Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Receitas baratas pra Ceia de Natal

Receitas baratas pra Ceia de Natal

Veja algumas opções de pratos deliciosos e econômicos!

Dicas

Atualizado em 24 Out 23

6 min de leitura

Gente, a Ceia de Natal é um momento incrível pra reunir a família e os amigos, né? E preparar receitas baratas e deliciosas deixa tudo ainda melhor! Pra te ajudar a arrasar nos pratos sem gastar muito, separei algumas sugestões de receitas com baixo custo e que são ideais pra essa noite. Gostou? Então vem comigo e anota todas as dicas!

 

Entradinhas econômicas

Começar a Ceia de Natal servindo algumas entradas é uma ótima pedida, não é mesmo? E a bruschetta é o prato ideal pra isso! Ela é um tipo de torrada que pode ter vários recheios com ingredientes econômicos e deliciosos!

 

Uma ideia é fazer uma bruschetta com tomatinhos e manjericão. E sabe o que é mais legal? Esse prato serve tanto pessoas sem restrições alimentares, como quem é vegano, vegetariano e intolerante à lactose. É só ir alternando os sabores e a base dos ingredientes. Amei!

 

Pra fazer uma bruschetta tradicional pra entradinha na Ceia de Natal, você vai usar pão baguete, dente de alho, tomate, manjericãoazeitesal e pimenta-do-reino.

 

Caso prefira outros sabores, pode acrescentar queijospresuntoazeitonas e muito mais!

 

Passo a passo

Na hora de fazer, comece cortando o pão baguete em fatias de mais ou menos 1cm, ou centímetro. Depois, coloque numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 10 minutos ou até que fiquem crocantes e douradinhos. Separe.

 

Agora, corte dois tomates ao meio, tire as sementes e depois pique em cubos. Coloque numa tigela e acrescente as folhas de dois ramos de manjericão, duas colheres de sopa de azeite, além de sal e pimenta-do-reino a gosto.

 

Ainda pra temperar, descasque um dente de alho e passe nas bruschettas que tão reservadas. Se quiser, acrescente queijo também. Aí é só colocar os tomates temperados por cima e servir. Se gostar, finalize com orégano. Fica uma delícia!

 

Aposte num prato principal delicioso

Olha, alguns pratos principais já são vistos como típicos na Ceia de Natal. Peru, chester, salpicão e bacalhau tão entre os mais preparados pra noite da celebração. E sabia que pensar numa receita deliciosa e que, ao mesmo tempo, não gaste tanto, pode ser uma tarefa mais simples do que parece? Pois é! Pra te ajudar, separei algumas sugestões econômicas e de dar água na boca!

 

Decorar a mesa de Natal faz toda a diferença na hora da Ceia

 

Peru e Chester: vários jeitos de preparar

Não dá pra falar de Natal sem lembrar de um bom peru ou chester, né? E o melhor é que pratos com essas carnes são considerados econômicos, já que são mais baratos que o bacalhau, por exemplo.

 

Ah, sem falar que tem várias formas de preparo: dá pra fazer com molho de abacaxi e garantir um sabor agridoce inesquecível, ao molho de laranja, com cuscuz marroquino, ou bem marinado e temperado, deixando a carne saborosa, macia e suculenta ao mesmo tempo! E já pensou em acrescentar uma farofinha torrada e arroz com ou sem passas? Fica demais!

 

Passo a passo

Pra fazer uma receita barata de peru marinado pra Ceia de Natal, você vai precisar de: peru, cebola, molho de pimenta, mostarda dijon, vinho branco seco, manteigaalhosal e caldo de galinha.

 

O primeiro passo é colocar num liquidificador 240ml, ou mililitros, de caldo de galinha, três quartos de xícara de chá de manteiga derretida, meia colher de sopa de molho de pimenta, uma colher de sopa de mostarda dijon, duas cebolas picadas, dois dentes de alho picados, 350ml de vinho branco seco e sal a gosto.

 

Bata tudo rapidamente no modo pulse. Depois disso, passe o caldo que formar no coador e separe a polpa do molho.

 

Agora você vai descolar a pele do peito de peru pra melhorar a absorção do tempero e colocar um quarto de xícara de chá de manteiga derretida nele. Em seguida, una as coxas e as asas com um barbante e recheie o peru com a polpa do molho peneirado.

 

Sabe aquele caldo que você também separou? Jogue ele por cima da carne e cubra tudo com papel-alumínio pra pegar bastante sabor!

 

Pra finalizar, leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de três horas. A cada 20 minutos, regue o peru com o molho que cair na assadeira. Isso vai garantir que ele não resseque e fique bem saboroso!

 

Salpicão: tradicional ou vegano

Outra receita barata pra Ceia de Natal é um salpicão! E ele pode ser feito tanto do jeito tradicional, usando frango, como vegano.

