Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Lavadora de alta Pressão

Lavadora de alta Pressão

Vem comigo que eu tenho dicas bem legais pra você escolher a lavadora ideal

Jardim e Varanda

Atualizado em 19 Nov 14

4 min de leitura

Tá precisando de uma ajudinha pra lavar quintal, carro, janelas, calhas ou até mesmo limpar alguma área numa indústria? Então, vale a pena investir numa lavadora de alta pressão, viu? Afinal, com ela, além de fazer limpezas bem melhores e mais rápidas, você ainda economiza água. Uau! Agora, quer saber mais sobre essa máquina incrível? Então, vem comigo que eu te conto tudinho!


Preparando a sua casa pra lavadora de alta pressão

 

Sabia que dá pra economizar mais de 80% de água com uma lavadora dessas? Pois é! E você ainda faz o seu serviço bem mais rápido, já que a lavadora usa a potência do jato de água pra limpar de um jeitinho muito mais fácil!


Mas olha só: na hora de escolher a sua lavadora, você precisa tomar alguns cuidados, viu? O primeiro é checar se as instalações elétricas tão em dia na sua casa. É que, fios desencapados, além de terem o risco de aumentar o consumo de energia e diminuir a potência da máquina, podem causar choques!


Outro passo bem importante é ver se na sua casa, a água que vem da rede de abastecimento tem bastante força, viu? Se ela tiver fraquinha, a máquina não recebe água suficiente pra trabalhar e pode até mesmo queimar! Então, se a sua máquina não consegue jogar a água pra fora com a força ideal e fizer muito barulho, esse pode ser o problema.


Escolhendo o modelo ideal

 

Pra achar o modelo certo entre tantas opções, você precisa ter em mente que tipo de lugar vai ser limpo, como a lavadora de alta pressão será usada e com qual frequência. É que, tem modelos ideais pra usar em casa e outros próprios pra uso comercial e industrial. Mas, não precisa se preocupar! Dá só uma olhadinha no que separei pra te ajudar:


Grupo A - essas lavadoras são ideais pra uso doméstico leve, tá? São ótimas pra lavar quintal, carro, janelas e até mesmo grelhas de churrasqueira! Esse modelo tem de 1.200 a 1.500 libras de potência, é bem levinha e silenciosa.


Lavadoras pra uso doméstico leve são pequenas e fáceis de carregar


Grupo B - essa lavadora, além de ser mais potente é maior e excelente pra uso doméstico intenso. É que ela lava desde quintais e pátios em casas grandes até sítios e chácaras! E ela tem entre 2.000 e 2.600 libras de potência e consegue arrancar até tocos de mato e terra! Aliás, é ótima também pra lavar cercas, decks de madeira e barcos pequenos, viu?


Modelos pra uso doméstico intenso são maiores, mais potentes e têm rodinhas


Grupo C - as máquinas desse grupo são ideais pra uso profissional e costumam ter a partir de 3.000 libras de potência, tá? Elas são bem resistentes e funcionam por bastante tempo, sem problemas! Por isso, são ótimas pra limpeza de áreas comerciais, jardins, pátios, condomínios e postos de gasolina. E, se você tiver um lava-rápidos, por exemplo, dá pra lavar carros e vans! Ah, não pense que é só isso, viu? Esse modelo também pode ser usado em fazendas e locais de construção pra limpar até cimento e paredes manchadas!


Lavadora comercial pra uso leve é grande, mas prática de levar pra onde quiser


Grupo D - já essa lavadora de alta pressão tem uma potência bem alta, que pode passar de 4.000 libras, e entra na categoria de lavadora industrial. É um aparelho pra uso diário e intenso, principalmente pra quem trabalha profissionalmente na área de limpeza.


São normalmente usadas em grandes áreas públicas, na limpeza de muros pichados, em galpões de grande porte e lava-rápido de ônibus e caminhões. Ela não vem com aqueles acessórios que as outras lavadoras têm, é muito mais pesada e seus jatos e mangueiras têm uma grande resistência! O bom é que dá pra encontrar modelos elétricos ou movidos a gasolina que são ótimos pra usar no campo ou em qualquer lugar que não tenha uma tomada por perto. Aí sim, hein?
 

O modelo com motor a gasolina é ideal pra ser usado no campo


Outras dicas

Olha, sua lavadora de alta pressão residencial ou comercial pode ser um modelo que usa apenas água fria ou também com capacidade pra trabalhar com água quente, viu? Nesse caso, fica ainda mais fácil tirar manchas e sujeiras!


Além disso, antes de escolher sua lavadora de alta pressão por grupo e potência, é importante também verificar o LPM, que são os litros de água por minuto que ela usa. É que isso influencia no tempo de limpeza. Uma lavadora com LPM de 7 litros, por exemplo, pode levar 20 minutos pra lavar um espaço que uma lavadora com LPM de 17 litros levaria menos de 5 minutos!


Outro detalhe importante é que, se você for usar uma lavadora muito potente, é legal ter um treinamento básico e usar equipamentos de segurança, como botas e luvas, viu? Afinal, a força da água nesses caso é grande e pode até mesmo causar acidentes.


Ah, cuidado com as superfícies, viu? Mesmo as lavadoras mais básicas podem ter jatos potentes demais que arrancam rejunte dos pisos ou tinta das paredes. Por isso, sempre leia o manual do modelo que você comprar e teste os jatos e acessórios antes de usar nas áreas mais sensíveis, combinado?


Prontinho! Agora, é escolher a sua lavadora de alta pressão aqui no Magazine Luiza! Aproveite pra conferir as ofertas de lavadora extratora.