Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Roupas de cama, mesa e banho

Roupas de cama, mesa e banho

Saiba como organizar

Cama

Atualizado em 30 Ago 12

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

As roupas de cama, mesa e banho, quando guardadas, podem provocar mofo e acumular micro-organismos. Imagina se quando você resolve pegar aquela toalha branca, usada apenas em momentos especiais e ver que ela está amarelada?

A forma como elas serão guardadas será pontual para manter a limpeza e seu padrão de qualidade por muito tempo, sem causar esse e outros tipos de surpresas desagradáveis.

Disponha todas as roupas na cama, para verificar a qualidade das peças, separe o que está rasgado ou desgastado pelo tempo para usar em outra função, como sacos para guardar roupas em cabides etc. Se for necessário, compre mais peças para completar o enxoval, na quantidade ideal de quatro para cada pessoa, com troca semanal, o que faz com que se use cada peça, pelo menos uma vez por mês e evita que ela fique guardada e amarelada.

Quando o inverno acabar, os edredons e cobertores podem ir para a lavanderia, para uma limpeza profunda. Na hora de lavar toalhas, use sabão em pó com vinagre branco, para substituir o amaciante e deixa-las ainda mais macias.

Muita gente guarda as roupas, inclusive colchas e edredons, em sacos plásticos. É um erro já que eles impedem o fluxo do ar e acumulam a proliferação de bactérias e fungos, causadores do mofo. A melhor forma de guardá-los é usando sacos ou envolvendo-os em panos de algodão ou TNT, que proporcionam ventilação e proteção ao mesmo tempo para sua conservação.

O melhor lugar para guarda-los é um armário só para estas roupas, ou mesmo uma cômoda com gavetões. Se não puder, use um espaço no seu guarda-roupa ou de cada membro da casa, para as roupas de cama e banho, e também separe um espaço e na cozinha para as toalhas de mesa e jogos americanos. Os baús, modelos antigos para guardar essas peças de roupa, podem ser resgatados também e vão dar um charme a mais na sua decoração. Distribua sachês perfumados entre as roupas, para manter o frescor.

Guarde lençóis e toalhas junto com seus conjuntos, para evitar que se espalhem e se percam ou que uma peça seja mais usada que a outra. E na hora da organização, faça por estampas, cores e tamanhos. Edredons são muito volumosos e precisam de um espaço só para eles. As toalhas devem ser enroladas para ocuparem menos espaços, dispostas em cores para facilitar a escolha. Já os lençóis, podem ser dobrados com as fronhas por cima. As toalhas de mesa, guardanapos de pano e jogos americanos podem ser dobrados juntos, também formando conjuntos.

Em casa cheia, pode haver misturas de lençóis. A dica é comprar cores e estampas diferentes para cada um, o que facilitará na hora de separar.

Aproveite todas as nossas dicas e faça as melhores escolhas na hora de organizar e comprar roupas de cama, mesa e banho!