Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cuide das plantas no frio

Cuide das plantas no frio

Proteja elas no outono e inverno

Dicas

Atualizado em 16 Jun 23

3 min de leitura

Durante o outono e inverno é importante cuidar bem das plantas pra elas resistirem ao clima frio, seco ou ao excesso de umidade, sabia? Pois é! Tem várias manutenções importantes no jardim, canteiros e nos vasos que evitam ainda o efeito do vento forte. Vem comigo que eu te conto melhor!

 

Traga os vasos pra dentro de casa

O frio e o vento podem quebrar e amarelar as folhas. Em cidades onde o inverno é rigoroso, com temperaturas menores que 10 graus, a água da planta fica muito gelada ou até congela e afeta o crescimento dela, viu?

 

Por isso, se tem espécies tropicais, como dracena e costela de adão, ou mediterrâneas, como a lavanda, e o termômetro cair pra menos de 15 graus, já é hora de pensar em trazer elas pra um ambiente fechado. Ou recolher pro jardim de inverno, onde ficam protegidas, mas continuam recebendo sol ou luz indireta.

 

Além disso, se a casa esfria muito por dentro, outro jeito de manter a umidade numa condição que deixe saudável é cobrir o solo com folhas, arbustos ou cascalho. E olha, vale pro gramado também, tá?

 

Mas e quando elas tão enraizadas no solo, canteiros ou em vasos muito grandes que não podem ser movidos? Aí vale a pena usar uma lona ou tecido de TNT pra cobrir durante a noite. É uma solução rápida e fácil pra planta resistir a ventos fortes e geadas. Durante o dia é só tirar pra ela receber a luz do sol normalmente.



Cuidado com as regas

Nos invernos úmidos e bem gelados, também nem precisa aguar tantas vezes na semana. Um dos motivos é que as raízes não secam tão rápido. 

 

Agora, se na sua cidade o inverno é seco, aí é indispensável se organizar pra regas alguns dias a mais, só que em menor quantidade. Porque mesmo com baixa umidade no ar, o inverno faz a água evaporar mais devagar. 

 

E um detalhe é nunca fazer isso à noite, já que o líquido em temperatura menor pode matar a planta, combinado? Nos gramados com sistema de irrigação, programe pra ligar de dia.

 

Pra saber quando ela precisa receber ou não uma rega, é só colocar o dedo na terra. Se ele sai úmido, então pode pular mais um ou dois dias dependendo do lugar onde vive.

 

O pulverizador é uma alternativa à mangueira no frio, pra regar sem encharcar



Pode as folhas, mas evite adubos

Outono e inverno são épocas bem legais pra deixar as folhas saudáveis e reforçar as raízes. Árvores frutíferas e roseiras ficam mais fortes na primavera e verão, com flores lindas.

 

É bom tirar folhas secas, Elas são úteis pra forrar o vaso e manter a umidade. Use uma tesoura ou alicate de poda pra se livrar dos galhos doentes e folhas secas. Isso faz elas receberem maior quantidade de luz, numa fase em que o sol tá fraco, e os dias são mais curtos. E também evita fungos. A plantinha agradece!

 

Já a adubação pode ser deixada de lado por um tempo, até o inverno chegar ao final. O inverno é aquela estação pras áreas verdes descansarem, como se ficassem dormindo mesmo! 

 

E vão receber mais benefícios na primavera, com adubo e substrato pras mudas crescerem e as plantas adultas darem flores e frutos. Quando esquentar, capricha na manutenção.

 

A primavera também é a melhor época pra usar substrato agrícola na horta



Gostou? Encontre as plantas ideais em qualquer época do ano aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais:

Na matéria Floreira, conheça os tipos eu te ajudo a achar o formato certo pra começar um jardim dentro e fora de casa!

 

Por falar nisso, quer encontrar uma espécie mas não sabe o nome? Com o app Blossom pra Android e iOS é só fotografar que ele identifica e ainda dá várias dicas de como cultivar cada uma delas. Demais, né?

 

E se precisar daquela mãozinha pra montar móveis de jardim, instalar iluminação e muito mais, é só chamar os nossos parceiros!