Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tablet sem sujeira

Dicas para limpeza das telas

Pecas para Computador e Notebook

Atualizado em 27 Set 11

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Para usuários de equipamentos com telas touch-screen, como smartphones e Tablets, é comum perceberem que seu aparelho fica constantemente sujo de poeira, se ficar por muito tempo parado em mesas e escrivaninhas ou engordurados quando utilizados com mais frequencia.

Alguns cuidados devem ser dispensados para limpeza adequada de telas, para a durabilidade e higiene de seu aparelho. Principalmente os Tablets, que possuem uma tela maior e frequentemente seus comandos são acessados pelos toques dos dedos através da tela, consequentemente ficando marcados pela umidade das mãos. Aqui vão algumas dicas importantes.

Não se deve usar qualquer produto, como álcool, produtos de limpeza pesada, ou limpadores de vidros, como se podia usar nos aparelhos de antigamente. São materiais com química forte e telas de LCD ou Plasma são produtos ultrasensíveis que requerem um cuidado mais especial. Produtos abrasivos e agressivos devem ser evitados para a limpeza deste tipo de superfície.

Algumas lojas vendem kits próprios para limpeza de telas touch-screen, vem em forma de gel e são bem práticos de utilizar. Mas se você precisar de algo mais urgente, poderá seguir esses passos:

Em primeiro lugar, evite que a corrente elétrica esteja passando e desligue o aparelho. Espere por alguns minutos e só depois, pegue um pano seco, macio e antiestático, com textura parecida com aquelas flanelas que vem acompanhados dos óculos para retirar a sujeira superficial. Evite panos que soltem fiapos.  Alguns são vendidos em lojas de material de informática ou fotografia. Nunca utilize papel toalha, guardanapos ou papel higiênico, eles podem arranhar a superfície.

Depois de retirada toda a poeira e sujeira superficial, é hora de partir para a limpeza mais profunda. Somente um tipo de álcool é permitido para limpeza destes aparelhos ? o álcool isopropílico. Podem ser encontrados facilmente em farmácias de manipulação ou em lojas de perfumaria. Deve-se ter cuidado ao utilizar este tipo de álcool, pois é inflamável e levemente tóxico. Outro produto que pode ser utilizado também para este tipo de limpeza é a água destilada. Evite utilizar água da torneira diretamente, pois possui elementos químicos fortes que podem agredir e causar manchas na tela.

Nunca aplique ou borrife os produtos diretamente na tela, embeba-os no pano, mas não encharque, nem deixe escorrer e só depois passe na superfície. Não esfregue muito forte. Faça movimentos circulares. Assim evita manchas. Alguns usuários já testaram algumas gotas de vinagre na água para a limpeza da tela do Tablet. Mas não é aconselhável por não haver segurança neste tipo de limpeza e pelo cheiro forte do vinagre que fica depois.

Sempre que possível, procure em lojas especializadas os produtos certo para este tipo de limpeza. Tenha certeza de que com estes cuidados, pelo menos feitos semanal ou quinzenalmente, você deixará seu Tablet sempre com aparência de novo.