Ótimos filmes com nossas dicas!
Aprenda alguns truques para fazer filmagens inesquecíveis com qualidade de imagem inigualável

Antes de pegar uma Filmadora Digital e sair fazendo filmes por aí, correndo o risco de não conseguir exibir as imagens a ninguém por conta da péssima qualidade, confira algumas dicas que preparamos para você.

O primeiro hábito que você deve adquirir quando começar a fazer imagens é o de identificar sempre as mídias (cartões de memória, DVDs, etc) que serão utilizadas, antes mesmo de apertar o rec. Escreva a data e o tema que será tratado na etiqueta da mídia. Assim, você evita ter que assistir várias vezes à mesma coisa para encontrar o que procura, além de não correr o risco de apagar algo importante.

Se você não tem muita experiência com a filmadora e fará muitas imagens paradas, o ideal é adquirir um tripé. As câmeras já possuem um recurso de estabilização da imagem, mas muitas vezes este não é suficiente para evitar um efeito de imagens tremidas com excesso de movimentação da câmera, que podem provocar desconforto no expectador.

Para garantir belas imagens, é fundamental preocupar-se com a luz, seja em ambientes externos ou internos. Uma dica básica para quem quer fazer imagens durante o dia é filmar sempre de costas para o sol. Se você tiver que fazer o contrário, tenha em mãos algum rebatedor de luz, para iluminar o objeto principal.

Se você estiver em um local fechado, veja se há luz suficiente para captar as imagens. É importante definir bem o contraste das cores, ou seja, os tons mais claros dos mais escuros, para que a visualização dos objetos na cena seja mais fácil. Procure ainda preencher as sombras, para que elas não fiquem mais evidentes no vídeo. "Se você aprender sobre o fundamento da luz, das gelatinas (filtros), aprenderá a trabalhar a temperatura de cor, pois terá uma ideia melhor sobre o contraste", ensina o diretor de fotografia Paulo Souza, que assinou a direção de fotografia do longa-metragem "Avassaladoras".

Uma coisa que pode anular o efeito de uma bela imagem são os problemas no áudio. Todas as filmadoras possuem microfone embutido, o que acaba captando melhor o som ambiente.

Entretanto, para gravar melhor o que as pessoas falam, se você não estiver num ambiente isolado de interferências externas, o ideal é comprar um microfone extra. Alguns modelos podem ser facilmente encaixados na parte superior da câmera, deixando as mãos do cinegrafista livres.

Cuidado com o dedo no botão do zoom! Na dúvida, procure aproximar a imagem aos poucos, para que o movimento seja mais sutil. O mesmo vale na hora de fazer um panorama. Se você mover a câmera muito rápido, poderá deixar o seu público enjoado. Vale contar aproximadamente 10 segundos para cada tomada.
 
Faça opções diferentes dos ângulos filmados. Experimente closes (planos mais fechados), plano americano (que mostra as pessoas da altura do joelho para cima), movimentação de câmera (da esquerda para direita, de cima para baixo) e planos abertos (que mostram toda a paisagem). Lembre-se que a diversidade do material será muito útil durante a edição dessas imagens.