Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Mais núcleos, é igual a mais velocidade?

Mais núcleos, é igual a mais velocidade?

Confira as dicas, cuidados e mitos sobre o processador do seu tablet

Tablets

Atualizado em 22 Ago 14

2 min de leitura

mais núcleos-e-igual-a-mais-velocidade

                      

Gente, na hora de escolher seu novo computador, smartphone ou tablet é importante olhar todos os detalhes do processador, sabia? Ele é como o cérebro do seu aparelho, que tem como função, entre tantas outras, não deixar o aplicativo ou programa que você gosta ficar travando. Olha só essas dicas que eu separei pra te ajudar.

Primeiro mito: a quantidade de núcleos e o poder do processador
É comum achar que quanto mais núcleos melhor, né? Mas, no caso dos
tablets nem sempre isso é verdade, viu?Segundo a Intel, o que conta mesmo é a qualidade do núcleo. Em alguns casos ter menos núcleos pode até deixar seu aparelho mais eficiente e poderoso. E, quanto mais núcleos, mais energia seu tablet vai precisar pra que eles funcionem juntos e de forma eficiente.

Ficou confuso? Calma, que eu vou explicar melhor! O núcleo do processador é como uma calculadora pronta pra entrar em ação quando você envia uma mensagem, abre um jogo ou manda qualquer instrução pro seu gadget. E, pra algumas contas simples, você não precisa de três ou quatro calculadoras, né? Uma só já é suficiente! Além disso, essas calculadoras podem não ter sido projetadas pra trabalharem juntas.

Processadores que consomem menos e geram gráficos incríveis
Mesmo tendo menos núcleos pra garantir a mesma velocidade, a Intel investiu em outro recurso: o menor consumo de energia. Com uma técnica que chamamos de Tecnologia Intel Hyper-Threading, os núcleos até melhoraram a capacidade de multitarefa dos seus chips. Isso significa que um processador pode usar melhor os núcleos e rodar como um chip com mais núcleos. Legal, né?

Agora, se você gosta de games, fique ligado! Hoje em dia, os melhores jogos pra PC foram criados e programados pra funcionarem em sincronia com processadores de até quatro núcleos, tá? 

Imagine uma banda de música. É como se a partitura fosse criada pra quatro instrumentos. Assim, comprar um processador com mais núcleos não vai fazer a música, que nesse caso seriam os gráficos, soarem melhor. Ah, e existem versões de até 8 núcleos.

E a segurança? Já embarcou!
Os processadores Intel já estão trabalhando com protocolos de segurança gravados neles mesmos. É como um antivírus que não precisa ser instalado, pois já vem gravado no chip. Isso tem sido cada vez mais comum por causa dos malwares, que são os programas que prejudicam seu aparelho, disfarçados de aplicativos. Quando você baixa um, ele começa a tomar conta do seu smartphone ou tablet, instalar outros programas e até acessar suas senhas. Ninguém merece, né?

Por isso, com a segurança já instalada no chip, você não depende nem mesmo do sistema operacional pra ficar seguro e livre de ameaças. Muito bom, né?

E aí, pronto pra entrar no mundo dos tablets com os processadores Intel?