Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conversor de mídia: saiba mais

Conversor de mídia: saiba mais

Saiba mais desse equipamento de informática incrível

Dicas

Atualizado em 7 Dez 23

3 min de leitura

Gente, o conversor de mídia é um ótimo equipamento de rede na hora de montar o sistema de internet da casa. Isso porque é uma parte essencial em casos que você precisa transformar o sinal recebido antes de mandar os dados a outro aparelho. Quer saber mais? Vem comigo que eu te conto tudo!

 

O que é o conversor de mídia?

Vamos lá! Como eu te falei antes, esse equipamento de rede converte a corrente de entrada num novo formato. Um uso bem frequente é na transformação das informações vindas do cabo de fibra óptica em sinais elétricos.

 

Esse tipo de rede é chamada de point to point, ou P2P, e é uma opção de conexão de internet com grande alcance, sem interferências ou redução na velocidade oferecida. Gostei!

 

Esse aparelho converte o sinal de entrada para um compatível ao dispositivo final

 

Qual a melhor opção de conversor de mídia?

Então, você encontra alguns modelos de conversor de mídia e os melhores são os que vão atender as necessidades do lugar onde vai ser feita a instalação. Mas eu separei as principais informações pra ajudar na escolha, viu?.

 

A primeira variação é na resistência ao calor. Os comerciais conseguem trabalhar bem em temperaturas de 0 a 40 graus celsius, um intervalo ótimo se pretende colocar em casa ou no escritório. 

 

Já o modelo industrial pode suportar entre menos 40 e 85 graus celsius. Essas são condições extremas que dá pra encontrar em fábricas e operações com muitos equipamentos e movimento, sabe? 

 

A velocidade do conversor de mídia

E a rapidez do aparelho também influencia na entrega de internet. As opções Fast Ethernet são mais acessíveis, chegando a transmissão de 100 Mbps, ou megabits por segundo. São ótimas se não tiver usando vários dispositivos ao mesmo tempo. Legal!

 

E tem o conversor de mídia Gigabit Ethernet. Ele é bem ágil, e comporta até 1 Gbps, ou gigabit por segundo. Esse é ideal se não quiser comprometer a velocidade mesmo com muitas conexões.

 

O tipo de cabo

Você encontra dois tipos de cabos de fibra óptica. O multimodo conta com um diâmetro grande e dá pra passar vários modos, mas costuma suportar distâncias pequenas, de mais ou menos 50m, ou metros.

 

Já o monomodo não sofre muita interferência e consegue transmitir dados por até 20km sem perdas. Então, se o projeto for grande, o ideal é um aparelho que aceita os dois jeitos, assim dá pra intercalar na instalação.

 

Ah, você encontra várias marcas confiáveis de conversor de mídia, como TP-Link e Intelbras, aqui no Magazine Luiza, pelo site, no super APP e nas lojas físicas. Legal!

 

Os modelos costumam ter luzes led indicando as portas usadas e o tipo de conexão

 

Dúvidas frequentes

Olha, os aparelhos de conversão de mídia são alimentados por uma fonte externa, que costuma ser bivolt, ou seja, funciona tanto em 127V quanto em 220V. Mas precisa checar se a tensão de saída é compatível, tá? Geralmente ela fica entre 5V e 12V.

 

Outra característica importante é a sensibilidade mínima do conversor de mídia. Por esse número dá pra saber qual a taxa de perda de sinal na instalação. Cada equipamento tem um valor, então o ideal é conferir na descrição do item antes de investir, tá?

 

Por último, na hora de montar o sistema, é necessário configurar as chaves do aparelho, incluindo a velocidade e o modo de transmissão dos dados em sentido duplo. A forma full-duplex, recebe e envia as informações ao mesmo tempo. Já a half-duplex faz essas ações uma por vez. Aí sim!

 

Geralmente essas instruções variam de uma marca pra outra, mas as etapas e os códigos vem junto do equipamento, no manual do usuário, combinado? 

 

As chaves ficam na parte de trás do aparelho, perto da entrada de energia

 

Procurando conversor de mídia? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções!

 

Saiba mais

Tá querendo melhorar o sinal de internet de casa ou do escritório e não sabe como? Eu posso ajudar. Na matéria Terminal GPON: o que é? eu falo tudo sobre esse equipamento incrível!

 

Agora, pra checar se o sinal tá bom ou precisa de manutenção, o app Speed Test é a solução. Ele traz vários dados sobre a conexão do smartphone e tá disponível em Android e iOS.


E se tem dificuldade na hora de mexer nas configurações do computador ou celular, os serviços de assistência de tecnologia dos nossos parceiros é a pedida certa. Você consegue atendimento 24 horas por dia, até nos finais de semana. Legal!