Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Luneta e telescópio: saiba mais

Luneta e telescópio: saiba mais

Conheça as diferenças entre os dois modelos

Telescópio e Luneta

Atualizado em 24 Jan 23

2 min de leitura

Gente, a luneta e o telescópio são equipamentos que deixam muito divertidas as horas de olhar planetas, estrelas e luas no céu, viu? Isso porque conseguem absorver melhor as luzes e fazem você ver detalhes impossíveis de serem percebidos a olho nu às vezes. Agora, quer saber a diferença entre os dois? Vem comigo!


O que forma a luneta e o telescópio?


Sabia que a luneta também é conhecida como telescópio refrator? Pois é! Ela vem com duas lentes dentro de um tubo longo. Aí a luz refrata, ou desvia, na lente convexa de cima e forma a imagem na lente côncava da parte de baixo.


Já o telescópio chamado de refletor gera a imagem por meio de espelhos que apontam a luz pra um aparelho: o focalizador. É nesse dispositivo que a pessoa consegue ver os astros com detalhes incríveis! Legal, né?


Agora, dá só uma olhada nas vantagens que cada modelo tem:


Luneta: ideal pra planetas e luas


A luneta é ideal pra perceber os detalhes no céu já vistos a olho nu, tá? Dá uma ótima nitidez pra superfície da lua, por exemplo. Além disso, o brilho de estrelas e planetas fica bem forte por meio do equipamento, o que gera um visual lindo pra Marte e Júpiter.

 

Essa luneta da Sky & Land tem aproximação de até 90 vezes


Luneta é bem resistente


Como esse modelo é feito de duas lentes fixas nas pontas de um cilindro de metal, elas praticamente nunca se movem com o uso. Isso faz com que a manutenção seja bem simples e necessária só de vez em quando. Daí, quando precisar, é melhor levar num profissional especializado, combinado?


Telescópio: pra ver os astros mais escuros

 

Esse telescópio da Greika vem com tripé de 1,3 metros de altura


O telescópio é a ferramenta ideal pra ver com bastante nitidez as estrelas e planetas que não dá pra ver ao olhar pro céu. Ele tem a capacidade de dar brilho nas imagens dos astros com menos luz, como Urano!


Ocupa menos espaço


O tubo que forma o telescópio é compacto, ideal pra quem quer instalar o equipamento em qualquer lugar. Além disso, a montagem é bem simples!


Imagem sem distorções


O telescópio tem um recurso chamado acromatismo perfeito, que define que as luzes se refletem do mesmo jeito em todos os espelhos do aparelho. Isso faz com que a imagem formada não tenha nenhuma distorção. Incrível!


Gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra vários modelos de lunetas e telescópios pra explorar o espaço!


Saiba mais:


Se quiser conhecer acessórios pra usar no telescópio, dá só uma olhada nesses que eu separei aqui!


Agora, se tiver procurando um app pra saber achar os astros no céu, o SkyView pode te ajudar! Ele tá disponível pra Android e IOS!


E se tiver precisando de ajuda pra montar uma mesa pra colocar o telescópio em cima, pode contar com os nossos parceiros aqui!