Guia completo: o que significa cada sigla e numeração no pneu de caminhão?

Guia completo: o que significa cada sigla e numeração no pneu de caminhão?

Entenda as siglas e numerações dos pneus de caminhão pra fazer a escolha certa e segura. Saiba mais no Blog da Lu

Pneus

Atualizado em 9 Set 25

4 min de leitura

O pneu para caminhão é um item automotivo indispensável pro veículo rodar com fluidez, segurança e desempenho na hora de levar cargas. Olha, ele precisa tá dentro das normas e respeitar uma série de códigos quando for fazer a troca, manutenção ou reparo. Vem comigo conferir!

 

Decifrando as medidas principais: largura, altura e aro do pneu de carga

Você já deve ter visto pneus com numerações como 295 80 R22.5, né? Essa sequência indica largura nominal, altura do perfil e diâmetro do aro. E são fundamentais na hora de escolher e substituir a peça.

 

Lendo a largura nominal e o perfil, altura, do pneu: os primeiros números

O primeiro número representa a largura do pneu em milímetros. O segundo, indica o perfil dele em porcentagem da largura.

 

O R de radial e o diâmetro do aro: entendendo a estrutura e o encaixe

E o R é uma letra que diz que a estrutura interna foi feita com camadas dispostas radialmente em ângulo de 90 graus em relação ao centro. O pneu radial entrega conforto, durabilidade, além de menor consumo de combustível. 

 

Exemplo na prática: desvendando uma medida comum como 295/80 r22.5

Logo em seguida vem o número do aro. Um 22.5 quer dizer que o pneu foi fabricado pra encaixar numa roda de 22,5 polegadas. No exemplo, o 295 se refere à largura dele. 

 

O 80 é a altura do perfil em porcentagem de largura. E o R é a construção radial. Esse modelo é um dos mais usados em caminhões pesados, principalmente no uso rodoviário.

Além de aro e símbolos, os fabricantes devem informar quantas lonas o pneu tem

 

 

Índice de carga e símbolo de velocidade: a segurança em códigos

Além das medidas externas, outros dois outros elementos importantes aparecem na lateral do pneu de carga.

 

O índice de carga e símbolo de velocidade são códigos pra dar certeza que tá levando o tipo certo pro peso e velocidade da operação.

 

O que é o índice de carga e como saber quantos quilos cada pneu suporta

O índice de carga mostra a capacidade máxima de peso que o pneu suporta em condições ideais.

 

Por exemplo, um com índice de carga 152 suporta 3.550kg, ou quilos. Se for usado num eixo com dois pneus, o total suportado é o dobro disso. 

 

Mas antes, olha, é fundamental consultar a tabela de índice de carga e entender exatamente o valor correspondente, pra não montar essa peça com número abaixo do recomendado, hein!

 

Símbolo de velocidade: identificando a velocidade máxima de operação segura

O símbolo é representado pela letra que vem logo depois do índice de carga e diz qual a velocidade máxima segura pra aquele pneu, tá? Por exemplo, o L é até 120km, ou quilômetros, por hora e o M até 130km por hora.

 

Além da velocidade, fique de olho na calibragem, combinado? Eu te conto sobre ela em Calibragem Correta: O segredo para economizar combustível e aumentar a vida útil dos pneus.

 

Tipos de pneu pra caminhão: entendendo as siglas de construção e uso

Na lateral do pneu, além das medidas, você vai ver gravações como o PR, ou Ply Rating, que é o número de lonas. O TL indica um modelo tubeless, ou sem câmera. 

 

Já o TT é o tube type, com câmara. E o M S é o mud and snow, um pneu próprio pra lama e ou neve. E se ele tiver notação Regroovable, significa que pode ser recortado. Uau!

 

Tubeless: as vantagens e como identificar um pneu de caminhão sem câmara

Os tubeless é pneu de caminhão sem câmara, oferecendo várias vantagens como o menor aquecimento e diminuição ao risco de explosão.

 

É chamado popularmente de pneu para caminhão a vácuo. Exige ainda menos manutenção e oferece alta segurança nas rodagens. Aparece identificado pelo TL na lateral, mas pra substituir um com câmeras por ele precisa de aro compatível.

 

Siglas de posição e aplicação: pneus pra eixo direcional, de tração ou livre

Outra parte importante são as formas de aplicação dos pneus. A frente, ou eixo direcional, exige modelos com excelente dirigibilidade e resistência à abrasão. O eixo de tração na traseira precisa de versões com tração elevada e aderência. 

 

E o eixo livre, pra reboques e semirreboques, demanda durabilidade e resistência a cargas. Os fabricantes costumam usar siglas como F pra direção, D em tração e T no eixo livre.

 

Outras marcações importantes: do dot ao pneu recapado de caminhão

O código DOT, que vem de Department of Transportation, dos EUA, é uma sequência gravada na lateral de onde e quando o pneu foi fabricado.

 

Os últimos 4 dígitos marcam a semana e o ano de produção. O DOT X9Y8 1822, por exemplo, é de um feito na 18 semana de 2022.

 

TWI, tread wear indicator: o alerta visual pra hora da troca

Os TWIs são indicadores de desgaste da banda de rodagem. Eles aparecem em formato de ressalto nos sulcos do pneu caminhão e quando tiverem no mesmo nível da borracha, é um sinal de que a peça já atingiu o limite legal de rodagem. Isso é medido por 1,6mm, ou milímetros, de profundidade e um alerta que precisa de um novo, tá?

 

Identificação e normas do pneu recapado pra caminhão: é confiável?

O pneu recapado caminhão é confiável e de menor custo. Essas são boas pedidas desde que feitas por empresas certificadas e seguindo os critérios de segurança do Inmetro. 

 

Eles recebem a nova banda de rodagem sobre a carcaça original e podem ter 1 ou mais ciclos de recapagem.

 

Na lateral dele precisa constar a palavra recapado ou remoldado, além da data de realização desse procedimento, tá?

 

Eu te conto mais sobre ele em Pneu Certo: As dúvidas mais comuns e como não errar na sua escolha inicial.

 

O pneu liso é ótimo pra rodagem mais suave e menor consumo de combustível

 

 

O pneu para caminhão ideal tá aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais

E eu trago alguns detalhes pra manter o carro de passeio em dia também na matéria Guia de compatibilidade: Como garantir que o estepe escolhido sirva perfeitamente no seu carro.

 

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