Kit reparo de pneu funciona mesmo? Desvendamos os mitos e verdades
Veja se o kit reparo de pneu é eficaz para emergências, entendendo seus mitos e verdades. Saiba mais no Blog da Lu.
Pneus
Atualizado em 11 Set 25
5 min de leitura

Gente, o kit reparo pneu é um conjunto de acessórios e ferramentas pra mexer e consertar a roda do seu automóvel, viu? Isso pra caso tenha sofrido pequenos furos ou perfurações e assim dá pra voltar a dirigir sem precisar trocar na mesma hora ou até chamar um guincho. E tem várias opções pra escolher o que atende melhor às suas necessidades. Quer saber mais? Então vem comigo que eu te mostro!
O que vem e como funciona um kit conserto pneu do tipo macarrão?
Olha, o kit reparo pneu costuma contar com diferentes materiais pra te dar uma força pra arrumar a peça caso aconteça um problema. Pode ser em veículos como a moto e nos carros. Dá só uma checadinha nos detalhes:
Esse kit reparo pneu vem com 12 peças e serve pra carros e motos
Conhecendo as ferramentas para reparo de pneu: escareador e aplicador
Então, o escareador é um tipo de haste metálica com cabo, que talvez seja de plástico ou borracha e a ponta é no formato de lima ou espiral áspera. Funciona pra limpar, desgastar de um jeitinho leve e criar o formato certo pro furo antes de colocar o macarrão. Ajuda a remover sujeiras e restos do item que causou a situação e ainda facilita as outras partes a encaixarem bem e ficarem vedadas certinho.
Já o aplicador é uma ferramenta com cabo e ponta em Y ou olho de agulha aberto, feitos pra segurar o macarrão e conseguir empurrar pro interior do pneu. É indicado pra inserir o cordão de borracha no furo preparado e deixar o processo mais rápido, além de impedir que o material dobre ou se desloque na hora de pôr. E pra conferir detalhes pra te dar uma força no dia a dia com o veículo, é só checar a matéria Pneu Certo: As dúvidas mais comuns e como não errar na sua escolha inicial.
O que é o famoso macarrão para pneu e como ele veda o furo?
Gente, o macarrão para pneu é um tipo de tira curta e grossa de borracha especial, que costuma ter fibras no interior e um adesivo pegajoso. É usado pra tapar furos nas rodas sem câmaras, conhecidas como tubeless, sendo cilíndrico e compridinho.
Na hora de vedar o buraco, o acessório é empurrado pra dentro com a ajuda do aplicador. Aí ocupa o espaço por completo, bloqueia a passagem de ar de um jeitinho mecânico e a parte adesiva adere às paredes perfuradas no pneu e criam um lacre temporário. Depois, quando volta a rodar, a pressão interna e a fricção aquecem a borracha do material e ajuda a se moldar pra melhorar a vedação. Prático, né?
Diferenças entre o kit remendo pneu e outras soluções de emergência
Então, o kit remendo pneu trabalha com o escareador, aplicador e macarrão, por exemplo, pra tapar o furo por fora, sem desmontar a peça. É compacto, barato e é um reparo rápido, que pode resistir de 5 minutos a 10 minutos, e não precisa desfazer. Mas, funciona só nas versões sem câmara, pra perfurações pequenas na banda de rodagem e é do tipo temporário.
Agora, dá pra usar um selante líquido de spray ou garrafa e aí deve injetar pelo bico da válvula. Consegue se espalhar na parte de dentro e vedar buracos menores. Já a opção patch coloca um remendo de borracha por dentro e cola vulcanizante também. Além de durar mais e ser bem seguro. Na matéria Selante para pneu: Vale a pena o investimento? Análise de custo-benefício e segurança eu dou detalhes sobre esse outro acessório!
Guia Prático: usando o kit reparo pneu tubeless passo a passo
Olha, você pode seguir algumas dicas superúteis na hora de consertar a roda do seu carro ou moto, viu? Primeiro, é importante que conte com materiais do tipo escareador, aplicador, macarrões, cola e bico de ar se precisar. Dá só uma verificada nos detalhes:
Passo 1: Preparando o furo para o reparo com segurança
Encoste num lugar seguro antes de começar, acionar o pisca alerta e pôr o triângulo. Vale evitar o acostamento e acionar o freio de mão. Assim que encontrar o furo, é só fazer uma inspeção na banda de rodagem, que é a parte que encosta no chão. E é bom marcar pra evitar de perder a referência, combinado?
Depois, precisa girar a roda pra deixar a parte do buraco entre as posições 4 horas e 8 horas, se imaginar um relógio, já que colabora pra manusear as ferramentas. Pode usar um alicate ou saca pino pra retirar o que causou a perfuração, puxar de um jeitinho firme e com cuidado. Aí é o momento de pegar o escareador, encaixar nesse lugar, movimentar pra dentro e pra fora e virar pra limpar e padronizar. Isso porque funciona pra tirar a sujeira e ajuda o macarrão a se ajustar.
Esse kit reparo pneu sem câmara serve pra carro e moto
Passo 2: A aplicação correta do ""Macarrão"" para uma vedação eficaz
Assim que tiver preparadinho, coloque o macarrão pra conseguir uma boa vedação. Então, pegue o cordão de borracha do kit reparo pneu, passar pela fenda do aplicador de uma forma que fique centralizado, com metade pra cada lado. Caso conte com cola, dá pra aplicar um pouquinho no equipamento ou no interior do furo.
Depois, é importante posicionar a ponta do aplicador no buraco já escareado, pressionar, sem girar, reto e firme, até a maior parte do macarrão entrar no pneu e 2cm sobrarem pra fora. Aí, é só puxar o aplicador e conferir se tá certinho. E pra quem quer saber o momento certinho de arrumar a peça, é só conferir a matéria Quando trocar o pneu da moto? Sinais essenciais que todo motociclista precisa saber.
Passo 3: finalizando o processo e calibrando o pneu para rodar
Agora, pra terminar e ajustar o excesso, pode usar um estilete pra deixar o macarrão rente à banda de rodagem, sem pedaços soltos. Na hora de calibrar o pneu, a dica é ter um mini compressor ou bomba de ar pra encher e pra isso, precisa checar a pressão recomendada no manual do veículo ou na etiqueta da porta do motorista.
Pra testar se deu certo, é só borrifar água com detergente no furo e conferir a presença de bolhas. Caso não apareça, tá certinho e pronto pra rodar, viu? Depois já dá pra dirigir com cautela, evitar buracos, curvas bruscas e alta velocidade. E vale investir em ferramentas extras também. E pronto! É só dar uma olhadinha na matéria Calibragem Correta: O segredo para economizar combustível e aumentar a vida útil dos pneus pra ficar por dentro dos detalhes.
E aí, curtiu? Aqui no Magazine Luiza você encontra o kit reparo pneu que procura. Vem conferir!
Saiba mais
Agora, que tal ficar por dentro de dicas pra te ajudar a consertar outras partes do carro? Na matéria Painel Dianteiro: conheça eu te conto detalhes!
Um aplicativo ótimo pra quem dirige bastante por aí é o Waze. E tá disponível pra iOS e Android!
Caso precise de uma mãozinha pra trocar ou instalar pneus, por exemplo, conte com os nossos parceiros de serviços!