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O Magazine Luiza é uma empresa diferente porque tem alma

Colaboradores

O Jeito Luiza de Ser nasceu com o casal de fundadores do Magazine Luiza, Dona Luiza Trajano Donato e Seu Pelegrino José Donato, e a maneira cordial e atenciosa com que tratavam o cliente.

Hoje, essa forma diferenciada de se relacionar, tanto com o público interno quanto com o externo, é disseminada por todos na empresa e cresce de forma orgânica junto com a companhia, sendo levada aonde quer que esteja o Magazine Luiza. O Jeito Luiza de Ser norteia o comportamento e as ações a serem praticadas pelos líderes, colaboradores e todos aqueles que, direta ou indiretamente, se relacionam com a companhia.

Preservar e transmitir a alma e os princípios ensinados pelo casal Donato é o lema constante do Magazine Luiza, que conta com uma série de artefatos que dão sustentação e vitalidade a sua cultura pioneira e inovadora.

Conselho de Colaboradores: é uma instância de representatividade dos colaboradores da empresa, criada em 1995, que visa contribuir com a gerência e com os gestores no processo decisório de administração da unidade. Os próprios colaboradores escolhem, por meio de eleição democrática, quem serão seus representantes, por um ano, em cada uma das unidades. Cada integrante do grupo atua como guardião da alma e dos valores da empresa no ambiente de trabalho.

Rito de Comunhão: o momento em que há uma grande sinergia e alinhamento de toda a empresa, com a renovação permanente dos vínculos, dos valores e da aproximação uns com os outros. O Rito segue um roteiro base, que prevê a comunhão com a Pátria, com a empresa e com o Absoluto, o compartilhamento dos resultados, as principais notícias da imprensa e a celebração por resultados ou datas comemorativas.

Reunião Matinal: é o momento em que a equipe se reúne para direcionar, alinhar e mobilizar o grupo para os desafios do dia. A reunião, com duração máxima de 20 minutos, é obrigatória deve acontecer diariamente antes do início da jornada de cada turma. Programa de Atendimento 10 Estrelas: sempre em busca da excelência para o atendimento ao cliente, o programa se renova a cada ano. Com uma abordagem interativa e vivencial, o programa atualiza os colaboradores, que ficam motivados e alinhados à estratégia da empresa, podendo desenvolver o Jeito Luiza de Ser e cativar os clientes.

Colaboradores

Meritocracia: é a prática de reconhecimento e recompensa dos colaboradores que se sobressaem pelo talento e pelo desempenho. Campanhas internas, o Funcionário Destaque, Outdoors, o Prêmio Luiza Helena, entre outros, são programas que valorizam publicamente os colaboradores. As lideranças são responsáveis por reconhecer e recompensar, com outras práticas criativas e motivadoras, outras pessoas que mereçam ser destacadas.

Comunicação: a comunicação é um dos pilares que sustentam um dos valores mais importantes da empresa: a transparência. O Magazine Luiza tem como regra comunicar os passos importantes da companhia com antecedência aos seus colaboradores. Para isso, faz uso de seus veículos de comunicação interna (Portal Luiza, Rádio Luiza e TV Luiza) e dos momentos coletivos instituídos (Reunião Matinal, Rito de Comunhão, entre outros).

Autodesenvolvimento - toda liderança do Magazine Luiza deve incentivar sua equipe a buscar o autodesenvolvimento e a traçar o plano de carreira individual. A empresa mantém uma página interna chamada Cresça Conosco, que divulga as vagas disponíveis. O processo de promoção de cada colaborador deve ser justo, transparente e coerente com os valores da empresa.

Disque-Presidência: aberto a todos, este canal de comunicação possibilita que todo colaborador, se desejar, denuncie práticas em desacordo com os valores da empresa. A Presidência e a Diretoria de Gestão de Pessoas da empresa analisam as denúncias com o objetivo de fazer prevalecer a justiça, a ética e a valorização da equipe. O sigilo é garantido e nenhum colaborador sofre pena, punição ou retaliação por denunciar ou testemunhar práticas de má-fé ou lesão ao patrimônio da empresa. Com esse canal, todos são convidados a manter a política de transparência e diálogo aberto.

Posicionamento de marca: por meio do posicionamento de marca, o Magazine Luiza deixa claro, publicamente, quais devem ser as atitudes de seus líderes e de sua equipe. O compromisso-com-a-sociedade atual da companhia é o Vem ser feliz - slogan que posiciona as ações de marketing da companhia e expressa, de forma concisa, o jeito de ser e de pensar da empresa, que não quer apenas vender produtos, mas realizar os sonhos de seus clientes.

