Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Quer um armário branco?

Quer um armário branco?

Dicas para limpar, e deixar eles brilhando!

Quarto

Atualizado em 26 Set 13

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

De acordo com as leis da Física, o branco é a união de todas as cores existentes. No entanto, ninguém quer que suas roupas e seus utensílios domésticos sejam um Carnaval de diferentes matizes, ainda mais se esses utensílios forem armários brancos. Não é nada agradável perceber algum tipo de mancha ou sujeira em móveis claros. Por isso, apresentamos algumas dicas de como deixá-los bonitos, sem pôr de lado a praticidade.

Como expõem mais facilmente a sujeira, os armários brancos devem ser higienizados com um pouco mais de cuidado. Desse modo, podemos começar pela parte interna das gavetas, utilizando uma escova de dente velha, a fim de remover a poeira e outros resíduos acumulados nos cantos. Se houver à disposição um aspirador portátil, melhor ainda. Ele ajuda a retirar o pó de mais maneira mais eficiente. Após esse procedimento, convém espalhar água e detergente neutro com o auxílio de um pano umedecido. Por fim, para não criar a possibilidade de se desenvolver fungos e ácaros, deve-se passar uma flanela seca por toda a gaveta. Além disso, algumas pessoas costumam usar, também, sabão de coco, limão, cravo-da-índia ou vinagre branco diluído em água para minimizar odores provenientes de mofo, principalmente.

Na parte externa, não se recomenda o uso de produtos para polimento, como lustra-móveis e óleo de peroba, pois eles escurecem a madeira ou danificam a fórmica. Por mais surpreendente que pareça, a maneira mais eficiente de se limpar armários brancos é aplicando uma solução de água e leite com um pano. Pode-se, igualmente, usar apenas o leite, esfregando-o com um tecido aflanelado. Caso a superfície esteja muito engordurada, sabão em pó diluído em água resolve logo o problema.

Aconselha-se não borrifar as soluções líquidas diretamente, pois elas podem infiltrar-se e apodrecer o material de que é composto o móvel. Do mesmo modo, deve-se tomar cuidado com palhas de aço, uma vez que elas arranham. Para manchas mais resistentes, em armários de cozinha ou de banheiro, recomenda-se a utilização de Vim líquido.

Após a limpeza mais pesada, é sempre bom pôr pequenas bolas de cedro inodoras e incolores nas gavetas e demais reentrâncias dos armários. Elas absorvem a umidade do ambiente, a qual pode causar mofo, e também atuam como repelentes de insetos nocivos, como traças, baratas e formigas. Em guarda-roupas, bolinhas ou gotas de eucalipto, jasmim ou alfazema perfumam o interior do móvel, afastam pragas e deixam as peças do vestuário cheirosas. Essas bolinhas são encontradas facilmente em supermercados e, até mesmo, em farmácias.

No mais, para conservar a limpeza no dia a dia, é só passar um pano levemente úmido. Assim, teremos armários bem conservados por bastante tempo, com um brilho duradouro e sem despender de tanto trabalho.