Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Brinquedos de acessibilidade: conheça!

Brinquedos de acessibilidade: conheça!

Veja como eles ajudam a incluir todo mundo nas brincadeiras!

Brinquedos Educativos

Atualizado em 23 Nov 21

3 min de leitura

criança brincando com brinquedo de acessibilidade

Gente, os brinquedos de acessibilidade, como jogos de tabuleiro, de cartas e dominó, são ótimos pra incluir crianças com deficiências visuais e auditivas nas brincadeiras, viu? E o bom é que ainda melhoram o desenvolvimento físico e cognitivo da meninada, de um jeito leve e divertido. Quer saber mais? Vem comigo!


Brinquedos e atividades de inclusão


Olha, esses brinquedos são adaptados pra crianças que têm algum tipo de limitação física e ajudam na acessibilidade e na inclusão social, tanto nas escolas, quanto dentro da própria casa.


E o melhor é que toda a criançada pode brincar junto, sem excluir ninguém. Isso porque, além de incluírem textos em libras e braille, a maioria ainda vem em português também.


Jogos de tabuleiro: ensinam e divertem


O Libras Supereficiente Cartonado é um ótimo jogo pra trabalhar o raciocínio lógico das crianças, já que é considerado um pré-xadrez por causa do movimento das peças no tabuleiro. Gostei!


Pra jogar, precisa ter pelo menos 2 participantes, tá? E a idade recomendada é 4 anos ou mais.


Ele vem com 27 peças redondas escritas as letras do alfabeto em libras e em língua portuguesa. Depois, é só movimentar elas de acordo com as regras escritas num e-book inclusivo que acompanha o brinquedo.

 

brinquedo de acessibilidade com alfabeto em libras

Cada jogada costuma durar até 20 minutos


Outra opção legal voltada pra mesma idade é o jogo de tabuleiro com formas geométricas feitas de tecido ou lona, especialmente pras crianças trabalharem o tato. Ele também é um jeito bem divertido de juntar várias pessoas pra se divertirem e aprenderem sobre geometria e matemática.


Ah, todos esses jogos seguem as normas da BNCC, que é a Base Nacional Comum Curricular, viu?


Dominó: jogo tradicional entre as famílias


Esse clássico também tem a versão em libras e braille. E ele vem com várias peças coloridas diferentes, que trazem letras, números e até mesmo figuras indígenas em alto relevo.


Nesse caso, como é um brinquedo que precisa de um raciocínio mais lógico, é ideal pras crianças acima dos 5 anos.


Jogos de cartas: ótimos pra concentração


E pra quem gosta de jogo da memória, tem opções de kits de 120 cartas em braille e libras com imagens de animais, pessoas e comidas. Elas ainda vêm com as palavras escritas em português pra que todo mundo possa brincar junto.


Esse tipo de atividade é muito boa pra estimular a concentração e o raciocínio lógico da criançada, mesmo pra aquelas que ainda não são alfabetizadas, já que o desenvolvimento do tato também é uma vantagem da brincadeira.


No geral, o jogo da memória é recomendado pra crianças com mais de 3 anos, mas é importante sempre dar uma olhadinha na embalagem antes de escolher o seu, tá?

 

jogo da memória com cartas em braile

O jogo também tem a opção em Inglês e Espanhol


E outra opção legal é o kit de comunicação visual em libras que vem com 15 adesivos que indicam lugares e setores de uma empresa e escola, como banheiro feminino e administração. E ainda servem como material educativo pra quem quer aprender a língua.


E aí, já escolheu o brinquedo de acessibilidade ideal pra você? Aproveita que aqui no Magazine Luiza tem várias opções.


Saiba mais:


Quer conhecer um tipo de brinquedo ótimo pra acalmar a criançada? Então, vale a pena conferir a matéria PopIt: relaxe com a bolha antiestresse!


E se precisar de um tradutor virtual de libras, o Hand Talk tá aqui pra isso. E o bom é que ele tá disponível pra Android e iOS.


Ah, se quiser uma ajudinha pra configurar o celular de um jeito acessível, conte com os nossos parceiros!