Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Escolha o fogão certo para sua casa

Escolha o fogão certo para sua casa

O que você precisa saber antes de escolher o modelo ideal!

Cooktop

Atualizado em 22 Mai 13

3 min de leitura

                      

Gente, comprar um fogão é uma tarefa importante, porque têm muitos modelos diferentes pra cada tipo de necessidade. Por isso, vem comigo, que eu te ajudo a conhecer cada tipo e acertar em cheio na escolha!


Tamanho do fogão

- Tem fogões de vários modelos e tamanhos, como os fogões de piso e os de embutir, que são próprios pra encaixar em móveis planejados. Então, a primeira coisa que você precisa pensar é o tipo de cozinha que ele vai ficar, viu?

- Depois a dica é pensar pra quantas pessoas vai cozinhar e o tamanho da sua cozinha. Um fogão com 4 bocas funciona bem tanto pra casais, como pra quem mora sozinho e pra famílias até 4 pessoas. Acima disso, a dica é escolher fogões com 5 ou 6 bocas e queimadores maiores de 70cm que vão suportar melhor panelas grandes e mais pesadas.

- Ah, e por falar em queimadores, hoje em dia tem pra todos os gostos. Tem fogão com queimadores de tripla chama, que são muito mais potentes que os queimadores comuns. Tem os queimadores barbecue, feitos pra grelhar e que não levantam fumaça. Queimadores rápidos, que são perfeitos pra ferver água ou leite na metade do tempo que um queimador normal levaria e até os queimadores inteligentes pra preparo de receitas mais delicadas e que exigem muito controle de temperatura. Uau, incrível!

- Outra coisa que você precisa pensar é na largura e profundidade. Um fogão pode ir de 50x50cm, que cabe em apartamentos pequenos, até os modelos semi-industriais, com medidas de aproximadamente 90x60cm e que são ótimos pra famílias bem grandes. Agora, antes de comprar, a dica é pegar uma trena e medir o espaço que tem na cozinha, nas portas ou corredores por onde ele vai passar, pra não dar problemas, tá?

- Por último, escolher uma boa mesa é super importante. Tem fogões com mesas de aço, aço inox ou vidro, que é mais fácil de limpar. Demais, né?


Tipos de forno

Gente, o forno é outra parte que você precisa escolher com atenção.. Ele precisa ter um bom espaço interno pra suprir as necessidades da sua família e pode vir com várias funções.

Tem até fogão com forno duplo pra quem adora cozinhar e quer ganhar tempo assando o prato principal e a sobremesa ao mesmo tempo. Incrível, né?

Tem também fornos com grill, que deixam os pratos crocantes, com timer pra avisar quando o cozimento tá pronto e desligamento automático, que é ótimo pra pessoas esquecidas, que sempre queimam um assado. Aí sim, hein?

Outras funções práticas são os sistemas autolimpantes, que ajudam a evitar que a sujeira grude, a distribuição igual de temperatura e os vidros duplos que mantêm o forno quente por mais tempo e frio do lado de fora. E se você é fã de assados profissionais, pode comprar até com espetos, pra fazer o legítimo frango de padaria. Demais!
 

Acabamento e tipo de energia

Por fim, tem os acabamentos. O fogão pode vir na linha branca ou preta, com acabamento de aço inox e portas de vidro comum ou vidro duplo espelhado. Um luxo!

Outra novidade é que além do fogão a gás de botijão, tem também o fogão com entrada pra gás de rua e o fogão elétrico, que pode ser bivolt e tem a facilidade de só ligar na tomada pra funcionar. Bacana, né?


Gostou das dicas? Aqui no Magazine Luiza tem o fogão ideal pra sua casa!