Guia completo: o que significa cada sigla e numeração no pneu de caminhão?
Entenda as siglas e numerações dos pneus de caminhão pra fazer a escolha certa e segura. Saiba mais no Blog da Lu
Pneus
Atualizado em 9 Set 25
4 min de leitura

O pneu para caminhão é um item automotivo indispensável pro veículo rodar com fluidez, segurança e desempenho na hora de levar cargas. Olha, ele precisa tá dentro das normas e respeitar uma série de códigos quando for fazer a troca, manutenção ou reparo. Vem comigo conferir!
Decifrando as medidas principais: largura, altura e aro do pneu de carga
Você já deve ter visto pneus com numerações como 295 80 R22.5, né? Essa sequência indica largura nominal, altura do perfil e diâmetro do aro. E são fundamentais na hora de escolher e substituir a peça.
Lendo a largura nominal e o perfil, altura, do pneu: os primeiros números
O primeiro número representa a largura do pneu em milímetros. O segundo, indica o perfil dele em porcentagem da largura.
O R de radial e o diâmetro do aro: entendendo a estrutura e o encaixe
E o R é uma letra que diz que a estrutura interna foi feita com camadas dispostas radialmente em ângulo de 90 graus em relação ao centro. O pneu radial entrega conforto, durabilidade, além de menor consumo de combustível.
Exemplo na prática: desvendando uma medida comum como 295/80 r22.5
Logo em seguida vem o número do aro. Um 22.5 quer dizer que o pneu foi fabricado pra encaixar numa roda de 22,5 polegadas. No exemplo, o 295 se refere à largura dele.
O 80 é a altura do perfil em porcentagem de largura. E o R é a construção radial. Esse modelo é um dos mais usados em caminhões pesados, principalmente no uso rodoviário.
Além de aro e símbolos, os fabricantes devem informar quantas lonas o pneu tem
Índice de carga e símbolo de velocidade: a segurança em códigos
Além das medidas externas, outros dois outros elementos importantes aparecem na lateral do pneu de carga.
O índice de carga e símbolo de velocidade são códigos pra dar certeza que tá levando o tipo certo pro peso e velocidade da operação.
O que é o índice de carga e como saber quantos quilos cada pneu suporta
O índice de carga mostra a capacidade máxima de peso que o pneu suporta em condições ideais.
Por exemplo, um com índice de carga 152 suporta 3.550kg, ou quilos. Se for usado num eixo com dois pneus, o total suportado é o dobro disso.
Mas antes, olha, é fundamental consultar a tabela de índice de carga e entender exatamente o valor correspondente, pra não montar essa peça com número abaixo do recomendado, hein!
Símbolo de velocidade: identificando a velocidade máxima de operação segura
O símbolo é representado pela letra que vem logo depois do índice de carga e diz qual a velocidade máxima segura pra aquele pneu, tá? Por exemplo, o L é até 120km, ou quilômetros, por hora e o M até 130km por hora.
Além da velocidade, fique de olho na calibragem, combinado? Eu te conto sobre ela em Calibragem Correta: O segredo para economizar combustível e aumentar a vida útil dos pneus.
Tipos de pneu pra caminhão: entendendo as siglas de construção e uso
Na lateral do pneu, além das medidas, você vai ver gravações como o PR, ou Ply Rating, que é o número de lonas. O TL indica um modelo tubeless, ou sem câmera.
Já o TT é o tube type, com câmara. E o M S é o mud and snow, um pneu próprio pra lama e ou neve. E se ele tiver notação Regroovable, significa que pode ser recortado. Uau!
Tubeless: as vantagens e como identificar um pneu de caminhão sem câmara
Os tubeless é pneu de caminhão sem câmara, oferecendo várias vantagens como o menor aquecimento e diminuição ao risco de explosão.
É chamado popularmente de pneu para caminhão a vácuo. Exige ainda menos manutenção e oferece alta segurança nas rodagens. Aparece identificado pelo TL na lateral, mas pra substituir um com câmeras por ele precisa de aro compatível.
Siglas de posição e aplicação: pneus pra eixo direcional, de tração ou livre
Outra parte importante são as formas de aplicação dos pneus. A frente, ou eixo direcional, exige modelos com excelente dirigibilidade e resistência à abrasão. O eixo de tração na traseira precisa de versões com tração elevada e aderência.
E o eixo livre, pra reboques e semirreboques, demanda durabilidade e resistência a cargas. Os fabricantes costumam usar siglas como F pra direção, D em tração e T no eixo livre.
Outras marcações importantes: do dot ao pneu recapado de caminhão
O código DOT, que vem de Department of Transportation, dos EUA, é uma sequência gravada na lateral de onde e quando o pneu foi fabricado.
Os últimos 4 dígitos marcam a semana e o ano de produção. O DOT X9Y8 1822, por exemplo, é de um feito na 18 semana de 2022.
TWI, tread wear indicator: o alerta visual pra hora da troca
Os TWIs são indicadores de desgaste da banda de rodagem. Eles aparecem em formato de ressalto nos sulcos do pneu caminhão e quando tiverem no mesmo nível da borracha, é um sinal de que a peça já atingiu o limite legal de rodagem. Isso é medido por 1,6mm, ou milímetros, de profundidade e um alerta que precisa de um novo, tá?
Identificação e normas do pneu recapado pra caminhão: é confiável?
O pneu recapado caminhão é confiável e de menor custo. Essas são boas pedidas desde que feitas por empresas certificadas e seguindo os critérios de segurança do Inmetro.
Eles recebem a nova banda de rodagem sobre a carcaça original e podem ter 1 ou mais ciclos de recapagem.
Na lateral dele precisa constar a palavra recapado ou remoldado, além da data de realização desse procedimento, tá?
Eu te conto mais sobre ele em Pneu Certo: As dúvidas mais comuns e como não errar na sua escolha inicial.
O pneu liso é ótimo pra rodagem mais suave e menor consumo de combustível
O pneu para caminhão ideal tá aqui no Magazine Luiza!
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