Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Fabricação sustentável

Fabricação sustentável

Conheça um exemplo de responsabilidade com o meio ambiente e a importância da sustentabilidade

Adega

Atualizado em 1 Out 9

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Nesta matéria vou falar de um assunto mais sério e que é responsabilidade de todo mundo!
Tanto em casa quanto no trabalho temos que nos preocupar com o meio ambiente. Fazemos parte dele e dependemos da natureza para nossa sobrevivência, não é?

Sabendo disso, várias empresas fabricantes de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, vêm desenvolvendo linhas ecologicamente corretas e aderindo à sustentabilidade.

Mas o que é sustentabilidade?

É a capacidade de um indivíduo, de um grupo ou de empresas de viverem em considerável harmonia com o meio ambiente.

Um produto fabricado a partir dessa ideia, a princípio, devolve parte dos recursos que utilizou da natureza e que processou na fabricação de um produto específico. Com isso, garante a qualidade de vida das pessoas e a longevidade de recursos naturais naquela área, proporcionando às futuras gerações mais qualidade de vida. Produzir é legal, mas sem prejudicar nada nem ninguém, né?

A GE participa

Preocupada com o mundo de hoje e o que deixaremos para as gerações que ainda estão por vir, a GE embarcou na sustentabilidade de maneira inteligente e eficaz. A empresa criou o conceito "Ecomagination". Este nome foi escolhido por traduzir a força de vontade da empresa em  criar e colocar em prática soluções de mercado sustentáveis para tudo aquilo que é produzido no planeta, principalmente eletrodomésticos, lâmpadas, turbinas de avião e equipamento médico.

Segundo a gerente da marca GE, Luciana Ferreira, "a empresa tem se dedicado a desenvolver eletrodomésticos que reduzam a poluição, gastem menos energia e promovam a economia de água".

Os refrigeradores, por exemplo, são feitos com gases ecologicamente corretos que não agridem a camada de ozônio, já tão afetada! Além disso, eles têm o selo de classificação "A" do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel) e do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro). Selo "A" significa que o aparelho é top de linha em termos de economia de energia. Aí sim é bom para todo mundo!
Os fogões da marca GE também não ficaram de fora desta nova empreitada: eles vêm com o selo de qualidade Procel/ Inmetro referente ao baixo consumo de gás e energia.

As  lavadoras também foram incluídas nesta "onda verde". A King Capacity lava até 15 quilos de roupas e gasta, em média, só 34,32 kWh por ano. Já uma lavadora normal de 12 quilos consome 48,36 kWh por ano, em média. É muita diferença, não é?

E como este controle é feito?

A empresa responsável pela comercialização de eletrodomésticos no país utiliza um sistema de gestão ambiental para analisar suas atividades e o impacto que elas causam ao meio ambiente. Assim, pode controlar os resíduos que são emitidos na água, na terra e no ar.
A GE usa duas estações de tratamento de efluentes para reciclar a água que foi utilizada na fabricação dos eletrodomésticos e inclui neste tratamento todo o volume de água que foi usado nos refeitórios, bebedouros e sanitários das fábricas.

A empresa adotou um programa de coleta seletiva, que separa todo o lixo gerado para reciclagem, aumentando a vida útil dos aterros sanitários e poupando recursos naturais. Além de um rigoroso critério que serve para analisar a utilização de produtos químicos nas fábricas. Assim dá para cuidar melhor dos produtos que são fabricados, do meio ambiente e da saúde dos funcionários!

Seria ótimo se esse exemplo fosse seguido por todas as empresas, né? Mas se você não comanda uma grande fábrica, tem como colaborar todos os dias, viu? Em casa, no trabalho, na escola, todo mundo pode participar para deixar o mundo melhor!

Aproveite esta história e comece a viver uma vida mais verde também!