Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Planeje suas férias

Planeje suas férias

Dicas paras as férias de crianças de 0 a 5 anos.

Cuidados com o Bebê

Atualizado em 4 Jul 11

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Mês de férias é sempre sinônimo de correria. Os dias que antecedem o tempo ocioso da criançada ficam ocupados por planejamentos. Sim, pois cabe a vocês, papais e mamães, cuidar para que seus filhos utilizem esse mês dentro de casa da melhor maneira possível. Assim sendo, tome nota e saiba como fazer com que seu filho, de 0 a 5 anos de idade, se divirta e aprenda ao máximo possível.

Férias na estrada

Viajar é quase certo nas famílias. Quando os pais conseguem conciliar suas férias com as dos filhos, aí é que pegar a estrada passa a ser uma opção certeira. Tirar a criança do ambiente em que ela vive, levá-la para conhecer outros lugares por um tempo e programar uma viagem que seja instrutiva e divertida ao mesmo tempo dá muito certo. É bom para os pais e, principalmente, para a criança. Ela vai interagir com outras pessoas, respirar novos ares, brincar em locais que ela não conhece, enfim, fazer tudo o que uma criança gosta.

Para sair de casa com o pequeno e levá-lo para outra cidade, um dos itens mais importantes é a cadeira para auto . Com ela, não só a segurança do seu filho estará garantida como você estará dentro das leis estipuladas para o transporte de crianças em automóveis. Outros objetos que não podem faltar na mala (LINK): esterelizadores de mamadeira, essenciais para manter a higiene do recipiente no qual o seu filho vai encostar a boca; e roupas como bicos de mamadeiras, chupeta e chocalhos. E se você realmente se preocupar com a higiene do baixinho, então leve seus próprios talheres, copos e pratos e garrafas térmicas.

Agora, para a diversão do garoto, ou garota, você pode levar uma bicicleta que tenha rodinhas de apoio, o que também vai depender do destino de vocês. E levando isso em consideração, há brincadeiras que funcionam em qualquer lugar: massinhas, jogos de tabuleiro, bichinhos de pelúcia, bonecos e bonecas, lego e playmobil. Enfim, modos para manter seu filho entretido não faltam. É só você procurar.

Fora que há inúmeros outros itens para você levar numa viagem. Basta escolher com calma. Agora, se as férias do seu filho forem em casa, então o cenário muda.

O tempo dentro de casa

Há, porém, aquelas crianças que passam as férias dentro de casa. Seja indo e voltando da residência dos parentes, ela vai sempre estar debaixo de algum teto. E nesse caso a diversão também pode ser garantida. Isso, lógico, se houver planejamento. Pois não basta deixar o pequeno dentro de casa e esperar que a imaginação dele o entretenha por tanto tempo. A criança tem à sua disposição um período muito grande de ociosidade, então cabe a vocês, os pais, fazer com que ele o ocupe da melhor maneira possível.

Lembrando que essas dicas são para as crianças entre 0 e 5 anos de idade, você pode comprar, caso não tenha, ou mesmo trocar o berço ? podem até ocupar o quarto com um cercado. Para o desenvolvimento da criança há andadores, jumpers e bouncers, que com certeza a farão pular de alegria.

No que diz respeito ao divertimento dentro de casa, as coisas não mudam tanto referente às férias fora. Além dos mesmos brinquedos, há os playgrounds ou tocas, perfeitos para as crianças cheias de energia e imaginação. E crianças acima de 3 anos de idade já podem brincar com mini-veículos motorizados ? não esquecendo que a supervisão dos pais, mesmo que o equipamento seja moldado para que a segurança da criança, é necessária. Tem também jogos de boliche, laptops para desenvolver o aprendizado brincando, tantas outras coisas.

Mas o mais importante de tudo é planejar. Veja bem como serão as férias do seu filho, o que ele vai precisar para se divertir, e então parta para a compra. Ele com certeza agradecerá com muita alegria.