dados multimídia, saída digital de áudio e vídeo com qualidade HDMI e sistema ?blu-ray?, que lê mídias BD com capacidade para arquivar até 5x mais que um DVD. Estima-se que os consoles Playstation disponham de mais de 7.500 jogos.

Hoje, a Sony é referência em diversos setores: sendo fabricante de TVs, DVDs, computadores, videogames e câmeras digitais e proprietária de estúdios de cinema (Columbia Tri-Star Pictures), canais de TV por assinatura (Sony Entertainment Television e AXN) e gravadoras (Sony Music e BMG). Com um faturamento anual de 82 bilhões de dólares esta multinacional japonesa dispõe de 180.500 funcionários distribuídos em mais de 180 países.

Nintendo

Fundada em 1889, por Yamauchi Fusajiro, a Nintendo Co. movimenta cerca de 16,7 bilhões de dólares por ano, estando presente em mais de 120 países, gerando 3.000 empregos diretos.

No início de suas atividades, a Nintendo produzia cartões artesanais do tradicional baralho japonês, denominado Hanafuda. Na década de 50, a empresa firmou uma parceria com a Disney para fabricar cartas com a estampa de seus personagens. Nos 70, para evitar a falência entrou no ramo de jogos eletrônicos e se especializou na fabricação de fliperamas, mas a marca não obtinha sucesso no mercado americano.

Somente em 1981, a empresa conquistou destaque no segmento ao lançar o jogo Donkey Kong, criado por Shigeru Miyamoto designer da empresa desde 1977. O game consistia na história de um marceneiro chamado Jumpman que se aventurava para salvar sua namorada de um gorila. E este jogo também revelou um outro sucesso da Nintendo, o personagem Mario.

Com o reconhecimento obtido com Donkey Kong a Nintendo decidiu investir num console próprio. Assim, em 1983, o Nintendo Family Computer (Famicom) foi lançado no Japão. Jogos como Mário Bros, Zelda, Castlevania e Metroid logo levaram o Nintendo Family ao domínio de 90% do mercado com 60 milhões de unidades vendidas pelo mundo.
 
O primeiro portátil da empresa surgiu em 1989, foi batizado de Gameboy e tornou o jogo uma febre entre os consumidores de todas as idades. Um ano depois, surgia o Super Nintendo, como um aperfeiçoamento do Family Computer, a qualidade gráfica dos jogos renderam a comercialização de 57 milhões de consoles. Em 1996, a empresa lançou o Nintendo 64 que entre outras novidades oferecia processamento gráfico 3D, capacidade de conexão de até quatro joysticks, botão analógico e um botão posicionado como gatilho na base inferior do controle. Em 2001, chegou ao mercado o GameCube que substituía os cartuchos por um tipo de mini-dvd. Após três anos, surgiu o Nintendo DS que vendeu cerca de 50 milhões de unidades.

Em 2005, a Nintendo anunciou o lançamento de um console revolucionário o  Wii. Um dos diferenciais deste console é o Wii Remote, um controle sem fio que permite interação extrema com o jogo via bluetooth e sensores de movimento em três dimensões. Deste modo, ao disputar uma partida de tênis o Wii Remote funciona como raquete e numa luta se transforma em espada.

O Wii Remote permite ainda a conexão com outros acessórios como um volante; um controle anatômico chamado de ?Nunchuk?; um joystick clássico, para jogos dos antigos consoles da Nintendo; e uma capa de silicone para melhor conservação do controle. Compatível com os jogos do Nintendo GameCube, seus memory cards e controles, o Wii pode ser conectado por wireless (rede sem fio) com o Nintendo DS.

Dynacom

A marca brasileira Dynacom surgiu em 1981, atuando especificamente na produção de jogos e acessórios para videogames. O sucesso nesta empreitada levou a empresa a ampliar suas áreas de desempenho passando a fabricar também produtos para o segmento de telefonia fixa, iluminação, materiais plásticos e elétricos.

Apesar da diversificação, o foco principal da Dynacom continua nos produtos eletroeletrônicos destinados ao entretenimento como, por exemplo: videogames, rádios, home theaters, MP3 e MP4.

Microsoft (Xbox 360)

Fundada por Bill Gates e Paul Allen em 1975, a Microsoft Corporation fatura anualmente cerca de 60,42 bilhões de dólares, marcando presença em mais de duzentos países com 89.800 funcionários. A empresa atua nos mercados softwares, telefonia celular, bancos de dados corporativos, equipamentos e jogos eletrônicos, entre outras áreas.

Em 2001, a Microsoft lançou o console de videogame XBOX com gráficos três vezes melhores que os videogames disponíveis na época, leitor de DVD, som surround Dolby 5.1 e disco rígido. Em poucos meses, o console vendeu mais 1,5 milhões de unidades nos EUA. Em 2005, o modelo foi aprimorado tornando-se quinze vezes mais rápido, surgia assim o Xbox 360 com resolução digital de até 1080 linhas progressivas, entrada USB para reprodução de músicas, fotos ou vídeos e conexão de até quatro controles. Os jogos para o console Xbox são desenvolvidos no Microsoft Games Studios, divisão da gigante Microsoft criada em 1994.

Coube a Microsoft tornar a modernidade acessível a milhões de pessoas por todo o mundo e o melhor exemplo desta propagação tecnológica é o microcomputador (personal computer). A vasta linha de produtos desenvolvidos pela empresa levou a corporação a 420 milhões de lares em uma trajetória de 34 anos.