Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Ukelele: um som familiar no Havaí

Ukelele: um som familiar no Havaí

Conheça as origens do instrumento musical ukelele

Instrumentos de Corda

Atualizado em 19 Dez 11

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

O ukulele, às vezes chamado de viola havaiana, é um instrumento da família das guitarras européias, a mesma do tradicional violão. Suas principais características são o corpo diminuto, que lembra o de um cavaquinho brasileiro, e suas quatro cordas de nylon. Atualmente, o ukulele vem ganhando muita popularidade e seu uso em discos está cada vez mais difundido. O instrumento foi consagrado depois de sua presença em grandes hits de astros da música como Paul McCartney e Jack Johnson.
 
O ukulele surgiu século 19 como uma interpretação havaiana do próprio cavaquinho, que teria sido levado até a ilha por imigrantes portugueses, oriundos da Ilha da Madeira (que também levariam o instrumento para o Brasil) e do Cabo Verde. Três viajantes em particular: Manuel Nunes, José do Espírito do Santo e Augusto Dias são normalmente apontados como criadores do Ukulele e os artesãos que teriam espalhado o instrumento musical pelo arquipélago. Dentro de poucos anos, com o suporte da realeza local, que promovia os bailes reais ao som deste pequeno instrumento de cordas, ele passou a ser sinônimo da cultura musical havaiana.

Popularmente, dizem que o nome do ukulele vem do havaiano "pulga saltitante", talvez devido à ação rápida dos dedos exigida ao tocar o instrumento. Outra história tradicional diz que o instrumento foi assim batizado em homenagem a um inglês, Edward William Purvis, que trabalhava para o Rei Kalakua. Baixinho, hiperativo e um mestre do cavaco, ele teria recebido o nome de "presente que veio para cá", unindo as palavras havaianas uku (presente) e lele (vir).

O ukelele começou a tomar o mundo em 1915 em São Francisco, quando foi usado como representante da cultura havaiana em uma enorme feira cultural. A partir de então, alguns grandes músicos da época se interessaram por ele, e o som desse instrumento ganhou as rádios dos Estados Unidos com performances de Roy Smeck e Cliff Edwards. Em pouco tempo o ukelele se tornou um símbolo, aparecendo em filmes e em dezenas de canções populares, se tornando um dos ícones da primeira era do Jazz tendo lugar de destaque em todas as famosas Big Bands.

O papel de protagonista desse cavaquinho havaiano só seria perdido em meados da década de cinquenta, com o surgimento da guitarra elétrica e sua ascensão no meio musical, que colocaria o rock and roll em evidência e deixaria o ukulele, ainda ligado ao Jazz, um pouco de lado.

O ukelele só voltaria com força no cenário musical no final dos anos noventa pelas mãos de Israel Kamakawiwo'ole, a partir de uma gravação da clássica música do Mágico de Oz "Over de Rainbow" com "What a wonderful world", em um belíssimo medley. A canção foi usada em mil comerciais, documentários e programas televisivos e ajudou a catapultar a popularidade do instrumento.

Desde esse movimento de ressurgência, o ukulele voltou a frequentar as listas de mais ouvidos com canções como "Breakdown" de Jack Johnson (que sempre grava acordes com o instrumento em seus discos), "Soul sister" de Train, "I'm yours" de Jason M'raz, "Jets" do grupo Blur, além dos maiores "figurões" da música moderna, os ex-Beatles George Harrison, com dezenas de gravações no instrumento, e Paul McCartney com sua nova versão de "Something" em homenagem ao falecido amigo.
 
Esta nova popularidade do ukulele chegou com força ao Brasil, onde artistas como Marisa Monte, Ivo Mozart e Gabriel Guerra compõe e gravam regularmente com o instrumento. O irmão mais novo do cavaquinho começa aos poucos a invadir o país onde sua família já foi tão consagrada, e a procura e o interesse dos brasileiros por esse som havaiano, tão próximo e familiar, aumenta todos os dias.

O ukulele, advindo de um arquipélago distante e esquecido por tantos anos, volta a viajar o mundo, mostrando a todos a beleza de seus acordes e melodias.

Ukelele o som do Havai, confira o vídeo: