Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Pulverizadores em seu jardim

Vem com a Lu conhecer os tipos de pulverizadores e saiba escolher o ideal

Material de Construção

Atualizado em 25 Nov 14

2 min de leitura

pulverizadores-em-seu-jardim

Jardinagem é um ótimo hobby! Cuidar de plantas e flores é uma atividade que pode acalmar, ajudar a refletir e combater o estresse diário, sabia? Mas para ter um jardim é importante proteger sua vegetação direitinho. Por isso, cuide dele usando o pulverizador certo.

 

O tamanho da área


A primeira dica para escolher seu pulverizador é saber o tamanho da área a ser protegida e o tipo de produto que vai ser utilizado. Em pequenas plantações, como hortas ou pomares de sítios, por exemplo, minha dica é usar o pulverizador manual, do tipo "mochila". Ele tem pequena capacidade de armazenamento e pressão, mas que são suficientes para a tarefa. Pulverizadores de maior porte são usados em jardins maiores. Esses produtos possuem uma bomba compressora mecânica, que mantém constante a pressão e a pulverização, além de terem reservatórios maiores, que podem percorrer mais espaço antes de você precisar encher de novo.

 

Outras dicas importantes


Além do tamanho do jardim, área a ser pulverizada, é importante prestar atenção à frequência das pulverizações, os produtos a serem utilizados e à altura das plantas. Quanto maior a altura das plantas, maior deverá ser a pressão do pulverizador. Só assim ele alcançará os ramos mais altos.

 

Com a chegada do verão, a temporada mais quente do ano, aparecem também as pragas de jardim. Por isso é sempre bom ficar de olho nas suas plantas e plantações, para garantir que elas vivam saudáveis e belas.

 

A dica é adubar bem seu jardim. Uma plantação bem adubada, regada e com podas regulares fica mais protegida do ataque de pragas, viu? As mais comuns são cochonilhas, pulgões e cigarrinhas. Nesses três casos, pulverize com inseticida de jardinagem, que é fácil de encontrar nas lojas especializadas.

pulverizadores-em-seu-jardim

Regar sempre ajuda no crescimento das plantas

 

Água e sol


Mas atenção: só pulverizar suas plantas não basta. A quantidade de água e sol que uma planta necessita varia de espécie para espécie. Em caso de viagem, o ideal é não tirá-las do lugar a que estão acostumadas. Enquanto cactos precisam de água somente uma vez por semana, outras plantas, com mais folhagem  exigem uma rega diária.

 

Para saber quais as melhores espécies para ter em seu jardim, falar com um bom profissional da área pode ser a melhor pedida. Ele vai indicar todas as opções de vegetais para o seu espaço, levando em conta tudo isso que te contei aqui.

 

E aí, animado para deixar seu jardim ou sítio do jeito que sempre quis? Escolha já seu pulverizador e mãos à obra!