Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Jogo da velha: vem saber mais

Jogo da velha: vem saber mais

Tudo sobre essa brincadeira divertida e educativa

Jogos

Atualizado em 9 Ago 22

3 min de leitura

Gente, o jogo da velha é uma brincadeira bem clássica! É aquele jogo que cada um escolhe um símbolo, geralmente O e X, ou círculo e xis, e ganha quem ocupar primeiro uma linha inteira do tabuleiro. Super divertido! Além disso, esse brinquedo também é capaz de treinar habilidades e raciocínio lógico, sabia? E ainda dá pra montar um tabuleiro com diferentes materiais disponíveis, dando pra jogar a qualquer hora e lugar. Quer saber mais? Vem comigo que eu te conto!


Onde começou o jogo da velha?


Olha, o jogo da velha tem uma história longa, viu? Tem registros dele desde o século 14, lá no Egito. Só que foi mais pra frente, já no século 19, na Inglaterra, que o jogo ficou popular mesmo. Era a brincadeira favorita da hora do chá das mulheres idosas, que adoravam praticar esse passatempo pra relaxar, e é daí que vem o nome: jogo da velha! Legal, né?


A brincadeira fez tanto sucesso que todo mundo aprende a jogar até hoje, no mundo todo. Ainda mais porque é super fácil! Pra começar, cada jogador escolhe uma letra ou um símbolo pra usar, os mais comuns são O ou X. Daí, tem que desenhar o tabuleiro, que tem três linhas e três colunas que se cruzam e formam um quadriculado, sabe? Depois, um por vez, cada jogador vai preenchendo os espaços com o símbolo que escolheu.


Pra ganhar o jogo é necessário formar uma linha ou uma coluna inteira com o símbolo escolhido, seja horizontal, vertical ou diagonal, e vence quem fizer isso primeiro. Enquanto um preenche, a outra pessoa tem que tentar atrapalhar a linha do adversário, não deixando que ele a complete. Adorei!


Ah, dá pra jogar o jogo da velha em qualquer lugar, na escola, no transporte e até em casa! Hoje em dia, também dá pra achar a brincadeira online, jogando no celular ou no computador. E você ainda tem a opção de jogar contra um robô ou contra outra pessoa. Legal, hein?

 

 Tem jogo da velha pra todas as idades!


Quais são as vantagens do jogo da velha?


Então, as crianças podem começar a jogar o jogo da velha desde cedo. A partir dos 4 ou 5 anos, elas já conseguem entender como funciona, daí é só ensinar direitinho e se divertir junto com elas!


Além de ser um passatempo ótimo, o jogo da velha também tem várias vantagens que ajudam no crescimento da criançada, como a melhora do raciocínio lógico, muito importante durante a vida, e da noção espacial e visual! Muita coisa boa, né? Quando estimuladas desde cedo, crianças desenvolvem habilidades incríveis de um jeito bem rápido, ficando cada vez mais espertas.


Jogar com as crianças ainda melhora o foco e faz com que sejam mais sociais, porque dá pra jogar com amigos, família e até colegas da escola. O fato do jogo ser  simples e ter regras bem claras também ajuda a desenvolver tudo isso. Com certeza elas vão aprender brincando!

 

O jogo da velha faz a diversão da criançada!


Como é o jogo da velha de tabuleiro?


Olha, vale lembrar que tem um monte de formas de jogar o jogo da velha, criado de muitos materiais e com símbolos diferentes. Como você viu, dá pra desenhar num papel ou jogar online, mas fica a seu critério variar ainda mais essas opções!
 

Por exemplo, na hora de jogar com as crianças, uma opção bem legal é construir seu próprio tabuleiro. Além de prático e divertido, isso também vai entreter e ajudar no desenvolvimento dessa galerinha. Aí sim!


Na hora de escolher alguns materiais pra montagem, algumas dicas são usar materiais leves e fáceis de trabalhar, como MDF, EVA, adesivos e por aí vai. E olha, também dá pra brincar de mudar os símbolos do jogo, viu?


Tem o jogo da velha de gato e rato, em que cada jogador escolhe um dos animais pra usar, ou o de garfo, faca e pizza, todos muito divertidos! Ah, e o tabuleiro ainda pode ter outros formatos além do quadrado, como triangular ou tridimensional! Incrível, né?


Gostou de saber mais sobre o jogo da velha? Além de tabuleiros prontos ou materiais pra confecção, aqui no Magazine Luiza tem vários outros jogos educativos pras crianças, como jogos de cartas, de estratégia, dominó, xadrez, dama e muito mais! Todas essas opções tão te esperando por aqui!


Saiba mais


Gente, ver as crianças felizes é tudo de bom, né? E essa fase é importante pra que elas cresçam saudáveis. Por isso, os brinquedos têm papel fundamental no desenvolvimento delas. Dá uma olhadinha nesse assunto na matéria A importância dos brinquedos!


Que tal preparar um lanche bem gostoso pra criançada depois do jogo da velha? O app TudoGostoso Receitas tem um monte de comidas que você tem que experimentar! Tem pra Android e iOS. Confira!


Precisando de uma forcinha em casa? Nossos parceiros podem te ajudar com instalações, montagem de móveis e muito mais!