Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Pneus Remold VS

Pneus Remold VS

Entenda as vantagens de adquirir pneus novos para seu veículo

Autopeças

Atualizado em 25 Out 11

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Na maioria das vezes a palavra economia faz surgir na mente boas sensações, no entanto, em muitos momentos é importante pensar se essa economia imediata vale à pena em função de dores de cabeça posteriores. Essa premissa se enquadra perfeitamente ao segmento de pneus, hoje disputados pelos originais e pelos Remold, ou remodelados, ambos vendidos no mercado brasileiro. 

Mas o que é um pneu Remold?  Se você ainda não viu e nem ouviu falar desses pneus se prepare, pois eles têm sido amplamente utilizados por muitos motoristas ao redor do mundo. Mas aí fica a dúvida, como eles são fabricados?

Os pneus remoldados são produzidos por meio de um processo que consiste na total remoção da borracha de carcaças de pneus antigos para que após esse procedimento sejam totalmente reconstruídos e vulcanizados sem qualquer emenda. Esse é um método totalmente diferente do utilizado no pneu recapado, no qual apenas é colocada uma nova camada de borracha sobre o pneu usado.

Os pneus Remold têm - em média ? valor 30% menor do que os pneus novos originais. No entanto, profissionais do setor de automóveis recomendam que o cliente leve em consideração alguns fatores na hora da compra desses modelos.

O primeiro é a durabilidade, testes de campo demonstraram que esses produtos possuem durabilidade 30% menor do que um pneu novo, isso já acaba trazendo um grande impacto quando se coloca os valores no papel. Outro detalhe é a dificuldade para se alcançar o balanceamento ideal, pois, devido a maneira como é fabricado, na maioria dos casos, um mesmo jogo de pneus não possui peso igualmente distribuído, o que dificulta a realização do procedimento. Os Remold também apresentam uma diferença considerável no tempo de frenagem tanto no molhado quanto no seco o que exige mais do motorista e das peças do automóvel.

Outro detalhe está relacionado a falhas na fabricação do produto. Algumas peças apresentam acabamento deficiente capaz de comprometer a durabilidade e a estabilidade à direção. Problemas como esses podem causar um maior desgaste de algumas partes do automóvel, comprometendo seu comportamento nas ruas e também a durabilidade de algumas peças.

Algo que o motorista também deve estar atento ao realizar um comparativo entre pneus novos e pneus Remold é o fator procedência de material. Os pneus originais têm esse quesito a seu favor, além de uma grande possibilidade de escolha entre as padronizações de tamanhos e usos. Jogam ainda a favor dos pneus novos a economia de combustível e a durabilidade, que, devido a normas implementadas pelas empresas fabricantes, facilita a manutenção e a rodagem dessas peças sem que haja desgaste desnecessário.

Todos esses fatores acabam pesando na balança, já que a economia a longo prazo com a menor necessidade de manutenção, menor consumo de combustível e melhora do desempenho do veículo são vantagens que devem ser levadas em conta na hora de efetuar a escolha. Sendo assim, escolher um produto mais barato na entrada não significa a certeza de uma real economia a longo prazo.