Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Ar-condicionado x Ar-condicionado portátil

Ar-condicionado x Ar-condicionado portátil

Vem ver as diferenças entre os dois modelos!

Ar-Condicionado

Atualizado em 27 Jan 23

4 min de leitura

Gente, quando a temperatura aumenta, o ar-condicionado é a melhor forma de aliviar o calor e refrescar os lugares. Esse item de ventilação faz toda a diferença em casa ou nas empresas e o mais legal é que tem modelos diferentes pra cada lugar! Por exemplo, tem o ar-condicionado comum, que é aquele que vai na parede ou no teto, e também tem o ar-condicionado portátil, que tá cada vez mais popular por ser super prático. Quer saber tudo sobre os tipos de ar-condicionado? Vem comigo!

Quais são os tipos de ar-condicionado? 

Olha, o ar-condicionado serve pra vários ambientes. Por isso, tem em várias categorias diferentes. É que cada modelo tem funções que se dão melhor dependendo do lugar onde ele vai ser instalado, sabe? Tem que saber qual deles mais se encaixa na sua casa. Vem ver!

Ar-condicionado cassete

O ar-condicionado cassete é super conhecido por ser aquele modelo que fica instalado no teto do cômodo. Ele é muito usado em lojas, empresas e outros espaços maiores. Mas também combina com casas e lugares menores, viu?

Uma das partes mais legais do ar-condicionado cassete é que ele economiza espaço. Assim, você pode colocar mais decorações nas paredes! Outra vantagem é a força. Mesmo em lugares grandes, ele consegue deixar tudo bem fresquinho. Gostei!

Ar-condicionado duto

Também tem o ar-condicionado duto, que é outro modelo popular em lojas e empresas. Ele consegue distribuir o ar gelado pra mais de um cômodo ao mesmo tempo. Isso porque é instalado pelo sistema de dutos, os canos que ficam no teto. Assim o ar refrigerado circula e chega em vários lugares. 

Ar-condicionado inverter

Agora, o ar-condicionado inverter é um dos modelos mais econômicos. Ele consome até 60% menos luz do que outros tipos! Isso acontece porque ele tem uma peça a mais junto com o compressor de ar e não gasta tanta energia. Além de ser econômico, o inverter também é mais silencioso, perfeito pro quarto dos pequenos. Adorei! 

Ar-condicionado janela

O modelo de ar-condicionado janela é o mais tradicional. O aparelho tem duas partes: uma fica do lado de fora da janela, liberando o ar quente, enquanto a outra fica dentro de casa, deixando o cômodo geladinho. É perfeito pra espaços menores e que podem ficar fechados. Ah, e pra funcionar direitinho, tem que fechar as portas e as janelas, viu?

Ar-condicionado multi split

Já o ar-condicionado multi split é a opção perfeita pra quem tem uma casa grande! Ele é econômico e consegue gelar mais de um cômodo ao mesmo tempo. 

É que dá pra ligar a parte que vai dentro de casa com mais de uma evaporadora, que é a parte que fica pra fora. Aí o aparelho tem mais potência pra liberar o ar gelado e refrescar! Tem modelos que deixam usar até oito evaporadoras ao mesmo tempo. Um luxo, hein?

Mini ar-condicionado

Agora, se você tá a fim de refrescar só uma parte pequena da casa, tipo o seu escritório ou um quarto menor, pode economizar com o mini ar-condicionado. Esse modelo é bem compacto e portátil. Dá pra instalar ele em cima de uma mesa ou de uma cômoda, por exemplo. E tem até modelos que vem com umidificador de ar junto!

O mini ar-condicionado é econômico e prático pro dia a dia!

Qual a diferença entre ar-condicionado e ar-condicionado portátil?

Além dos tipos comuns de ar-condicionado, também tem outro modelo que faz bastante sucesso: o ar-condicionado portátil. Ele pode ser instalado por qualquer pessoa, além de caber em todos os cômodos da casa! É muito econômico e prático, além de ocupar menos espaço.

As principais diferenças entre os modelos tradicionais e o modelo portátil são as funções e o tamanho. A potência do ar-condicionado portátil não é tão grande quanto a de um split, por exemplo, mas ele também consegue refrigerar o cômodo com muita facilidade!

Dá pra colocar o ar-condicionado portátil em qualquer canto da casa!

Vantagens do ar-condicionado portátil

Deu pra perceber que o ar-condicionado portátil é um aparelho cheio de benefícios, né? Vem ver alguns deles!

Prático

Pra começar, o ar-condicionado portátil é bem simples de usar. Quase sempre ele acaba sendo mais prático até do que o ar-condicionado de parede. Isso porque não precisa de nenhuma instalação elétrica e dá pra colocar em qualquer tipo de casa ou apartamento, economizando espaço!

Fácil de instalar

Além disso, dá pra instalar esse modelo sem precisar da ajuda de profissionais. Você mesmo pode comprar e colocar pra funcionar em casa! É só ler o manual de instruções direitinho e encontrar um lugar com uma tomada e uma janela por perto. É que a mangueira do ar-condicionado precisa ficar pro lado de fora pra água que sobra sair.

Dá pra levar em qualquer lugar

Uma das principais diferenças pro ar-condicionado de parede é que o portátil pode ir com você pra qualquer lugar. Então, se precisar mudar o aparelho de cômodo ou até mesmo de casa, é só transportar, sem precisar fazer uma nova instalação como no caso do split.

Eficiente

Ah, e quando o assunto é eficiência o ar-condicionado portátil é incrível! Ele tem muita força e vai deixar seu cômodo geladinho, mesmo durante o verão. A potência do portátil é perfeita pra espaços mais pequenos. 

E aí, gostou dos modelos de ar-condicionado? Aqui no Magazine Luiza tem várias opções pra deixar a sua casa ou o seu escritório muito mais frescos e aconchegantes! Vem!

Saiba mais

Olha, pra ter um ar-condicionado em casa, é muito importante saber limpar bem ele pra não respirar ar sujo ou perder a qualidade do aparelho. Pra aprender como fazer do jeito certo, dá uma olhadinha na matéria Como limpar o ar-condicionado que eu te conto tudo!

Pra receber promoções e descontos em ventiladores, ares-condicionados e outros aparelhos ótimos pro verão, vale a pena baixar o SuperApp Magalu! Ele tá disponível pra Android e pra iOS.

E se precisar de algum conserto no seu ar-condicionado ou em outro aparelho da sua casa, conte com os nossos parceiros!