 

O modo de preparo dos dois é bem parecido, mas pra fazer um salpicão vegano você vai usar ingredientes diferentes, como inhame pra dar o ponto cremoso ao invés do creme de leite. Entendi!

 

Modo de preparo

Em uma panela, cozinhe um inhame médio e, depois, retire a casca. Em seguida, bata ele no liquidificador com um dente de alho, um pouco de sal e um quarto de xícara de água. O ponto ideal é quando ficar um creme homogêneo. Separe.

 

Agora, num outro recipiente, coloque uma cenoura ralada sem casca, meia xícara de uva passa, meia maçã ralada, meia lata de milho e meia lata de ervilha em conserva.

 

Adicione também uma colher de café de páprica defumada, sal, coentro e cebolinha a gosto.

 

Misture tudo e depois coloque o creme de inhame pra finalizar. Aí é só mexer e colocar um pouco na geladeira pra servir gelado. Antes de colocar nos pratos, adicione batatinha palha por cima pra dar um toque final!

 

Escolha o acompanhamento ideal

Uma farofinha torrada é o acompanhamento perfeito pra um peru suculento, não é?

 

Se quiser, dá pra incrementar também com amêndoas ou pedacinhos de bacon. Vem aprender o passo a passo!

 

Farofa com bacon é sucesso certo

Pra fazer uma farofa com pedacinhos de bacon e calabresa, você vai fritar 100g, ou gramas, de bacon cortado em cubinhos e 300g de calabresa picada com um fio de azeite.

 

Assim que tiver douradinho, coloque uma cebola picada e um pimentão cortadinho pra refogar até dourar. Depois, adicione dois dentes de alho amassados e deixe refogar.

 

Por cima dessa mistura, coloque 50g de manteiga até que derreta. Quando ficar líquida, aí é só adicionar três xícaras de chá da farinha de sua preferência, sal e pimenta calabresa a gosto.

 

Mexa bem até que a farinha comece a ficar douradinha e aí finalize com cheiro-verde. Misture tudo e tá pronto pra servir!

 

Salada é uma opção gostosa e saudável

Gosta de receitas mais lights ou não come proteína animal? Apostar numa salada agridoce ou bem temperada pode ser uma ideia incrível pra uma Ceia de Natal deliciosa!

 

Bem baratinha, uma opção é fazer uma salada tropical de repolho com abacaxi. Pra isso, basta descascar um abacaxi e cortar em cubos, picar um repolho pequeno e ralar uma cenoura média.

 

Aí, depois, é só juntar numa tigela o abacaxi, o repolho e a cenoura e acrescentar uma caixinha de creme de leite de 200g, duas colheres de sopa de maionese, uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de mostarda.

 

Misture tudo muito bem e leve pra geladeira por cerca de uma hora. Passado esse tempo, é só servir da maneira que preferir. Delícia, hein?

 

Arrase na sobremesa pra finalizar

As sobremesas de Natal são outro clássico da Ceia, viu? Pra fechar um jantar econômico com chave de ouro, dá pra fazer panetone, rabanada ou, por exemplo, uma torta Bis, que só precisa de três ingredientes. Aí sim, hein! Quer saber como fazer? Deixa que eu te conto!

 

Chocotone feito em casa ou comprado pronto também é um doce incrível pro Natal

 

Torta Bis: deliciosa e fácil de fazer

Pra preparar uma Torta Bis você só vai precisar de uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite e duas caixas de Bis picados.

 

Coloque a lata de leite condensado fechada numa panela de pressão e cubra ela com água. Tampe a panela, deixe pegar pressão e cozinhe por 30 minutos.

 

Quando você abrir, vai ver que se formou um doce de leite. Despeje ele num recipiente e adicione o creme de leite e os Bis picadinhos.

 

Misture tudo muito bem, transfira pra um refratário, aperte bem a torta e leve ao congelador até que ela endureça por completo.

 

Pra finalizar, polvilhe um pouco de Bis picado por cima. Fica lindo e super apetitoso! Fácil, né?

 

Ficou com vontade de fazer uma receitinha gostosa, barata e incrível pra Ceia de Natal? Aqui no Magazine Luiza tem os ingredientes ideais pra preparar essas delícias em casa. Aproveita!

 

Saiba mais 

Quer cozinhar delícias natalinas na companhia dos pequenos? Então dá uma olhadinha na matéria Receitas de Natal pra fazer com as crianças e aproveita as dicas!

 

E pra pegar outras sugestões de pratos, o aplicativo Tudo Gostoso tem várias receitas incríveis disponíveis. O melhor de tudo é que dá pra baixar de forma gratuita tanto pra iOS, como pra Android. Amei!

 

Ah, e se você quiser equipar sua cozinha pro Natal ou qualquer outro período, pode contar com o serviço dos nossos parceiros!