Seminário de Posicionamento Estratégico: desde 1992, o Magazine Luiza realiza o Seminário de Posicionamento Estratégico, para preparar a empresa para os desafios do ano. Todas as lideranças de lojas, centros de distribuição e escritórios reúnem-se para uma programação de intensa sinergia, alegria, formação, unidade, compartilhamento, reconhecimento, participação e comprometimento.

Política de portas abertas: as paredes foram derrubadas, em 1991, quando Luiza Helena Trajano assumiu a superintendência da companhia (hoje Luiza Helena é a Presidente). Não é preciso agendar horários para falar com os diretores e todos estão disponíveis e facilitam o acesso. Esta prática, incomum no meio corporativo na época em que foi instituída, possibilitou a contribuição permanente dos colaboradores para a melhoria do Clima e dos processos operacionais e estratégicos da empresa.

Cultura empreendedora: o Magazine Luiza diferencia-se das grandes empresas, em especial no segmento de varejo, principalmente pelas principais características que formam sua cultura empreendedora: o pioneirismo, a inovação, a velocidade no fazer acontecer e o foco no cliente.

Celebração e agradecimento: com a grande importância que é dada ao alinhamento, ao desenvolvimento das pessoas e à busca comum por resultados, as conquistas são comemoradas e celebradas em todos os momentos coletivos, fazendo parte da cultura do Magazine Luiza.

Pessoas em primeiro lugar - há 14 anos consecutivos, o Magazine Luiza é considerado uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, devido à sua política de Recursos Humanos baseada na valorização do ser humano e na crença da sua evolução. A rede realiza uma série de programas que visam dar qualidade de vida, capacitação técnica e evolução pessoal, para que seus colaboradores tenham uma visão de mundo mais ampla. O empenho dos colaboradores é reconhecido por meio de bolsas de estudo, ajuda às mães, auxílio à educação dos filhos com deficiência, participação nos lucros e campanhas que rendem viagens internacionais aos melhores vendedores.

Gestão participativa - o Magazine Luiza acredita que, para inspirar pessoas, é preciso colocar em prática a filosofia pregada, afinal, sem isso, os valores de qualquer empresa tornam-se apenas ‘crenças’. No Magazine Luiza, são os exemplos e mecanismos concretos que endossam as palavras e contribuem para o fortalecimento da cultura da companhia. As lideranças são motivadas, por exemplo, a praticarem a franqueza, a verdade, o olho no olho e a gestão democrática diariamente. As Informações estratégicas do negócio são transparentes e acessíveis, de forma com que cada colaborador se torne responsável pelos resultados globais da empresa.

Liderança - um diferencial do Magazine Luiza constitui-se no privilégio de contar, como grande fonte de inspiração, com a presidência de Luiza Helena Trajano. Por sua gestão fortemente impregnada de valores, inovações e profunda crença nas pessoas, a Presidente motiva e incentiva a todas as demais lideranças a também atuarem, pelo exemplo que dão, como servidores e educadores. Com simplicidade, carisma e franqueza, Luiza Helena é uma presença marcante pelo afeto e altruísmo com que se coloca à disposição de todos os que se aproximam dela. A alta liderança, que comunga desses ideais, também pratica esses preceitos no dia a dia.

Relacionamento com o cliente (SAC): o Magazine Luiza tem uma equipe qualificada de profissionais para atender às necessidades de seus 20 milhões de clientes. O atendimento é uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o cliente, prática valorizada e incentivada na empresa desde sua fundação. Todas as ligações e e-mails são acompanhados pela liderança e, frequentemente, a própria presidente da empresa que faz questão de ligar pessoalmente para o cliente.

Liberdade Acompanhada: o gerente de loja não executa apenas suas funções operacionais e administrativas. Ele pode definir o preço, aprovar o crédito, criar propagandas e campanhas em sua cidade, contratar e demitir pessoas, participar de ações da comunidade, sempre de acordo com os princípios e Código de Ética da empresa. Com autonomia garantida e acompanhamento da liderança, cada gerente dirige a loja como se fosse dono da própria.

Missão
Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum.

Visão
Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.

Escritório

Valores e Princípios

Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento: nós colocamos as pessoas em primeiro lugar. Elas são a força e a vitalidade da nossa organização;

Ética: nossas ações e relações são baseadas na verdade, integridade, honestidade, transparência, justiça e bem comum;

Simplicidade e Liberdade de Expressão: buscamos a simplicidade nas nossas relações e processos, respeitamos as opiniões de todos e estamos abertos a ouvi-las, independentemente da posição que ocupam na empresa;

Inovação e Ousadia: cultivamos o empreendedorismo na busca de fazer diferente, por meio de iniciativas inovadoras e ousadas;

Crença: acreditamos em um Ser Supremo, independentemente de religião, bem como nas pessoas, na empresa e no nosso País;

Regra de Ouro: faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.