Celular: qual foi feito pra você
Entenda as características dos celulares e descubra qual é o melhor para você.

De uma hora para a outra, ficou complicado saber o que levar em consideração na hora de trocar o aparelho celular. Já não basta que o equipamento faça ligações, os recursos presentes na maioria dos aparelhos atuais vão muito além desta função. 

Conheça alguns termos comuns utilizados para se falar de design dos celulares e saiba o que procurar quando escolher seu modelo:

Clamshell ou Flip – Celular que possui uma tela independente do teclado que se fecha como uma concha. Bastante popular, este tipo de design é encontrado em aparelhos como o Nokia 7020, que avisa quando um torpedo SMS ou ligação é recebida com símbolos luminosos do lado de fora. Outro exemplo é o Motorola WX295, que MP3 player para você ouvir suas músicas prediletas.

Candybar ou Barra – Formato de telefone também popular, em uma só peça. O teclado fica logo abaixo da tela, sem partes móveis. O LG GX200 possui um bluetooth, câmera de 1.3 megapixels, além de vir desbloqueado para qualquer operadora GSM e suportar dois chips.  Outro bem conhecido, que prova que este design não impede a presença de recursos mais avançados, é o smartphone Blackberry.

Slider – Formato de aparelho em que o teclado desliza para debaixo da tela, deixando-o compacto. Encontrado em smartphones como o Smartphone Nokia 3G, que possui ainda câmera de 5 megapixels para fotos e vídeos, tela inclinável, teclado QWERTY e conexão com redes Wi-fi.

Smartphone – Pode ser encontrado em qualquer um dos formatos acima, mas é o termo que define o aparelho capaz não só de realizar ligações, como uma série de outras funções, com suporte em um sistema operacional específico para mobiles.

Touchscreen – recurso presente de forma parcial ou total na interface dos aparelhos mais atualizados, permite a realização de comandos com o toque dos dedos na tela LCD. O mais conhecido atualmente é o Iphone, cuja navegação 100% feita através da tela touchscreen permite o uso de diversos aplicativos de forma intuitiva e dinâmica. E o exemplo, aqui, não poderia deixar de ser o iPhone 4 com 16GB de memória para você guardar seus arquivos, uma câmera de 5 megapixels, conexão wi-fi e uma infinidade de funções modernas.

Outros termos indispensáveis:

3G

Sigla para Third Generation (3ª geração, em inglês), trata-se do nome dado a família de padrões estabelecidos pela União Internacional de Telecomunicações para esta geração de sistemas de telefonia celular. Ela prevê, entre outras características, o acesso à internet mobile de banda larga, aumentando a gama de serviços possíveis. Informe-se com a sua operadora para adquirir este serviço.

GPRS/EDGE ou 2.5 G

Sistema de transmissão rápida de dados em redes GSM, com velocidades máximas de download de 230Kb/s.

GSM ou 2G

 Sigla para Global System for Mobile Communications, ainda é o padrão para redes de celular mais utilizado no mundo, sendo usado por todas as operadoras brasileiras. Foi substituído com a popularização do 3G.

MMS

Sigla para Multimedia Messaging Service, funciona da mesma forma que o SMS, mas permite o envio de imagens, vídeos e sons. Compatível com a maior parte das operadoras e aparelhos do mercado. É preciso ficar atento apenas para o tamanho do anexo – uma foto de alta qualidade pode inviabilizar o envio.

SIM Card

Sigla para Subscriber Identity Module (módulo de identidade do assinante), trata-se do cartão presente em celulares GSM que armazena não só os dados sobre a linha e a assinatura, mas também agenda de telefones, mensagens de texto, fotos e outras informações do aparelho.

SIM Lock

O famoso bloqueio que impede o uso de um determinado aparelho em contas de outras operadoras. Utilizado geralmente como garantia de que o cliente irá comprar um determinado modelo de celular e se manter na mesma operadora após o pagamento. Entretanto, esta prática foi eliminada aos poucos pelas operadoras de celular em conformidade com a nova lei da Anatel, que prevê não só a portabilidade do número, mas também o direito de mudar de operadora. Para não ter problemas referentes a fidelidade e terminar em uma operadora com serviços insatisfatórios, leia sempre o contrato.

SMS

Sigla para Short Message Service, é um tipo de serviço de mensagem de texto de até 160 caracteres (pouco mais que um tweet!) enviada a partir de um telefone celular. Presente em todos os modelos de celulares atuais é mais conhecida como torpedo, e um jeito ideal de mandar uma informação rápida e objetiva para alguém, especialmente quando não conseguimos ligar diretamente para o número.

T9

"Text on 9 Keys", ou texto para nove teclas, é um sistema de digitação de texto que visa facilitar o envio de conteúdos escritos. Usando um reconhecimento de vocabulário, leva a sugestão de palavras possíveis ao se digitar uma ou mais letras, encurtando o tempo de digitação e agilizando o envio. Existe ainda um outro padrão chamado iTap, registrado pela Motorola, mas a maioria dos aparelhos do mercado usam o T9.

 Videochamada

Comunicação em vídeo em tempo real entre celulares. Serviço ainda pouco utilizado no Brasil, requer uma conexão potente para funcionar adequadamente. Muitos aparelhos já oferecem o recurso.

Voice mail

Recado de voz, um velho conhecido desde os primeiros modelos de celulares, é o equivalente mobile da velha secretária eletrônica. Embora tenha sido substituída por muitos pelo uso do SMS, ainda é presente em todas as operadoras, possuindo geralmente uma tecla de acesso rápido nos celulares.