Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Gordura abdominal

Saiba as consequência e como se livrar desse mal que afeta a maioria dos brasileiros

Fitness e Musculação

Atualizado em 11 Dez 12

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

A gordura abdominal é consequência de excesso de calorias por anos e um alerta para que mais danos à saúde não ocorram.
 
Alimentos altamente calóricos e gordurosos e bebidas alcoólicas são os responsáveis pelo volume abdominal. Pães, cerveja, massas, doces, batata frita, refrigerantes são alguns dos causadores da formação da barriga.
 
Um exemplo para entender como a caloria se forma tão rapidamente é beber um chope. Cada copo tem em média 100 a 120 calorias, e em uma mesa de bar ou evento acaba bebendo um pouco mais que um copo. E claro, os petiscos inevitáveis, sempre saborosos e hipercalóricos, como pizzas, torresmos, linguiças, batatas entre outros, que no mínimo contém 300 gramas em pequenas porções. Fica fácil, num ambiente descontraído, ingerir cerca de 2000 calorias, que não se perdem fácil e acabam acumulando na forma de barriga.

Nessa conta também inclui a distensão abdominal com o excesso de líquido ingerido no formato de chope. Há perda de tônus muscular local, causando a famosa ?barriga de chope?.

A gordura abdominal é também conhecida como gordura visceral, por estar entre os órgãos, causando alto risco a saúde. Ela pode causar a síndrome metabólica, que aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. No acúmulo de gordura abdominal, também há o aumento de colesterol e triglicerídeos elevados, além da hipertensão arterial e aumento da glicose, além da obesidade.

A forma para combater o acúmulo de gordura abdominal é uma dieta rica em fibras, proteínas e vitaminas, atividades físicas constantes e ingerir bastante líquido. Evite gorduras saturadas em excesso, encontradas em alimentos processados como salames, assim como frituras de qualquer espécie. Ingerir fibras em cereais, sementes e grãos ajuda a reduzir as taxas de colesterol e melhoram o funcionamento do intestino.

Diminuir a carga de bebidas alcoólicas, refrigerantes e doces, assim como a cafeína e embutidos ajuda a manter os minerais do organismo e mantém o nível açúcar no sangue em padrões aceitáveis. Comer frutas, verduras e legumes são fundamentais. Ovos também são ótimos para consumo, com alto nível de proteína de alto valor biológico, ômega 3, vitamina E, biotina e colina. Assim também como canela, orégano, cravo e os outros condimentos, que contêm fito-químicos e antioxidantes para controlar o açúcar.

Os exercícios aeróbicos são fundamentais para manter o abdômen desejado, já que o corpo queima gorduras por completo e não apenas numa área específica. A pré-disposição genética é fator importante para os locais onde serão perdidas mais medidas e a barriga, na maior parte das vezes, é a última a diminuir.

Os abdominais são os mais conhecidos exercícios localizados, e eles ajudam a definir a musculatura do abdômen, fortalece a região central do corpo dando mais estabilidade e estrutura física, inclusive com melhor postura.

 Os suplementos alimentares, quando unidos à atividade física e a dieta, podem fazer milagres. Os mais conhecidos e eficazes para queimar gordura em geral, inclusive abdominal, são os termogênicos. Uma mistura de substâncias cujo objetivo é acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura corporal, como a cafeína, sinefrina HLC e yoshibe. Por acelerar os batimentos cardíacos e a sensação de adrenalina intensa, não deve ser ingerido por muito tempo, com intervalos necessários para que o corpo se organize naturalmente.

Em formato de cápsulas, o Termogênico Thermo Active, da Body Nutry contém guaraná em pó, cafeína, citrus aurantiun que é a laranja amarga, chá verde, cromo quelato, excipiente, e vários outros componentes químicos, ingeridos duas delas pela manhã e outras duas cápsulas meia hora antes da atividade física.

O Termogênico L-carnitine Endogen 500 ml, da Midway é líquido e deve ser consumido em uma porção de 45 ml ou três tampas dosadoras, 30 minutos antes do exercício.