Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Curva Francesa: saiba como usar

Curva Francesa: saiba como usar

Aprenda pra que serve e como usar esse item de artesanato

Armarinhos

Atualizado em 13 Dez 21

3 min de leitura

mulher sentada em frente a uma mesa com usando uma máquina de costura com uma arara de roupas ao fundo

 

Gente, a curva francesa é um tipo de molde geralmente de acrílico, metal e até madeira. Ele é muito usado no artesanato e costura e é formado por curvas com raios diferentes. Dá pra fazer cortes e ligar pontos não retos de um jeito rápido e prático, sem precisar de contas ou cálculos. Quer conhecer mais? Vem comigo:


O que é a curva francesa?


Olha, a curva francesa é quase um gabarito na hora de costurar. Ela é indispensável se for criar uma peça que tenha balanço e caimento.


Esse item pode ser usado tanto por profissionais de áreas como os modelistas, que constroem as roupas desde o início, costureiras e até designers, estudantes ou qualquer pessoa querendo montar looks com curvas.


Na hora de criar as peças, ela dá mais praticidade porque mostra de qual jeito cortar o material. E dá pra fazer curvas pequenas ou bem grandes, tudo depende do estilo desejado. Aí sim!


A curva francesa ajuda principalmente quando precisa medir o raio, que significa a distância do centro a um ponto qualquer num círculo.


Como usar?


O bom é que esse item permite a criação de curvaturas e elas se enquadram em várias áreas tipo desenhos industriais e artísticos, projetos de arquitetura e até joias. Legal, né?


Agora, na hora de colocar em prática, é bem simples. O primeiro passo é apoiar o material num lugar reto e sem ondulações, pra conseguir posicionar melhor a francesa.


Aí é preciso arrumar os pontos que vão ser ligados na mesma linha da régua francesa escolhida. Só que se tiver montando um decote, por exemplo, uma opção é dividir duas partes e assim usar o mesmo lado da francesa em ambos os lados.


Hora de marcar as curvas


Depois de achar a curva, é só ir com a caneta, lápis ou qualquer acessório juntando e marcando a curvatura. Quem já tem prática pode até produzir o último passo de estilete, cortando direto.


Uma dica na hora de criar um desenho de roupa é fazer com que a curva francesa consiga se encaixar no movimento e nas curvas do corpo, de um jeito harmonioso e sem perder o estilo da peça. Amei!

 

curva francesa em acrílico

A curva francesa em acrílico te deixa ver o desenho por completo!


Como escolher o tamanho?


Olha, o tamanho da francesa é importante, tá? Isso porque, apesar de servirem várias coisas, escolher um modelo que vai de acordo com o seu trabalho facilita bastante.


Um exemplo, se ela for usada por uma costureira de roupas pra bebê e criança, o modelo pequeno, que costuma ter em média 17cm, ou centímetros, de largura e 8cm de altura, pode ser ideal.


Agora, nos desenhos maiores, apostar nos estilos com aproximadamente 32cm de altura e 50cm de largura é ótimo.


E se usar em produções diferentes, dá pra escolher os kits. Eles podem ser feitos de mdf ou acrílico e tem uma variedade de tamanhos e curvaturas. Gostei!

 

kits com várias curvas francesas

Os kits dão liberdade pra criar muitos estilos. Legal, né?


Outros tipos de réguas de modelagem


Também dá pra encontrar outros tipos de régua de modelagem que fazem funções diferentes da curva francesa.


A régua esquadro, por exemplo, consegue traçar ângulos retos e medir pontos separados. Já a régua curva de alfaiate é bem longa e ideal na criação de vestidos, calças e casacos, isso porque sua curvatura é suave.


Gostou? O Magazine Luiza tem a francesa que você procura!


Saiba mais:


Ah, e se usar máquina de costura, na matéria A máquina de costura parou! eu te mostro como resolver essa questão!


E pra ter inspirações de peças, o app Pinterest é ideal, já que pode criar várias pastas. Ele tá disponível pra Android e iOS.


E se tiver montando uma sala de costura, nossos parceiros te ajudam!