Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Medidores por qual optar?

Diferença entre esfigmomanômetro e medidor de pressão digital

Medidores e Testes

Atualizado em 1 Out 9

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

A hipertensão arterial, comumente chamada de pressão alta, é um problema de saúde que atinge a muitos brasileiros. Na prática, é um mal perigoso porque age silenciosamente, sem apresentação de sintomas. Sendo assim, muita gente pode não saber que é hipertensa até que apresente problemas no coração, cérebro ou rins.

O sangue é bombeado pelo coração e levado para diversas partes do corpo através de vasos sanguíneos chamados de artérias. A pressão arterial nada mais é do que a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias enquanto é bombeado. Quando o coração bate, a pressão sobe, o que é chamado de pressão sistólica. Quando o coração está em repouso, descansando entre um batimento e outro, a pressão arterial cai. Chamamos isso de pressão diastólica.

A pressão arterial é sempre dada por dois números, correspondentes às pressões sistólica e diastólica. Por exemplo, se a sua pressão arterial for 120/80 mmHg, é considerada normal. O primeiro número é a pressão sistólica e o seguinte, a diastólica. Quando esses números superam 140/90 mmHg, significa que o paciente sofre de hipertensão e necessita de cuidados médicos.

Existem vários aparelhos que são usados para medir a pressão. O mais comum é o esfigmomanômetro, essa palavra difícil de pronunciar. Na verdade, é um instrumento muito simples. Ele é composto por uma bolsa inflável de borracha envolvida por uma capa de tecido inelástico. Esse sistema, por sua vez, é conectado por um tubo de borracha a um manômetro. Um outro tubo, que contém uma válvula controlada pelo operador, insufla a bolsa com ar. Por se tratar de um aparelho cheio de especificações técnicas, que requer a interpretação de números e sinais vitais, é ideal para ser utilizado por profissionais da área de saúde.

Quem não é formado em medicina, ou em qualquer outra área de saúde, pode ter alguma dificuldade em conferir a pressão arterial utilizando um esfigmomanômetro. Por isso, o ideal para quem quer ter em casa um aparelho eficaz é adquirir um medidor digital. Eles são mais fáceis de usar, sem a necessidade de interpretar números e resultados. Basta acoplá-lo ao braço, apertar um botão, e aguardar o resultado no display. Em poucos segundos, o paciente fica sabendo com exatidão a sua pressão arterial.

Uma vida saudável começa com uma pressão arterial controlada.