Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tudo sobre decoração com porcelanato

Tudo sobre decoração com porcelanato

Veja como encontrar o design perfeito pra cada cômodo!

Piso e Revestimento

Atualizado em 18 Ago 23

4 min de leitura

Gente, o porcelanato é uma ótima opção pra revestir os ambientes, viu? Ele é resistente e serve tanto em áreas internas quanto externas. Além disso, aparece em vários formatos, cores e texturas, garantindo muita elegância e sofisticação. Quer saber como usar esse material na decoração da sua casa? Vem que eu te conto!

 

Índice

1- Cores disponíveis de porcelanato

2- Como são os formatos de porcelanato?

3- Com quais materiais o porcelanato combina?

4- Quais cômodos decorar com porcelanato?

 

Cores disponíveis de porcelanato

O porcelanato é um dos revestimentos mais procurados de casa e construção, sabia? Ele é prático, resistente e muito versátil, ótimo pra compor qualquer ambiente, e pode ser encontrado em dezenas de cores!

 

A cor mais pedida é a bege, que combina com tudo e pode ser usada em qualquer cômodo da casa. O bege é um tom clássico, fácil de limpar no dia a dia e fica incrível com decorações mais neutras ou mais ousadas e chamativas. Outras cores de porcelanato são branco, preto, cinza, grafite, off-white e castanho.

 

Quem procura uma opção mais colorida pode apostar no porcelanato amarelo, vermelho, azul, verde, roxo ou rosa. Também tem revestimentos que imitam madeira e mármore, e outros com estampas, padrões geométricos e até efeito 3D. Na hora de escolher, é legal considerar o ambiente, o estilo da decoração e a paleta de cores, sem deixar seu gosto de lado. Adorei!

 

Como são os formatos de porcelanato?

Olha, tem porcelanatos de vários formatos e tamanhos, viu? As medidas mais utilizadas são 6,5x23cm, ou centímetros, 15,5x15,5cm, 30x35cm, 15x60cm, 60x60cm, 30x90cm e 60x120cm. A escolha depende do ambiente, do tamanho do local onde o material vai ser instalado e do estilo da decoração.


O porcelanato que imita mármore garante um efeito elegante e sofisticado



Também existem as lastras, ou porcelanatos de grandes formatos, que podem chegar a medir 180x360cm e dão um visual bem moderno e sofisticado. Além de servirem como revestimento, as lastras são ótimas pra construir bancadas de pia, ilhas de cozinha e até estantes e mesas. Elas cobrem um grande espaço e não deixam emendas, facilitando muito na hora da limpeza.

 

Com quais materiais o porcelanato combina?

O porcelanato pode ser usado em combinação com diversos materiais, criando efeitos e estilos diferentes. O porcelanato bege, por exemplo, fica ótimo com decorações mais rústicas, com móveis de madeira. O resultado é um cômodo super estiloso e aconchegante. Mas o bege ainda combina com o mármore, criando um efeito luxuoso e harmônico, sabia?

 

Já os pisos e revestimentos preto e branco são indicados pra ambientes com itens e detalhes em metal. Essa tendência dá um efeito bem elegante e atual. Ah, os revestimentos de porcelanato com padrões e estampas também costumam combinar com o metal, compondo uma decoração ainda mais moderna!

 

Já o porcelanato marrom ou em tons terrosos pode combinar com pedras, madeira e mármore, dependendo do tom e do efeito desejado. E pra decorações vibrantes e coloridas, o melhor é apostar em tons mais neutros e sóbrios, tá?

 

Quais cômodos decorar com porcelanato?

O porcelanato é um revestimento que se adapta muito bem a diferentes ambientes. Por isso, ele serve pra qualquer cômodo da casa. Na hora de escolher o tipo de porcelanato pra cada lugar, é importante pensar em todos os móveis, detalhes e considerar a resistência, segurança e facilidade de limpeza, por exemplo.



O piso com efeito de madeira cria um ambiente aconchegante, perfeito pra quartos e salas

 

O revestimento usado na sala e nos quartos precisa combinar com as paredes e os móveis, né? O ideal é investir em cores mais neutras, como bege ou branco, que ficam bem com tudo e não precisam ser trocadas se quiser mudar a decoração no futuro. As opções que imitam mármore e madeira também são perfeitas pra esses cômodos!

 

Pra cozinha, é legal escolher um porcelanato que combine com os armários e a bancada e que forme um conjunto harmônico, sabe? Tons como preto e marrom, além do revestimento que imita madeira, formam cozinhas super modernas. Mas também é importante optar por cores que não manchem e não destaquem a sujeira.

 

As cores claras deixam o banheiro mais iluminado e moderno. Pra fugir do óbvio, pode apostar em tons pastel, como rosa, verde e azul, que dão um toque delicado, ou no cinza claro, que deixa o ambiente mais contemporâneo. Pras áreas externas, escolha os porcelanatos que imitam madeira e pedra. Eles combinam muito bem com a decoração de jardins e quintais e deixam tudo harmônico!

 

Tá precisando de uma máquina de assentar piso pra ajudar na reforma da sua casa? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções com as melhores ofertas!

 

Saiba mais

Quer saber qual tipo de argamassa é ideal pro seu projeto? Na matéria Argamassa pra construção: conheça eu te conto qual é a melhor pra cada caso!

 

Precisa decorar os cômodos da sua casa, mas não sabe por onde começar? Com o app Room Planner: Home Interior 3D dá pra fazer um design do zero ou partir de projetos profissionais pra criar layouts incríveis em 3D! Ele tá disponível pra Android e iOS.

 

Tá precisando de um serviço de higienização e impermeabilização de colchões? Conte com a ajuda dos nossos parceiros!