Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Design de games : Tudo sobre isso

Design de games : Tudo sobre isso

Vem conhecer essa profissão que não para de crescer!

Design

Atualizado em 23 Nov 21

4 min de leitura

Cursos de design de games

Os jogos de videogame colocam a gente dentro de mundos incríveis, né? Eu amo demais! Agora, já pensou em como é que faz pra construir tudo aquilo que se vê na tela? Que trabalhão! Os designers de games são os responsáveis pela árdua e deliciosa tarefa de dar vida a personagens muito queridos. Um arraso! Se você quer criar um universo só seu, chega aqui que eu explico sobre os cursos de design de games! 

 

O que é?


Olha só, design de games é uma área que tá em alta, sabia? Pois é! Os jogos digitais estão mais populares do que nunca e a demanda por profissionais talentosos só vai aumentar. Esses profissionais são os que produzem todos os cenários do início ao fim, desde a história, o visual e a programação até som e correção de bugs. Uau! Claro que em desenvolvedoras maiores as tarefas são divididas. Ainda bem, né?


Com os cursos de design de games você consegue aplicar seus conhecimentos em partes específicas da criação dos jogos, como o roteiro, a questão estética e até mesmo trabalhar testando os lançamentos à procura de falhas e furos no enredo. É o emprego dos sonhos? Só pode ser!

 

Como fazer um jogo?


Pra projetar isso é preciso seguir algumas etapas, tá? Antes de mais nada, pesquisar bastante o estilo de game que quer fazer é fundamental! Leia sobre as características, quais as referências foram usadas, como é o mercado nesse nicho e se aprofunde em aprender tudo do universo que vai deixar de base pra sua trama!


 Xbox S
O Xbox S é um dos últimos consoles lançados pela Microsoft e já é sucesso!

 

Ah, pense em como tornar o seu game diferente dos que já existem. É aí que entra a criatividade! Uma dica é conversar com colegas de trabalho e amigos sobre a iniciativa, porque aí dá pra explorar mais as suas ideias! Aí sim!


Agora é hora de criar uma prévia do jogo! Aqui você monta o esqueleto do seu game do início ao fim. Se estiver pronto, é hora de testar e prestar atenção em possíveis bugs. Tudo certo? Então é só finalizar o protótipo com todos os elementos que vão compor o universo que imaginou. Parabéns, é um jogo só seu!

 

E o que eu preciso saber? 


Construir um jogo de videogame completo pede uma série de habilidades! É por isso que apostar em cursos de design de games é uma boa pedida pra ganhar conhecimento geral na área ou ficar especialista em alguma das etapas.


O maior requisito é entender de programação, tá? Linguagens como C, CC+, Lua e Java são as mais usadas no desenvolvimento.


O domínio de ferramentas como Cry Engine e Source também é muito importante. É através delas que você vai dar forma ao jogo.


Ah! Investir em aulas de inglês te ajuda na hora de usar esses programas, viu? Show!

 

Quais são os estilos de jogo?


São milhares os gêneros de jogos de videogame! Alguns são mais populares e servem de orientação pra maior parte dos títulos! Olha só:

 

RPG


Os jogos de RPG, que pode ser traduzido como jogo de interpretação de papéis, contam com mundos enormes pra serem explorados e apresentam um ou mais personagens, que devem cumprir uma série de missões pra concluir o game. Há sempre uma história que conduz todo o desenrolar do jogo! Nomes como Final Fantasy e Cyberpunk 2077 são representantes famosos!


 Cyberpunk 2077
O Cyberpunk 2077 levou sete anos pra ser lançado. Foi um evento!

 

FPS


Os títulos FPS são focados em derrotar um inimigo usando armas. O jogador fica com a visão que o personagem na tela tem do cenário do jogo, dando a ideia de imersão no ambiente da trama! Os jogos Call of Duty e Battlefield foram feitos nessa estrutura! São bons pra aliviar o estresse, viu? Eu adoro! 

 

Plataforma


Conhece o jogo Super Mario World? Então você sabe o que é um game de plataforma! Se baseiam num plano de fundo fixo e permitem que o personagem se mova pros lados e dê saltos. Um que faz muito sucesso pela história e pelo visual é o Ori and the Blind Forest. Me apaixonei!

 

MOBA


Os MOBAs são jogados online! Chamados de arena de batalha com múltiplos participantes, os nomes desse gênero funcionam com trabalho em equipe e lutas em tempo real com outros gamers. Quanta adrenalina! O League of Legends, famoso LoL, é a sensação da categoria.

 

Simulação


São os games que imitam situações da vida real. Sabe o Fifa? Ele é um ótimo representante dos jogos de simulação! Todos os de esportes e estilo de vida entram no nicho, como o Habbo e The Sims. Muito legal!

 

O que eu preciso pra começar a programar?


Tudo isso pede um computador reforçado, viu? Precisa ser potente pra dar conta de renderizar todo o trabalho. O melhor caminho é montar um desktop com as partes que acha que vão te servir bem.


 
É a placa de vídeo que processa os dados e exibe as imagens na tela. Uau!


 
De dica, eu recomendo investir em um processador de quatro ou seis núcleos, uma memória RAM de oito gigas ou mais e uma placa de vídeo dedicada, tá? Nessas configurações você consegue usar as ferramentas e criar jogos mais simples sem grandes dificuldades. Ufa!


Tá ansioso pra colocar a criatividade em prática? Aproveita que os cursos de design de games que precisa tão aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais


Hora de jogar! Aproveita que na matéria Monte um espaço gamer em casa eu te ensino como deixar o seu cantinho de diversão turbinado!


Procurando um joguinho de celular pra se distrair? Com o Candy Crush não tem erro! E tá disponível pra Android e iOS, viu? Eu sou fã!


Tá afim de uma tela bem grandona pra você jogar da melhor forma possível? Os nossos parceiros te ajudam com a instalar a TV dos seus sonhos!